Lobo-vermelho

Fotografia por Seth Bynum / PDZA / U.S. Fish and Wildlife Service, CC BY

Local da foto: Aquário e Zoológico de Point Defiance, Washington, Estados Unidos

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Lobo-vermelho

Canis rufus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Canis
Nome Científico Canis rufusAudubon & Bachman, 1851
Nome Inglês Red Wolf
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2008)

Descrição

O lobo-vermelho é uma espécie de mamífero da família Canidae e um dos canídeos mais raros do mundo.

A pelagem do lobo-vermelho costuma ser mais avermelhada e esparsamente peluda do que a do coiote (Canis latrans) e do lobo-cinzento (Canis lupus), e podem ocorrer indivíduos com melanismo. Sua pelagem geralmente tem uma coloração que varia do castanho ao acinzentado, com marcas claras ao redor dos lábios e olhos. O dorso tende a ser escuro e a cauda tem uma ponta preta. As orelhas são proporcionalmente maiores do que as do coiote e do lobo-cinzento.

O lobo-vermelho geralmente tem um tamanho intermediário entre o coiote e o lobo-cinzento, embora alguns espécimes podem ser maiores do que lobos-cinzentos pequenos. Os adultos têm entre 95 e 120 cm de comprimento (cabeça-corpo), e uma cauda entre 25 e 35 cm. O peso varia entre 20 e 35 kg. Os machos geralmente são maiores do que as fêmeas.

Biologia

O lobo-vermelho geralmente é uma espécie crepuscular, mais ativo ao amanhecer e ao entardecer. Ele vive em alcateias discretas, que têm um território exclusivo. Uma alcateia normalmente contém um casal reprodutor (o macho e a fêmea vivem juntos por toda a vida) e seus descendentes, mas alcateias maiores podem ocorrer.

A dieta do lobo-vermelho é composta de mamíferos como coelhos-do-pântano, ratões-do-banhado, cervos e guaxinins, mas ele também pode se alimentar de carniça.

A época de reprodução do lobo-vermelho ocorre entre janeiro e março, e as tocas estão localizadas entre a vegetação densa, em buracos profundos entre campos ou nas margens de canais, ou em ocos de grandes árvores. As ninhadas têm, em média, de 3 a 6 filhotes, mas podem ser compostas de até 8 filhotes. O casal reprodutor cuida dos filhotes com a ajuda dos outros membros jovens da alcateia. Os filhotes geralmente se dispersam da sua alcateia natal entre 15 e 20 meses de idade.

Habitat

O lobo-vermelho habita pântanos, florestas, áreas úmidas e sertões.

Distribuição

O lobo-vermelho antigamente era encontrado ao longo do sudeste dos Estados Unidos, desde a costa Atlântica e do Golfo, ao norte até o Vale do Rio Ohio e Pensilvânia central, e a oeste até o Texas central e sudeste de Missouri. Depois de um maciço declínio durante o século 20, a espécie foi declarada extinta da natureza em 1980 depois que os últimos 17 lobos-vermelhos selvagens foram capturados e levados para o cativeiro para começarem um programa de reprodução em cativeiro. Um programa de recuperação de grande sucesso desde então tem reintroduzido o lobo-vermelho em uma área remota, no nordeste da Carolina do Norte, e ao redor do Rio Alligator, Mattamuskeet, e Refúgio Selvagem Nacional Lagos Pocosin. Em 2003, a população de lobos-vermelhos reintroduzidos na natureza numerou cerca de 100 indivíduos em 20 grupos familiares.

Ameaças

A população de lobos-vermelhos sofreu com a perseguição e perda de habitat, pois as florestas foram destruídas para abrir caminho para a agricultura. Os lobos-vermelhos foram extensivamente capturados e abatidos porque eram considerados uma ameaça direta para o gado e a caça. A hibridação representou mais um ameaça para a sobrevivência da espécie, pois a população se tornou cada vez mais fragmentada; indivíduos isolados poderiam acasalar com o seu parente próximo, o coiote. A classificação taxonômica do lobo-vermelho foi amplamente debatida. Pesquisas genéticas e morfológicas recentes sugerem que o lobo-vermelho é uma espécie distinta, ao invés de um descendente híbrido do cruzamento do lobo-cinzento e coiote.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Red Wolf." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 4 Apr. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Red Wolf fact file on ARKive.
  • Kelly, B.T., Beyer, A. & Phillips, M.K. 2008. Canis rufus. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T3747A10057394.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.