Mico-leão-de-cara-preta

Fotografia por Everton Leonardi, CC BY-SA

Local da foto: Brasil

 Canon EOS REBEL T1i (Canon)
Distância Focal: 171mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/80s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 18/01/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Mico-leão-de-cara-preta

Leontopithecus caissara
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Callitrichidae
Gênero Leontopithecus
Nome Científico Leontopithecus caissaraLorini & Persson, 1990
Nome Inglês Black-faced Lion Tamarin
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2008)

Descrição

O mico-leão-de-cara-preta é uma pequena espécie de macaco do Novo Mundo da família Callitrichidae, descoberta em 1990 no Parque Nacional de Superagui no estado do Paraná.

Como todas as espécies de mico-leão, o mico-leão-de-cara-preta tem longos pelos ao redor da face e orelhas que se assemelham a juba de um leão (Panthera leo). A face, cabeça, juba, antebraços, pés e cauda são pretos, enquanto o resto do corpo tem uma cor alaranjada dourada. Ele tem uma cauda longa e pelo sedoso. Seus dedos são longos com unhas nas pontas que lembram garras, exceto no primeiro dedo de cada pé, que tem uma unha achatada.

O mico-leão-de-cara-preta tem um peso que varia entre 540 g a 710 g.

Biologia

Uma espécie arborícola, o mico-leão-de-cara-preta é ativo durante o dia e usa os seus longos dedos para forragear frutas, flores, sementes, folhas jovens, néctar, insetos e pequenos vertebrados como répteis e filhotes de passarinhos.

O mico-leão-de-cara-preta geralmente vive em grupos familiares de 2 a 8 indivíduos e, à noite, todo o grupo se retira para buracos de árvores para dormir. É um animal sensível à luz solar direta e, portanto, passa os períodos mais quentes do dia abrigado na vegetação densa da floresta.

Dentro do grupo familiar geralmente apenas uma fêmea reproduz durante a época de reprodução. Essa espécie reproduz uma vez por ano. O grupo defende um território de 40 ha até mais de 100 ha (o tamanho do território depende da disponibilidade e distribuição dos alimentos).

O pico de nascimentos ocorre de setembro a março, e as fêmeas geralmente dão à luz gêmeos. A interação social é um componente chave na manutenção de um sistema reprodutor como esse.

Habitat

O mico-leão-de-cara-preta é uma espécie endêmica da Mata Atlântica com uma distribuição restrita que consiste de uma pequena população continental e uma insular, cada uma com habitats distintos. A população continental tem preferência por habitats de pântanos, áreas inundadas e florestas secundárias. A população insular tem preferência por habitat de florestas de planícies e restinga. Ambas as populações permanecem estritamente em altitudes abaixo de 40 m.

Distribuição

O mico-leão-de-cara-preta tem uma distribuição geográfica restrita, sendo encontrado no litoral do Paraná (Parque Nacional de Superagui) e no litoral do extremo sul de São Paulo.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Black-Faced Lion Tamarin." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 13 Nov. 2016. Web. 8 Apr. 2017.
  • Black-Faced Lion Tamarin fact file on ARKive.
  • Martin, P. 2003. "Leontopithecus caissara" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Kierulff, M.C.M., Rylands, A.B., Mendes. S.L. & de Oliveira, M.M. 2008. Leontopithecus caissara. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T11503A3289886.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.