Panda-vermelho

Fotografia por Mathias Appel, CC0

Local da foto: Tierpark, Berlim, Alemanha

 NIKON D7000 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/2.8  •  Tempo de Exposição: 1/640s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 17/01/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Panda-vermelho

Ailurus fulgens
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Ailuridae
Gênero Ailurus
Nome Científico Ailurus fulgensF. G. Cuvier, 1825
Nome Inglês Red Panda
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 2015)

Descrição

O panda-vermelho é um pequeno mamífero arborícola da família Ailuridae.

O panda-vermelho é ligeiramente maior do que um gato-doméstico (Felis catus), com uma cauda relativamente longa e peluda marcada com cerca de 12 anéis alternando círculos vermelhos e camurças. A cabeça é arredondada, o focinho curto, e as orelhas são grandes, eretas e pontiagudas. Ele tem uma pelagem grossa sobre o corpo. Na região ventral a pelagem é macia, lanosa e densa. A face é predominantemente branca com marcações lacrimais castanho-avermelhadas abaixo dos olhos. A pelagem do dorso também é castanho-avermelhada e a pelagem ventral é negra. Os membros são negros e as solas dos pés e mãos são cobertas com pelos densos de coloração branca. Assim como o panda-gigante, o panda-vermelho tem um osso do pulso modificado que atua como um sexto dedo ou polegar.

O comprimento (cabeça-corpo) do panda-vermelho varia entre 50 e 64 cm, e sua cauda tem entre 28 e 59 cm. Os machos pesam entre 3,7 e 6,2 kg e as fêmeas entre 3 e 6 kg.

Biologia

O panda-vermelho é um dos poucos animais cuja dieta é composta quase inteiramente de bambu. Ele agarra os caules com as patas dianteiras e corta as folhas com seus dentes afiados. O bambu é pobre em nutrientes e, para compensar, o panda-vermelho é ativo apenas por cerca de 56% do dia e tem um metabolismo extremamente lento. Ele come também raízes e frutas, bem como pequenos lagartos e aves. Assim como o panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca), ele não consegue digerir a celulose e precisa consumir uma grande quantidade de bambu para sobreviver. O panda-vermelho tem um andar desajeitado no chão, mas é muito mais ágil nas árvores, utilizando a cauda para se equilibrar, apesar de não ser preênsil.

O panda-vermelho é sensível ao calor e não tolera temperaturas acima de 25°C. Predominantemente solitário, ele é mais ativo ao amanhecer e ao anoitecer. Ele tem garras semiretráteis, é um excelente escalador e quando não está forrageando geralmente é encontrado nas árvores. Os machos ocupam territórios que sobrepõem os de várias fêmeas, especialmente na época de acasalamento, e os territórios de ambos os sexos são marcados com secreções anais. O acasalamento ocorre no chão, mas a fêmea dá à luz, geralmente dois filhotes, dentro de uma árvore oca ou fenda de rocha, depois de um período de gestação de 112 a 158 dias. Os filhotes nascem cegos e indefesos, pesando entre 110 e 130 g, e abrem os olhos após 18 dias.

Habitat

O panda-vermelho habita florestas montanhosas de clima temperado em altitudes entre 2.200 e 4.800 m acima do nível do mar.

Distribuição

O panda-vermelho é encontrado no Himalaia e em regiões montanhosas do norte de Mianmar e oeste das províncias de Sichuan e Yunnan na China. Acredita-se que o rio Brahmaputra, no extremo leste do Himalaia, seja uma barreira física entre as duas subespécies, com a Ailurus fulgens fulgens encontrada a oeste do Nepal e nordeste da Índia, e a Ailurus fulgen styani ao leste.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Red Panda." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 22 Mar. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Red Panda fact file on ARKive.
  • Glatston, A., Wei, F., Than Zaw & Sherpa, A. 2015. Ailurus fulgens. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T714A45195924.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.