Muntiaco-vermelho-do-sul

Fotografia por Kalyan Varma, CC BY-NC-SA

Local da foto: Tamil Nadu, Índia

 NIKON D200 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 21/06/2008
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Muntiaco-vermelho-do-sul

Muntiacus muntjak
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Cetartiodactyla
Família Cervidae
Gênero Muntiacus
Nome Científico Muntiacus muntjak(Zimmermann, 1780)
Nome Inglês Southern Red Muntjac, Indian Muntjac, Bornean Red Muntjac, Sundaland Red Muntjac
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O muntiaco-vermelho-do-sul é uma espécie de mamífero da família Cervidae.

A pelagem do muntiaco-vermelho-do-sul pode ser densa e grossa em espécimes que vivem em climas mais frios, ou fina e menos densa em espécimes que vivem em áreas mais quentes. A pelagem é marrom amarelada/dourada na parte dorsal e branca na parte ventral do corpo. A coloração da pelagem pode mudar de marrom-escura para amarelada e marrom acinzentada dependendo da estação. Os membros têm coloração marrom-escura a marrom avermelhada, e a face é marrom-escura. As orelhas têm muito pouco pelo. O macho tem chifres muito curtos, geralmente consistindo de apenas dois ou três pontas no máximo e se projetam de pedúnculos longos e cobertos de pelos na testa. O macho também tem caninos superiores levemente alongados que se curvam para fora dos lábios e têm capacidade de causar ferimentos graves em outros animais. A fêmea não tem chifres, mas tem tufos de pelos e pequenas protuberâncias ósseas no lugar dos chifres.

O muntiaco-vermelho-do-sul tem entre 89 e 135 cm de comprimento do corpo e uma cauda de 13 a 23 cm. A altura do ombro varia de 40 a 65 cm. O macho geralmente é maior do que a fêmea.

Biologia

Uma espécie onívora, o muntiaco-vermelho-do-sul é considerado explorador e pastador. Sua dieta é composta de gramíneas, ervas, frutas, brotos, sementes, arbustos espinhosos, casca de árvores, ovos de aves, pequenos animais de sangue quente e até carniça. Ele usa seus caninos para morder e suas patas dianteiras para dar golpes fortes para pegar pequenos animais de sangue quente.

O muntiaco-vermelho-do-sul tem hábitos diurnos e noturnos. É um animal altamente alerta. Quando está em uma situação estressante ou se um predador é detectado, emite sons que soam como um cachorro latindo. Ele pode "latir" por mais de uma hora para fazer com que o predador perceba que foi detectado e deixe a área ou se revele. Pode "latir" com mais frequência quando a sua capacidade de ver ao seu redor está reduzida por causa do seu ambiente.

O muntiaco-vermelho-do-sul adulto é um animal solitário, exceto durante a época de acasalamento e nos primeiros 6 meses após o nascimento. O macho adulto, em particular, é bem espaçado e tem território, que pode sobrepor os territórios de algumas fêmeas. Ele marca seu território esfregando suas glândulas pré-orbitais (situadas na face, logo abaixo dos olhos, e que liberam secreções) no chão, em arbustos e em árvores, raspando os cascos contra o chão e raspando a casca de árvores com seus incisivos inferiores. Essas marcações de cheiro permitem que outros muntiacos saibam se um território está ocupado ou não. Os machos geralmente lutam entre si nesses territórios por vegetação suficiente e pela preferência primária sobre as fêmeas quando se acasalam, usando seus chifres curtos e até uma arma mais perigosa, seus caninos.

O muntiaco-vermelho-do-sul é polígamo e a reprodução não está restrita a uma época específica do ano. A fêmea atinge a maturidade sexual durante o primeiro ou segundo ano de vida. O período de gestação é de 6 a 7 meses. A fêmea dá à luz apenas um filhote com peso entre 550 e 650 g. Às vezes ocorre o nascimento de gêmeos. A fêmea geralmente dá à luz em uma área com vegetação de crescimento denso para permanecer escondida de predadores. O jovem deixa o território da mãe quando tem apenas 6 meses de idade e depois deve lutar por seu próprio território.

Habitat

O muntiaco-vermelho-do-sul habita florestas decíduas tropicais e subtropicais, pastagens, savanas e florestas arbustivas, bem como áreas montanhosas nas encostas dos Himalaias. É encontrado do nível do mar até 3.000 m de altitude e sempre está perto de uma fonte de água.

Distribuição

O muntiaco-vermelho-do-sul é encontrado no sul e sudeste da Ásia. Ocorre em Bangladesh, sul da China, Índia, Sri Lanka, Nepal, Paquistão, Camboja, Vietnã, Península Malaia, Arquipélago de Riau, Sumatra, Ilha Bangka, Ilha Belitung, Java, Bali e Bornéu.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Timmins, R.J., Duckworth, J.W. & Hedges, S. 2016. Muntiacus muntjak. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T42190A56005589. Acessado em 28 Jun 2018.
  • Jackson, A. 2002. "Muntiacus muntjak" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Wikipedia contributors. "Indian muntjac." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 28 Jun 2018. Web. 30 Jun 2018.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.