Lobo-dourado-africano

Copyright © Ken Behrens

Local da foto: Tanzânia

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Lobo-dourado-africano

Canis anthus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Canis
Nome Científico Canis anthusF. Cuvier, 1820
Nome Inglês African Golden Wolf
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O lobo-dourado-africano é uma espécie de mamífero da família Canidae. Anteriormente classificado como uma subespécie do chacal-dourado (Canis aureus), em 2015 ele foi classificado como uma espécie distinta, depois de uma série de análises de DNA mitocondrial e genoma nuclear que mostraram que ele era, de fato, uma espécie distinta.

O lobo-dourado-africano tem orelhas e focinho relativamente longos, enquanto a cauda é relativamente curta, medindo 20 cm de comprimento. A cor da pelagem varia individualmente, sazonalmente e geograficamente, embora a coloração mais comum seja amarelada ao cinza prateado, com os membros ligeiramente avermelhados e salpicados de preto na cauda e nos ombros. A garganta, abdômen e as marcas faciais geralmente são brancas, e os olhos são âmbar.

Apesar de superficialmente semelhante ao chacal-dourado da Eurásia (particularmente no leste da África), o lobo-dourado-africano tem um focinho mais pontudo e dentes mais robustos e nítidos. As orelhas são mais longas no lobo-dourado-africano e o crânio tem uma testa mais elevada.

O lobo-dourado-africano tem entre 7 e 15 kg.

Biologia

O lobo-dourado-africano tem um dieta composta principalmente de presas pequenas, como lebres, ratos, esquilos terrestres e ratos-da-cana. Outras presas incluem lagartos, serpentes e aves que nidificam no solo. Ele também consome uma grande quantidade de insetos, incluindo besouros, larvas, cupins e gafanhotos. Jovens gazelas, duikers e facóceros também são abatidos e consumidos.

A organização social do lobo-dourado-africano é extremamente flexível, variando de acordo com a disponibilidade e distribuição de alimento. A unidade social básica é um casal reprodutor, seguido pelos seus descendentes atuais ou descendentes de ninhadas anteriores que permanecem como "ajudantes". Grandes grupos são raros. As relações familiares entre lobos-dourados-africanos são relativamente pacíficas se comparadas com as do chacal-de-dorso-preto (Canis mesomelas); apesar do comportamento sexual e territorial dos filhotes crescidos ser suprimido pelo casal reprodutor, eles não são ativamente expulsos quando atingem a idade adulta. No Serengeti, casais defendem territórios permanentes que abrangem de 2 a 4 km², e deixam seus territórios apenas para beber água ou quando são atraídos por uma grande carcaça. O casal patrulha e marca seu território. Tanto os casais quanto os ajudantes reagem agressivamente com os intrusos.

No Serengeti os filhotes nascem em dezembro/janeiro e começam a comer alimentos sólidos depois de um mês. O desmame começa com a idade de dois meses e termina com quatro meses. Nessa fase os filhotes são quase independentes e aventuram-se a até 50 m da toca, até mesmo dormindo a céu aberto. A fêmea alimenta os filhotes com mais frequência do que o macho e os ajudantes, e a presença dos ajudantes permite que o casal reprodutor deixe a toca para caçar sem deixar a ninhada desprotegida. A toca do lobo-dourado-africano geralmente é uma toca abandonada ou modificada de um oricteropo (Orycteropus afer) ou de um facócero.

Habitat

O lobo-dourado-africano habita áreas costeiras e montanhosas, zonas de clima semiárido e tropical, savanas, áreas agrícolas, margens de desertos, áreas rochosas e falésias. Nas Montanhas Atlas a espécie tem sido avistada em elevações de até 1.800 m.

Distribuição

O lobo-dourado-africano é encontrado no norte e nordeste da África. Ele ocorre do Senegal ao Egito no leste, em uma área incluindo Marrocos, Argélia e Líbia no norte, até a Nigéria, Chade e Tanzânia no sul.

Subespécies

  • Canis anthus algirensis
  • Canis anthus anthus
  • Canis anthus bea
  • Canis anthus lupaster
  • Canis anthus riparius
  • Canis anthus soudanicus

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "African Golden Wolf." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 7 Mar. 2017. Web. 8 Apr. 2017.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.