Raposa-andina

Fotografia por Christian Mehlführer, CC BY-NC-SA

Local da foto: Província de Cordillera, Chile

 Canon EOS 50D (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/10.0  •  Tempo de Exposição: 1/800s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 24/02/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Raposa-andina

Lycalopex culpaeus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Lycalopex
Nome Científico Lycalopex culpaeus(Molina, 1782)
Nome Inglês Andean Fox, Culpeo
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A raposa-andina é uma espécie de mamífero da família Canidae e o maior membro do gênero Lycalopex. Apesar do nome, a raposa-andina não é uma raposa verdadeira, assim como todos os membros do gênero Lycalopex.

As raposas-andinas variam em cor, com indivíduos mais claros nas regiões norte da sua área de ocorrência. O queixo e a barriga são brancos ao amarelo acastanhado claro. As orelhas, pescoço, pernas, flancos, e no topo da cabeça são amareladas ou marrom avermelhadas. A área ao redor da cauda geralmente é escura, ás vezes cinza-escura. A cauda é espessa e cinza com uma ponta preta e uma área mais escura perto da parte traseira do animal. Nos meses de inverno, o pelo torna-se mais longo e mais denso. O pelo marrom avermelhado e seu tamanho maior distinguem a raposa-andina de espécies semelhantes.

O peso da raposa-andina varia entre 3,4 a 14 kg, com indivíduos maiores ocorrendo em latitudes mais altas e, em média, os machos são maiores e mais pesados do que as fêmeas (11,65 kg em comparação com 7,82 kg, respectivamente). O comprimento total pode variar de 90 a 165 cm, incluindo uma cauda de 30 a 51 cm.

Biologia

A raposa-andina é uma espécie solitária fora da época de reprodução. Os padrões de atividades variam geograficamente; raposas-andinas parecem ser noturnas na Argentina, nas montanhas do Peru e no deserto chileno, mas no Chile central são diurnas ou crepusculares. Seu território é extremamente variável. Raposas-andinas do Chile em regiões semiáridas têm um território médio de 3,7 km², enquanto as raposas-andinas habitantes do deserto em planícies salinas e lagos de altitude têm territórios de até 800 km².

Raposas-andinas são onívoras e generalistas. Suas presas vão de ungulados selvagens, lebres, ovelhas e pequenos mamíferos até insetos, pássaros e lagartos. Elas também se alimentam de frutas e carniça.

Não se sabe muito sobre o sistema de reprodução da raposa-andina. O período de gestação varia de 55 a 60 dias e o tamanho médio da ninhada é de 5 filhotes. Os filhotes nascem com 170 g de peso em média. Dentro de setes meses os filhotes atingem seu tamanho máximo. A maturidade sexual ocorre após um ano de idade. Estima-se que a raposa-andina pode viver até 11 anos na natureza.

Habitat

Raposas-andinas são generalistas quando se trata da seleção de habitat. Podem ser encontradas no sopé de altas altitudes da Cordilheira dos Andes e nos vales ao redor. Já foram encontradas de 0 a 4.500 m de altitude. Seu habitat varia das florestas do sul e oeste da América do Sul até a região do deserto da Patagônia. Campos e regiões arbustivas também são ocupadas pelas raposas-andinas.

Distribuição

A raposa-andina ocorre do Equador e Peru até as regiões sul da Patagônia e Terra do Fogo. Algumas populações vivem em regiões do sul da Colômbia. Ela é mais comum nas encostas ocidentais dos Andes, onde habita florestas decíduas e abertas. Populações da raposa-andina também são encontradas em algumas áreas mais ocidentais das Ilhas Malvinas, onde foram introduzidas pelo homem.

Ameaças

As principais ameaças para a raposa-andina incluem a caça, a captura para a retirada da pele (embora o comércio tenha diminuído na última década) e a perseguição para reduzir a predação de animais domésticos. A perda de habitat não parece ser uma ameaça importante para essa espécie. A predação por cães-domésticos pode ser importante em algumas áreas.

Subespécies

  • Lycalopex culpaeus andinus
  • Lycalopex culpaeus culpaeus
  • Lycalopex culpaeus lycoides
  • Lycalopex culpaeus magellanicus
  • Lycalopex culpaeus reissii
  • Lycalopex culpaeus smithersi

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Culpeo." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Feb. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Peterson, L. 2011. "Lycalopex culpaeus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Canid Specialist Group.
  • Lucherini, M. 2016. Lycalopex culpaeus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T6929A85324366.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.