Niala

Copyright © Bruce Fryxell

Local da foto: África do Sul

 Canon EOS-1D X (Canon)
Distância Focal: 265mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/3200s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 29/08/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Niala

Tragelaphus angasii
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Cetartiodactyla
Família Bovidae
Gênero Tragelaphus
Nome Científico Tragelaphus angasiiAngas, 1849
Nome Inglês Nyala
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O niala é uma espécie de antílope de porte médio da família Bovidae.

A pelagem do niala tem uma coloração marrom ruiva ou enferrujada nas fêmeas e juvenis, e marrom-escura ou cinza-ardósia nos machos adultos, muitas vezes com um tom azulado. As fêmeas e machos jovens têm dez ou mais listras verticais brancas nos lados do corpo. Outras marcas são visíveis na face, garganta, flancos e coxas. As listras têm muito menos intensidade ou estão ausentes nos machos, que também têm chifres espirais com até 80 cm de comprimento. Machos e fêmeas têm uma cauda peluda de 40 a 55 cm de comprimento e uma crista de pelos que corre da parte de trás da cabeça até a extremidade da cauda. Os machos têm uma outra linha de pelos ao longo da linha mediana do peito e ventre.

O niala tem entre 135 e 195 cm de comprimento (cabeça-corpo). Os machos têm cerca de 110 cm de altura e peso entre 98 e 125 kg. As fêmeas têm cerca de 90 cm de altura e peso entre 55 e 68 kg.

Biologia

O niala é um antílope social, geralmente formando grupos de 2 a 30 indivíduos e não é um animal territorial. É uma espécie ativa durante o dia, principalmente no início da manhã e final da tarde. Ele passa a maior parte do dia escondido em arbustos, principalmente durante as horas mais quentes do dia.

O niala é um animal muito alerta, pois é vulnerável a vários predadores. Ao menor sinal de perigo os membros de um grupo emitem chamados de alerta sinalizando a fuga. Ele também reage aos chamados de alerta de outras espécies, como babuíno, impala (Aepyceros melampus) e cudo-maior (Tragelaphus strepsiceros). Os impalas também reagem aos chamados de alerta do niala. O niala às vezes segue babuínos que estão se alimentando, aproveitando os frutos e folhas que os babuínos deixam cair das árvores.

O niala é uma espécie herbívora e sua dieta é composta de folhas, ramos, flores e frutos de muitas espécies de diferentes plantas. Durante a estação chuvosa ele se alimenta principalmente de grama verde fresca. Ele bebe água diariamente quando há disponibilidade de água, mas ele pode sobreviver em áreas onde a água está disponível apenas sazonalmente.

O niala pode reproduzir em qualquer época do ano, mas há um pico de reprodução na primavera e um pico menor no outono. A fêmea dá à luz apenas um filhote após um período de gestação de 7 meses. O filhote nasce com 5 kg de peso em um local escondido longe da vista de potenciais predadores, como o leão (Panthera leo), hienas, leopardo-africano (Panthera pardus pardus), cão-selvagem-africano (Lycaon pictus). O filhote permanece escondido por até 18 dias, durante o qual a mãe retorna periodicamente para limpá-lo e amamentá-lo. O filhote permanece com a mãe até o nascimento do próximo filhote. As fêmeas atingem a maturidade sexual entre 11 e 12 meses de idade, e os machos, aos 18 meses de idade. O niala pode viver até 19 anos.

Habitat

O niala habita bosques de planícies densos e matagais densos, geralmente perto de pastagens de alta qualidade e perto da água.

Distribuição

O niala é encontrado no sudeste da África, desde Malawi, Moçambique e Zimbábue até o leste da África do Sul e Suazilândia. Ele foi introduzido em algumas terras privadas do norte da Namíbia e em Botsuana.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Nyala." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 19 Mar. 2017. Web. 31 Mar. 2017.
  • IUCN SSC Antelope Specialist Group. 2016. Tragelaphus angasii. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22052A50196443.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.