Mico-leão-dourado

Fotografia por Cloudtail, CC BY-NC-ND

Local da foto: Zoológico de Krefeld, Krefeld, Alemanha

 Canon EOS 60D (Canon)
Distância Focal: 354mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 640
Data em que a foto foi tirada: 24/07/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Mico-leão-dourado

Leontopithecus rosalia
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Callitrichidae
Gênero Leontopithecus
Nome Científico Leontopithecus rosalia(Linnaeus, 1766)
Nome Inglês Golden Lion Tamarin, Golden Marmoset
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 2008)

Descrição

O mico-leão-dourado, também conhecido como sagui-dourado, é um pequeno macaco do Novo Mundo da família Callitrichidae.

O nome comum da espécie é uma referência a sua pelagem laranja avermelhada brilhante e longos pelos ao redor da face e orelhas que lhe dão uma juba característica. Sua face é escura e sem pelos. Acredita-se que o mico-leão-dourado obtém a coloração dourada de sua pelagem dos raios solares e carotenoides em sua dieta. Observa-se em alguns animais em cativeiro uma coloração mais clara e, provavelmente, isto se deve a uma dieta deficiente em carotenoides. O mico-leão-dourado tem mãos e dedos muito longos com unhas que lembram garras que são usadas para procurar pequenos vertebrados e artrópodes em orifícios e fendas estreitas.

O mico-leão-dourado é a maior espécie da família Callitrichidae. Ele tem entre 26 e 33 cm de comprimento (cabeça-corpo), uma cauda entre 32 e 40 cm de comprimento e peso entre 400 e 800 g. Os machos geralmente são maiores do que as fêmeas.

Biologia

O mico-leão-dourado é uma espécie social, arborícola e ativa durante o dia. Ele usa diferentes tocas para dormir a cada dia. Frequentemente se desloca entre seus ninhos de dormir, minimizando o cheiro deixado para trás, reduzindo assim a probabilidade de predadores encontrá-lo.

Como um animal frugívoro e insetívoro, o mico-leão-dourado se alimenta principalmente de pequenos frutos macios, artrópodes e pequenos vertebrados. Ele explora bastante os microhabitats dentro das bromélias para encontrar insetos e pequenos vertebrados utilizando suas garras e longos dedos. Na estação seca, é comum substituir parte da dieta por néctar, quando diminui a disponibilidade de frutos maduros. Dentre os itens de origem animal, ovos, pequenos vertebrados, como sapos (do gênero Hyla e Dendrophryniscus brevipollicatus) e filhotes de pássaros, artrópodes e até mesmo caracóis, fazem parte da sua dieta.

O sistema de reprodução do mico-leão-dourado é basicamente monogâmico. Quando existem dois machos adultos em um grupo, apenas um deles acasala com a fêmea. A reprodução é sazonal e depende das chuvas. O acasalamento está no seu ápice no final da estação das chuvas, entre o final de março e meados de junho, e o pico de nascimentos ocorre durante as chuvas de setembro e fevereiro. As fêmeas estão sexualmente maduras entre 15 e 20 meses. Somente a fêmea dominante pode reproduzir. O período de gestação é de 4 meses. Grupos de mico-leão-dourado apresentam cuidado cooperativo dos filhotes. Isto deve-se ao fato de que as fêmeas geralmente dão à luz gêmeos e, em menor escala, trigêmeos e quadrigêmeos.

Habitat

O mico-leão-dourado habita florestas tropicais primárias remanescentes da costa atlântica, geralmente abaixo de 300 m de altitude.

Distribuição

O mico-leão-dourado é uma espécie endêmica do Brasil e ocorre apenas em uma área muito restrita no estado do Rio de Janeiro.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Golden Lion Tamarin." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 21 Mar. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Golden Lion Tamarin fact file on ARKive.
  • Kierulff, M.C.M., Rylands, A.B. & de Oliveira, M.M. 2008. Leontopithecus rosalia. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T11506A3287321.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.