Raposa-cinzenta

Fotografia por John F. Pane, CC BY-NC-ND

Local da foto: Pensilvânia, Estados Unidos

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 189mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 1000
Data em que a foto foi tirada: 28/05/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Raposa-cinzenta

Urocyon cinereoargenteus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Urocyon
Nome Científico Urocyon cinereoargenteus(Schreber, 1775)
Nome Inglês Gray Fox
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A raposa-cinzenta é uma espécie de mamífero da família Canidae.

Um canídeo de médio porte, a raposa-cinzenta tem um corpo alongado e pernas relativamente curtas. É distinguida da maioria dos outros canídeos principalmente pelas suas partes superiores grisalhas, pescoço robusto e a cauda com a ponta preta. Os adultos apresentam uma combinação de pelos brancos, vermelhos, pretos e cinza. O topo da cabeça, dorso, lados, e o restante da cauda são cinza, com o ventre, peito, pernas e os lados da face de cor marrom avermelhada. As bochechas, focinho e garganta são brancas.

Essa espécie apresenta pouco dimorfismo sexual, sendo as fêmeas ligeiramente menores do que os machos. A raposa-cinzenta tem entre 76 e 112 cm de comprimento (cabeça-corpo), mais uma cauda entre 27,5 e 44 cm de comprimento. Geralmente tem um peso entre 3,6 e 7 kg, mas pode chegar até 9 kg.

Às vezes, é confundida com a raposa-vermelha (Vulpes vulpes); no entanto, a raposa-vermelha tem olhos em forma de fenda, patas maiores, pernas maiores e um corpo mais magro.

Biologia

As raposas-cinzentas são solitárias durante a maior parte do ano. Durante o inverno, convivem com seu parceiro e com seus filhotes após o parto. São principalmente noturnas, mas são vistas ocasionalmente durante o dia. Algumas das características físicas únicas das raposas-cinzentas (por exemplo, pernas curtas e garras retráteis) levam os pesquisadores a sugerir que são um dos membros mais primitivos da família Canidae. A raposa-cinzenta e o cão-guaxinim (Nyctereutes procyonoides) são os únicos membros da família Canidae que podem escalar árvores.

Raposas-cinzentas são onívoras. Embora pequenos vertebrados, frutas e invertebrados também formam uma parte substancial da sua dieta. Quando disponível, se alimentam de carniça também. Quando acumulam uma quantidade excessiva de comida, armazenam a comida cavando um buraco com as patas dianteiras e depois enterram a comida.

Geralmente as raposas-cinzentas são monogâmicas, embora casos raros de poligamia e poliandria podem ocorrer. Por um curto período de tempo após o parto, pode existir um grupo familiar composto por macho, fêmea e filhotes. A época de reprodução varia de acordo com a região geográfica, altitude e qualidade do habitat. A reprodução ocorre em ciclos anuais, de janeiro até final de fevereiro, continuando em março. O nascimento ocorre após cerca de 2 meses de gestação, com pico em abril, e uma média de 3,8 filhotes por ninhada. Os filhotes pesam cerca de 86 g quando nascem e são cuidados pelo macho e pela fêmea. Os filhotes geralmente são desmamados depois de 3 a 4 semanas. Ambos os sexos estão sexualmente maduros aos 10 meses de idade, logo após a dispersão. A expectativa de vida da raposa-cinzenta em cativeiro e na natureza varia de 6 a 8 anos.

Habitat

As raposas-cinzentas preferem viver em florestas decíduas intercaladas com arbustos e zonas arborizadas. Muitas populações prosperam onde áreas arborizadas e áreas agrícolas se encontram. A proximidade com a água também é uma característica fundamental do habitat dessa raposa. São encontradas com mais frequência abaixo de 3.000 m de altitude.

Distribuição

As raposas-cinzentas são encontradas do sul do Canadá até a Venezuela e Colômbia, com exceção de algumas partes das Grandes Planícies e regiões montanhosas do noroeste dos Estados Unidos e costa leste da América Central.

Ameaças

A raposa-cinzenta não tem grandes ameaças, mas a perda, fragmentação e degradação do habitat podem ser particularmente problemáticos em regiões onde a população humana está aumentando rapidamente e onde importantes habitats estão sendo convertidos para uso urbano, industrial e agrícola. Devido à qualidade relativamente baixa de sua pele em comparação com outras espécies, o uso comercial da raposa-cinzenta é um pouco limitado.

Subespécies

  • Urocyon cinereoargenteus borealis
  • Urocyon cinereoargenteus californicus
  • Urocyon cinereoargenteus cinereoargenteus
  • Urocyon cinereoargenteus costaricensis
  • Urocyon cinereoargenteus floridanus
  • Urocyon cinereoargenteus fraterculus
  • Urocyon cinereoargenteus furvus
  • Urocyon cinereoargenteus guatemalae
  • Urocyon cinereoargenteus madrensis
  • Urocyon cinereoargenteus nigrirostris
  • Urocyon cinereoargenteus ocythous
  • Urocyon cinereoargenteus orinomus
  • Urocyon cinereoargenteus peninsularis
  • Urocyon cinereoargenteus scottii
  • Urocyon cinereoargenteus townsendi
  • Urocyon cinereoargenteus venezuelae

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Gray Fox." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 21 Mar. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Vu, L. 2011. "Urocyon cinereoargenteus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Roemer, G., Cypher, B. & List, R. 2016. Urocyon cinereoargenteus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22780A46178068.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.