Orangotango-de-bornéu

Fotografia por Eric Kilby, CC BY-SA

Local da foto: Parque Zoológico Lowry de Tampa, Flórida, Estados Unidos

 NIKON D800 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/2.8  •  Tempo de Exposição: 1/1250s  •  ISO: 3200
Data em que a foto foi tirada: 01/01/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Orangotango-de-bornéu

Pongo pygmaeus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Hominidae
Gênero Pongo
Nome Científico Pongo pygmaeus(Linnaeus, 1760)
Nome Inglês Bornean Orangutan
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2016)

Descrição

O orangotango-de-bornéu é uma grande espécie de primata da família Hominidae e, junto com o orangotango-de-sumatra (Pongo abelii) e o orangotango-de-tapanuli (Pongo tapanuliensis), pertence ao único gênero de grandes primatas nativos da Ásia. Como os outros grandes primatas, os orangotangos são altamente inteligentes, mostrando o uso avançado de ferramentas e padrões culturais distintos na natureza. Os orangotangos compartilham aproximadamente 97% de seu DNA com os seres humanos. Orangotango significa "pessoa da floresta" no idioma nativo da Indonésia e Malásia.

O orangotango-de-bornéu tem um formato de corpo distinto, com braços muito longos que podem atingir até 1,5 m de comprimento. Tem uma pele cinzenta, uma pelagem grossa, desgrenhada e de coloração avermelhada. Sua pelagem não cobre o rosto, ao contrário da maioria dos mamíferos, embora ele tenha um pouco de pelo no rosto, incluindo barba e bigode. A espécie apresenta alto grau de dimorfismo sexual e possui várias características que diferem macho e fêmea. O macho tem almofadas nas bochechas muito maiores, que são compostas de músculos e grande quantidade de gordura. Na fêmea, as almofadas são compostas principalmente de músculos. O macho é maior do que a fêmea, tem caninos e pré-molares relativamente maiores, tem barba e bigode mais pronunciados e o saco da garganta consideravelmente maior.

O macho do orangotango-de-bornéu tem entre 1,2 e 1,4 m de comprimento e peso entre 50 e 100 kg (média de 75 kg). A fêmea tem entre 1,0 e 1,2 m de comprimento e peso entre 30 e 50 kg (média de 38,5 kg). Os orangotangos são os maiores mamíferos que vivem em árvores no mundo.

O orangotango-de-bornéu pode ser distinguido do orangotango-de-sumatra por ter uma face mais larga, uma barba mais curta, e uma pelagem ligeiramente mais escura.

Biologia

Um animal predominantemente solitário, o orangotango-de-bornéu ocupa grandes territórios sobrepostos onde passa quase todo o seu tempo nas árvores, escalando entre galhos ou usando seu peso corporal para inclinar e balançar árvores. Cada noite, ele constrói um ninho de galhos curvados para dormir no alto das árvores. Uma camada extra é adicionada para cobrir o indivíduo se estiver chovendo. O orangotango-de-bornéu é mais solitário do que o orangotango-de-sumatra.

Apesar de ser arborícola, o orangotango-de-bornéu viaja mais no solo do que o orangotango-de-sumatra, provavelmente porque nenhum grande predador terrestre ameaça o orangotango-de-bornéu. Em Sumatra, o orangotango-de-sumatra pode enfrentar a predação do tigre (Panthera tigris).

A dieta do orangotango-de-bornéu é composta de mais de 400 tipos de alimentos, incluindo figos silvestres, frutos de plantas do gênero Durio, folhas, sementes, ovos de aves, flores, mel, insetos e até, em menor extensão do que o orangotango-de-sumatra, cascas. Em algumas regiões, o orangotango ocasionalmente come solo para obter minerais que podem neutralizar as toxinas que consome em sua dieta principalmente vegetariana. Em raras ocasiões, os orangotangos se alimentam de outros primatas menores, como o lóris-lento (mamífero do gênero Nycticebus), por exemplo.

Dois ou três orangotangos com territórios sobrepostos podem interagir, mas apenas por curtos períodos de tempo. Embora os orangotangos não sejam territoriais, machos adultos podem apresentar comportamentos ameaçadores quando se encontram com outros machos, e só se socializam com as fêmeas para o acasalamento.

O orangotango é o reprodutor mais lento de todas as espécies de mamíferos, com um intervalo entre nascimentos de aproximadamente 8 anos. A fêmea tende a não reproduzir até atingir 15 anos de idade. A fêmea do orangotango-de-bornéu dá à luz um único filhote após um período de gestação de 235 a 270 dias. O filhote passa seus primeiros 2 ou 3 anos sendo carregado constantemente, e permanecerá próximo da fêmea por pelo menos outros 3 anos. O filhote é desmamado com aproximadamente 4 anos, mas pode levar mais tempo. Logo após iniciar seu estágio adolescente de exploração, o filhote procura ativamente outros jovens orangotangos para brincar e viajar com eles.

O orangotango-de-bornéu é um animal de vida longa. Na natureza ele pode viver entre 35 e 45 anos.

Habitat

O orangotango-de-bornéu habita preferencialmente florestas tropicais de planícies abaixo de 500 m de altitude, mas ele pode ser encontrado também em habitats de montanhas a até 1.500 m de altitude.

Distribuição

O orangotango-de-bornéu é uma espécie endêmica da Ilha de Bornéu. Ele ocorre nos estados malaios de Sabá e Sarawak, e também em quatro das cinco províncias indonésias de Kalimantan: Kalimantan do Norte, Kalimantan Oriental, Kalimantan Central e Kalimantan Ocidental.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Bornean Orangutan." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 2 Dez 2017. Web. 3 Dez 2017.
  • Bornean Orangutan fact file on ARKive.
  • Ancrenaz, M., Gumal, M., Marshall, A.J., Meijaard, E., Wich , S.A. & Husson, S. 2016. Pongo pygmaeus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T17975A17966347.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.