Onça-pintada

Fotografia por Paul Williams, CC BY-NC

Local da foto: Pantanal, Brasil

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 330mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 16/08/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Onça-pintada

Panthera onca
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Panthera
Nome Científico Panthera onca(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Jaguar
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2008)

Descrição

A onça-pintada é uma espécie de mamífero da família Felidae. É uma grande espécie de felino selvagem e a única espécie do gênero Panthera encontrada nas Américas. É o terceiro maior felino do mundo, depois do tigre (Panthera tigris) e do leão (Panthera leo), e o maior felino das Américas.

O nome comum em inglês da onça-pintada (jaguar), vem do nome indígena "Yaguara", que significa "uma fera que mata sua presa com um salto", e sua força é claramente visível pelo seu corpo muscular, peito profundo, cabeça grande, focinho largo e mandíbulas fortes. Este felino extraordinário tem uma pelagem impressionante de grandes rosetas pretas, em grande parte rodeadas por manchas escuras sobre sua pelagem marrom dourada ao amarelo, da qual se torna mais pálida na face, garganta e partes inferiores. Formas melanísticas também são relativamente comuns, muitas vezes chamadas de pantera negra ou onça preta nas Américas.

Nas onças-pintadas, o melanismo é atribuído por um gene alelo dominante. Consequentemente, onças pretas podem produzir filhotes pretos ou pintados, mas um casal de onças-pintadas normal só pode produzir filhotes pintados. O gene é incompletamente dominante: os indivíduos com duas cópias do alelo são mais escuros (a cor preta de fundo é mais densa) do que os indivíduos com apenas uma cópia, cuja cor de fundo pode parecer carvão escuro ao invés de preto.

A onça-pintada varia consideravelmente em tamanho em diferentes regiões, mas estudos genéticos indicam que não existem subespécies. Onças-pintadas encontradas em áreas de florestas densas geralmente têm uma coloração mais escura e são menores do que as encontradas em terreno mais aberto, possivelmente devido ao número menor de presas herbívoras maiores em áreas de florestas.

A onça-pintada tem entre 120 e 195 cm de comprimento (cabeça-corpo), e sua cauda é a mais curta entre os grandes felinos, variando entre 45 e 75 cm de comprimento. As fêmeas geralmente são de 10 a 20% menores do que os machos. Seu peso geralmente varia entre 56 e 96 kg, mas grandes machos podem pesar até 160 kg.

Biologia

Embora a onça-pintada seja caracterizada como um felino noturno, ela é mais crepuscular (mais ativa ao amanhecer e ao anoitecer), com períodos de pico de atividade dependentes dos hábitos das presas locais, mas ela pode estar ativa a qualquer hora do dia. Como a maioria dos felinos, a onça-pintada é um animal oportunista, com mais de 85 espécies de presas registradas em sua dieta, variando em tamanho desde gado doméstico até várias espécies de porcos selvagens, répteis e peixes. Em relação ao seu tamanho, a onça-pintada tem a mordida mais poderosa dos grandes felinos, e é o único felino que mata sua presa regularmente pela perfuração do crânio.

A onça-pintada é um felino solitário, machos e fêmeas se juntam apenas na época de acasalamento. O acasalamento ocorre durante todo o ano, mas os filhotes estão relatadamente mais propensos a nascer na estação chuvosa, quando as presas são mais abundantes. A fêmea dá à luz uma ninhada de 1 a 4 filhotes, após um período de gestação de 91 a 111 dias. Os filhotes são dependentes da mãe por até dois anos, após este período eles se dispersam para encontrar seu próprio território. As fêmeas atingem a maturidade sexual entre 2 e 3 anos de idade, e os machos entre 3 e 4 anos. A expectativa de vida da onça-pintada na natureza é estimada entre 12 e 15 anos. Em cativeiro, ela pode viver mais de 20 anos.

Habitat

A onça-pintada está fortemente associada com a presença de água. Seus habitats variam de florestas tropicais até áreas pantanosas inundadas sazonalmente, pastagens de pampas, bosques arbustivos e florestas decíduas secas. Ocupando principalmente planícies abaixo de 1.000 m de altitude, a onça-pintada pode ocorrer em altitudes superiores a 3.000 m.

Distribuição

Historicamente, a onça-pintada era encontrada do sudoeste dos Estados Unidos (onde ainda existem alguns espécimes vagando perto da fronteira com o México) até a Bacia Amazônica ao Rio Negro na Argentina.

A onça-pintada ocorre nos Estados Unidos, México, Belize, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.

Ameaças

As atividades humanas têm sido a principal ameaça para a sobrevivência da onça-pintada. A morte de onças-pintadas por fazendeiros em retaliação aos ataques do felino ao gado também é um problema permanente.

Uma das principais ameaças de hoje vem do desmatamento, que tem um drástico impacto na base de presas da onça-pintada, bem como a fragmentação da população do felino em "bolsões" mais isolados, tornando-a mais vulnerável ao extermínio de espécimes pelo homem.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Jaguar." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 18 Mar. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Jaguar fact file on ARKive.
  • Caso, A., Lopez-Gonzalez, C., Payan, E., Eizirik, E., de Oliveira, T., Leite-Pitman, R., Kelly, M. & Valderrama, C. 2008. Panthera onca. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T15953A5327466.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.