Lince-vermelho

Fotografia por Alan D. Wilson, CC BY-SA

Local da foto: Vernon, Colúmbia Britânica, Canadá

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Lince-vermelho

Lynx rufus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Lynx
Nome Científico Lynx rufus(Schreber, 1777)
Nome Inglês Red Lynx, Bay Lynx, Bobcat
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O lince-vermelho é uma espécie de mamífero da família Felidae.

Como outros linces, o lince-vermelho tem pernas longas em relação ao tamanho do seu corpo, uma cabeça pequena e longos pelos que se estendem desde as orelhas até abaixo das mandíbulas, que parecem uma juba. As orelhas são grandes, mas os tufos pretos nas pontas são menos visíveis do que os das outras espécies de linces, ou podem até mesmo não existir. A pelagem é curta, macia e densa, e geralmente tem vários tons de marrom, embora alguns espécimes têm uma tonalidade ruiva, e marcada com listras e manchas escuras. As partes inferiores são mais claras na cor, com manchas pretas, e a cauda curta tem uma ponta preta na parte superior, mas é branca por baixo. Os machos geralmente são maiores do que as fêmeas, e também existe variação geográfica significativa no tamanho - os linces do norte tendem a ser maiores do que os linces do sul.

O lince-vermelho tem entre 65-105 cm de comprimento, uma cauda entre 9-11 cm de comprimento, e peso que varia entre 5-13 kg.

Biologia

O lince-vermelho geralmente é mais ativo ao amanhecer e ao entardecer, mas em algumas partes da sua área de distribuição ele é mais noturno, enquanto em outras áreas é visto com frequência durante o dia, especialmente durante o inverno, quando as presas são mais escassas. Sua dieta é composta de coelhos e lebres, mas também se alimenta de uma grande variedade de outras presas que variam em tamanho, de ratos a cervos. Este felino é capaz de caçar presas de até dez vezes o peso do seu próprio corpo.

Como a maioria dos outros felinos, o lince-vermelho tem um estilo de vida solitário, exceto durante a época de acasalamento. Os territórios são muito variáveis, dependendo do habitat, e variam de 6 a 325 km². Machos e fêmeas mantêm seus territórios pela marcação de cheiro, usando excrementos, urina e arranhões. O território do macho geralmente sobrepõe o de outros machos, bem como o território de fêmeas.

A fêmea do lince-vermelho geralmente produz uma única ninhada por ano, com um pico de reprodução entre fevereiro e abril. O período de gestação dura cerca de 63 dias, e o tamanho médio da ninhada é de três filhotes, mas pode ser de até seis filhotes. Com três a cinco meses de idade, os filhotes começam a viajar com a mãe, e geralmente são dependentes até cerca de sete meses de idade. As fêmeas atingem a maturidade sexual com um ano de idade, e os machos aos 2 anos de idade.

Habitat

O lince-vermelho habita uma grande variedade de habitats, incluindo florestas boreais e de coníferas, cerrado, pântanos, desertos e montanhas. No entanto, esta espécie tem uma preferência por áreas com densa cobertura.

Distribuição

O lince-vermelho ocorre na maior parte dos Estados Unidos, sul do Canadá e norte do México.

Ameaças

A maior ameaça para o lince-vermelho é a perda de habitat. Além disso, existe alguma preocupação com relação a ameaça do aumento da competição com as populações de coiotes que estão crescendo em partes da área de ocorrência do lince-vermelho, bem como a perseguição localizada do lince-vermelho como uma praga para animais domésticos.

Subespécies

  • Lynx rufus rufus - ocorre no leste das Grandes Planícies na América do Norte.
  • Lynx rufus fasciatus - ocorre no oeste das Grandes Planícies na América do Norte.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Bobcat." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 17 Mar. 2017. Web. 26 Mar. 2017.
  • Bobcat fact file on ARKive.
  • Kelly, M., Morin, D. & Lopez-Gonzalez, C.A. 2016. Lynx rufus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T12521A50655874.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 19 Fev 2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.