Macaco-narigudo

Fotografia por Charles James Sharp, CC BY-SA

Local da foto: Sabah, Bornéu, Malásia

 Canon EOS 70D (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/640s  •  ISO: 640
Data em que a foto foi tirada: 14/05/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Macaco-narigudo

Nasalis larvatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Cercopithecidae
Gênero Nasalis
Nome Científico Nasalis larvatus(Wurmb, 1787)
Nome Inglês Long-nosed Monkey, Proboscis Monkey
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 2008)

Descrição

O macaco-narigudo é uma grande espécie de macaco do Velho Mundo da família Cercopithecidae e uma das maiores espécies de macacos nativas da Ásia.

O macaco-narigudo tem uma pelagem longa. O pelo no dorso é laranja brilhante, marrom avermelhado, marrom amarelado ou vermelho tijolo. O pelo na parte inferior é cinza-claro, amarelado, ou acinzentado ao laranja-claro. Ambos os sexos têm barriga saliente. Os filhotes nascem com pelo preto e uma face azul vívida. Esta espécie apresenta dimorfismo sexual. Os machos têm um comprimento (cabeça-corpo) de 66 a 76 cm e geralmente pesam entre 16 e 22,5 kg. As fêmeas têm entre 53 e 62 cm de comprimento (cabeça-corpo) e pesam entre 7 e 12 kg. Além disso, a característica dimórfica mais marcante é o grande nariz ou tromba dos machos maduros, que pode exceder 10 cm de comprimento e se pendurar abaixo da boca. No entanto, o nariz da fêmea ainda é relativamente grande para um primata.

O motivo do grande nariz dos machos ainda é um assunto que gera controvérsia, mas pode ser uma forma de seleção sexual, com as fêmeas preferindo os machos com grandes narizes, possivelmente porque estes têm melhores vocalizações.

Biologia

O macaco-narigudo é uma espécie diurna, preferindo estar ativo do final da tarde até o anoitecer, e é principalmente arborícola. É um bom nadador, capaz de nadar 20 m debaixo d'água. Ele pode atravessar rios nadando se estiver sozinho ou pode cruzar rios em pontos estreitos saltando de uma árvore de um lado da margem do rio para o outro lado se estiver em grupo.

A dieta do macaco-narigudo é composta em grande parte de folhas novas entre junho e dezembro, e de frutos entre janeiro e maio, mas sementes e flores também são consumidas.

O macaco-narigudo é um animal social e geralmente vive em grupo. Existem dois tipos de grupo dentro da sociedade do macaco-narigudo: um grupo composto por um macho dominante e várias fêmeas com suas crias, e um grupo composto apenas de machos. Os grupos geralmente são compostos por 3 a 32 indivíduos, mas podem ser maiores. Muitos grupos se juntam para dormir ao anoitecer. Estes encontros podem ser ruidosos com machos rivais se exibindo uns para os outros. Os grupos não dormem no mesmo lugar por noites consecutivas. Os mesmos grupos se associam regularmente e há pouca agressão entre machos em grupos com um único macho dominante.

A fêmea do macaco-narigudo dá à luz apenas um filhote, após um período de gestação de aproximadamente 6 meses. O filhote permanece com sua mãe durante os primeiros anos. O nariz de um jovem macho cresce lentamente até atingir a idade adulta.

Habitat

O macaco-narigudo tem como habitat as florestas de mangue do litoral e as florestas de várzea perto de rios de água doce.

Distribuição

O macaco-narigudo é endêmico da Ilha de Bornéu no sudeste da Ásia, e é encontrado ao longo da costa de Bornéu: Brunei, Kalimantan (parte Indonésia da Ilha de Bornéu), e Sabá e Sarawak (parte da Malásia localizada na Ilha de Bornéu).

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Proboscis Monkey." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 6 Apr. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Proboscis Monkey fact file on ARKive.
  • Woltanski, A. 2004. "Nasalis larvatus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Meijaard, E., Nijman, V. & Supriatna, J. 2008. Nasalis larvatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T14352A4434312.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.