Morcego-branco-de-honduras

Fotografia por Erickson Smith, CC BY-NC

 Canon EOS REBEL T2i (Canon)
Distância Focal: 48mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/30s  •  ISO: 1600
Data em que a foto foi tirada: 18/03/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Morcego-branco-de-honduras

Ectophylla alba
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Chiroptera
Família Phyllostomatidae
Gênero Ectophylla
Nome Científico Ectophylla albaH. Allen, 1892
Nome Inglês Honduran White Bat, White Bat
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2015)

Descrição

O morcego-branco-de-honduras é uma pequena espécie de morcego da família Phyllostomatidae. O nome científico da espécie, Ectophylla, é derivado do grego ecktos, que significa "fora", e phyllon, significa "folha", e refere-se ao seu distinto nariz com formato de folha. O nome alba é latim, e significa "branco", fazendo referência ao belo pelo branco do morcego.

O morcego-branco-de-honduras tem um corpo coberto de pelos brancos finos e, apesar de à primeira vista parecer algo pouco prático, o efeito da luz do sol que brilha através das folhas de seu abrigo projeta uma luz verde para o morcego empoleirado por baixo, fornecendo uma camuflagem eficaz contra predadores. Esta espécie tem apenas entre 3,7 e 4,7 cm de comprimento e pesa entre 5 e 6 g. Suas orelhas, face, nariz e partes de suas pernas e asas são amarelas/laranja, e as membranas das asas são pretas. O nariz é muito saliente, triangular e tem formato de folha.

Biologia

O morcego-branco-de-honduras é único entre a maioria dos morcegos, pois ele modifica o ambiente ao seu redor em benefício próprio. Ao contrário do equívoco de que todos os morcegos vivem em cavernas, este morcego utiliza as folhas da planta helicônia para formar uma espécie de tenda. Ele faz isto cortando as veias laterais da planta que se estendem para fora da veia principal ou central - isto faz com que a folha se incline ao longo do tronco, criando uma tenda. O pequeno morcego então se agarra à parte interna da planta de cabeça para baixo em pequenas colônias com cerca de seis indivíduos.

Como muitos outros morcegos, o morcego-branco-de-honduras é noturno, preferindo ficar empoleirado durante o dia em sua tenda, e aventurando-se à noite para buscar alimento. É uma espécie frugívora.

A fêmea do morcego-branco-de-honduras produz apenas um único filhote por vez, que coincide com a estação das chuvas que se estende entre maio e agosto.

Habitat

O morcego-branco-de-honduras habita florestas tropicais sempre-verdes onde há alguma densidade de Helicônia, uma planta tropical bastante comum.

Distribuição

O morcego-branco-de-honduras é encontrado exclusivamente ao longo das planícies do Caribe da América Central, de Honduras, Nicarágua e Costa Rica até o oeste do Panamá.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Honduran White Bat." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 2 Mar. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Honduran White Bat fact file on ARKive.
  • Ellis, E. 1999. "Ectophylla alba" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Rodriguez, B. and Pineda, W. 2015. Ectophylla alba. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T7030A22027138.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.