Preguiça-de-garganta-marrom

Fotografia por Matthew Paulson, CC BY-NC-ND

Local da foto: Província de Alajuela, Costa Rica

 Canon EOS 5D Mark III (Canon)
Distância Focal: 350mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 18/01/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Preguiça-de-garganta-marrom

Bradypus variegatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Pilosa
Família Bradypodidae
Gênero Bradypus
Nome Científico Bradypus variegatusSchinz, 1825
Nome Inglês Brown-throated Sloth, Brown-throated Three-toed Sloth
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2014)

Descrição

A preguiça-de-garganta-marrom é uma espécie de preguiça-de-três-dedos da família Bradypodidae.

A preguiça-de-garganta-marrom é semelhante a maioria das outras espécies de preguiça-de-três-dedos. Ela tem entre 42 e 80 cm de comprimento total do corpo e a cauda é relativamente curta, com apenas 2,5 a 9 cm de comprimento. Os adultos pesam entre 2 e 6 kg, sem nenhuma diferença significativa de tamanho entre machos e fêmeas. Cada um dos pés tem três dedos, terminando em garras longas e curvadas - as dianteiras têm entre 7 e 8 cm de comprimento e as traseiras têm cerca de 5 cm de comprimento.

A preguiça-de-garganta-marrom tem uma cabeça arredondada com um nariz contundente e orelhas discretas. Assim como outras preguiças, a preguiça-de-garganta-marrom não tem dentes caninos ou incisivos. Ela tem uma pelagem que varia de marrom acinzentada a bege na cor, com pelos marrom-escuros na garganta, lados da face e testa. A face geralmente tem uma cor mais pálida, com um faixa de pelos muito escuros que corre abaixo dos olhos. Os pelos protetores são muito grossos e duros e sobrepõem uma camada muito mais macia do denso subpelo.

Biologia

A preguiça-de-garganta-marrom dorme entre 15 e 18 horas por dia, e é ativa apenas por breves períodos, que podem ser durante o dia ou à noite. Embora seja capaz de andar pelo chão, e até mesmo nadar, ela passa a maior parte de sua vida nos altos galhos de árvores, descendo uma vez a cada oito ou mais dias para defecar no solo. Espécimes adultos são solitários, exceto as fêmeas com filhotes.

Além de algas em sua pelagem, a preguiça-de-garganta-marrom também vive comensalmente com uma espécie de mariposa - a Cryptoses choloepi, que vive em sua pelagem e deposita seus ovos nos excrementos. A onça-pintada (Panthera onca) e o gavião-real (Harpia harpyja) estão entre os poucos predadores naturais da preguiça-de-garganta-marrom.

Uma espécie estritamente herbívora, a preguiça-de-garganta-marrom se alimenta principalmente de árvores do gênero Cercropia (embaúbas). Ela consome várias partes da árvore, incluindo as folhas, flores e frutos. Esta espécie obtém a maior parte da água que necessita a partir da sua dieta de plantas.

Acredita-se que a preguiça-de-garganta-marrom seja uma espécie monogâmica. A fêmea vocaliza para atrair o macho quando ela está pronta para acasalar. A fêmea geralmente acasala com o primeiro macho que encontrar. Embora não esteja claro se esta espécie tem uma época de reprodução definida, mas evidências sugerem que o acasalamento ocorre pouco antes da estação das chuvas.

A fêmea dá à luz apenas um único filhote uma vez por ano, após um período de gestação de 5 a 8 meses. Durante a gestação a fêmea não faz nenhuma preparação e também não faz um ninho. O filhote nasce pesando menos de 1 kg e já nasce com pelos e com garras. Após o nascimento, o filhote se agarra ao ventre da mãe, onde passará por cinco meses ou mais. A maioria dos indivíduos se tornam independentes quando são desmamados, com cerca de quatro meses de idade. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 3 anos de idade, e os machos, entre 3 e 5 anos de idade.

Habitat

A preguiça-de-garganta-marrom habita muitas das florestas tropicais do Novo Mundo, mas ela também pode habitar florestas secas e áreas naturais altamente perturbadas. Ela pode ser encontrada em elevações desde o nível do mar até 2.400 m.

Distribuição

A preguiça-de-garganta-marrom é encontrada de Honduras no norte, pelo sul da América Central, até a América do Sul. Ela ocorre em Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Brasil e Bolívia.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Brown-Throated Sloth." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 21 Mar. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Jung, H. 2011. "Bradypus variegatus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Moraes-Barros, N., Chiarello, A. & Plese, T. 2014. Bradypus variegatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T3038A47437046.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.