Orangotango-de-sumatra

Fotografia por Mikaku, CC BY-NC-ND

Local da foto: Java Ocidental, Indonésia

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 135mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 18/06/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Orangotango-de-sumatra

Pongo abelii
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Hominidae
Gênero Pongo
Nome Científico Pongo abeliiLesson, 1827
Nome Inglês Sumatran Orangutan
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2016)

Descrição

O orangotango-de-sumatra é uma grande espécie de primata da família Hominidae e, junto com o orangotango-de-bornéu (Pongo pygmaeus) e o orangotango-de-tapanuli (Pongo tapanuliensis), pertence ao único gênero de grandes primatas nativos da Ásia. Como os outros grandes primatas, os orangotangos são altamente inteligentes, mostrando o uso avançado de ferramentas e padrões culturais distintos na natureza. Os orangotangos compartilham aproximadamente 97% de seu DNA com os seres humanos. Orangotango significa "pessoa da floresta" no idioma nativo da Indonésia e Malásia.

O orangotango-de-sumatra tem um formato de corpo distinto, uma pelagem longa e avermelhada em seu corpo e face, e braços muito longos. As pernas são pequenas e fracas se comparadas com seus braços musculosos. Existe dimorfismo sexual entre machos e fêmeas. As fêmeas têm 78 cm de comprimento (cabeça-corpo), cerca de 1,3 m de altura e peso entre 40 e 50 kg. Os machos têm 97 cm de comprimento (cabeça-corpo), cerca de 1,4 m de altura e peso entre 60 e 90 kg. Os machos também têm grandes almofadas em cada lado da face, cobertas por uma fina camada de pelos brancos e uma espécie de bolsa na garganta.

O orangotango-de-sumatra pode ser distinguido do orangotango-de-bornéu pela sua pelagem mais longa, corpo mais delgado, pelos brancos na face e virilha, e longas barbas tanto no macho quanto na fêmea, mas características moleculares são consideradas mais definitivas.

Biologia

O orangotango-de-sumatra é quase completamente arborícola. Machos excepcionalmente grandes passam mais tempo viajando pelo chão, possivelmente porque muitas árvores não podem sustentar seu peso. Ele é mais arborícola do que o orangotango-de-bornéu, provavelmente por causa da presença de grandes predadores, como o tigre (Panthera tigris).

O orangotango-de-sumatra é uma espécie ativa durante o dia e constrói novos ninhos para dormir em árvores a cada noite. Os ninhos são construídos com galhos curvados, gravetos e folhas. O orangotango-de-sumatra é mais social do que o orangotango-de-bornéu, passando mais tempo em pequenos grupos. É um animal excepcionalmente inteligente e capaz de aprender tarefas complexas, e algumas populações em Sumatra aprenderam a usar ferramentas, passando esse conhecimento através de gerações.

A dieta do orangotango-de-sumatra é composta principalmente por frutas, como figos e jacas, mas ele também se alimenta de ovos de aves, pequenos vertebrados e insetos.

A fêmea do orangotango-de-sumatra dá à luz apenas um único filhote, após um período de gestação de 227 a 275 dias. O filhote passa seus 2 ou 3 primeiros anos de vida sendo carregado constantemente pela mãe, e permanecerá próximo dela por pelo menos mais 3 anos. O intervalo entre os nascimentos é o mais longo entre os mamíferos, podendo chegar a 8 anos. Quando está completamente desenvolvido, o filhote macho deixa a sua mãe para encontrar seu próprio território. O filhote fêmea, ou se dispersa, ou fixa residência perto do território de sua mãe.

A fêmea do orangotango-de-sumatra atinge a maturidade sexual, em média, aos 12 anos de idade, e o macho, aos 19 anos de idade. Esta espécie pode viver entre 44 e 58 anos na natureza.

Habitat

O orangotango-de-sumatra habita florestas tropicais de planícies, incluindo mangues, florestas pantanosas e mata ciliares, em altitudes entre 200 e 1.500 m.

Distribuição

O orangotango-de-sumatra é uma espécie endêmica e restrita ao norte da Ilha de Sumatra, na Indonésia.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Sumatran Orangutan." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 9 Dez 2016. Web. 31 Mar. 2017.
  • Sumatran Orangutan file on ARKive.
  • Urban, K. 2008. "Pongo abelii" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Singleton, I., Wich , S.A., Nowak, M. & Usher, G. 2016. Pongo abelii. (errata version published in 2016) The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T39780A102329901.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.