Lince-euroasiático

Fotografia por The Wasp Factory, CC BY-NC-SA

Local da foto: Tierpark Sababurg, Alemanha

 Canon EOS 5D Mark III (Canon)
Distância Focal: 420mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/500s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 08/03/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Lince-euroasiático

Lynx lynx
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Lynx
Nome Científico Lynx lynx(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Eurasian Lynx, European Lynx
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2015)

Descrição

O lince-euroasiático é uma espécie de mamífero da família Felidae,  a maior das quatro espécies de lince e um dos maiores predadores da Europa.

O lince-euroasiático tem pernas poderosas, com membros posteriores ligeiramente mais longos, adaptados para saltar. Em comum com outras espécies de linces, as grandes orelhas são decoradas com tufos de pelos pretos, e os longos pelos da face formam uma espécie de colar facial, parecendo quase como uma juba no inverno. A pelagem é longa e extremamente densa, especialmente durante o inverno, e é mais variável na coloração do que em qualquer outro felino.

Embora a pelagem mais curta de verão tende a ser mais avermelhada ou marrom na cor, a pelagem de inverno pode ser cinza prateada, cinza amarelada, marrom acinzentada grisalha, cinza azulada ou cinza-escura. O padrão da pelagem também é incrivelmente variável, com alguns indivíduos com manchas pretas visíveis, às vezes unindo em listras estreitas, enquanto outros não têm manchas. As partes inferiores geralmente são brancas, e a cauda curta e grossa tem uma ponta preta. Durante o inverno, as grandes patas são cobertas com pelos longos, densos e desgrenhados que proporcionam um melhor deslocamento pela neve profunda.

O lince-euroasiático tem entre 80 e 130 cm de comprimento (cabeça-corpo) e um cauda de 16 a 23 cm de comprimento. Os machos pesam entre 18 e 30 kg, e as fêmeas pesam entre 8 e 21 kg. Os linces machos da Sibéria, onde a espécie atinge um tamanho de corpo maior, podem pesar até 38 kg.

Biologia

O lince-euroasiático é um felino principalmente ativo ao amanhecer e ao anoitecer, mas pode caçar ativamente durante qualquer hora do dia. A maior parte da sua dieta é composta de mamíferos herbívoros, tais como o cervo-vermelho (Cervus elaphus) e a corça (um pequeno cervo europeu). Javalis, castores, lebres, coelhos, pequenos roedores, outros carnívoros e aves também fazem parte da sua dieta quando animais maiores estão escassos. Um caçador eficiente, o lince-euroasiático é capaz de abater presas três a quatro vezes o seu próprio tamanho.

Em comum com outros felinos solitários, o lince-eurasiático parece ter uma organização social que envolve machos habitando grandes territórios, dentro dos quais uma ou mais fêmeas residem. Enquanto os territórios das fêmeas tendem a apresentar pouca sobreposição, os territórios dos machos muitas vezes se sobrepõem até certo ponto, embora os machos normalmente se evitam. O lince-euroasiático marca seu território com urina, excrementos, marcas e arranhões.

O período de gestação do lince-euroasiático é de 67 a 74 dias, e a fêmea dá à luz uma ninhada de 1 a 4 filhotes em uma toca abrigada. Os filhotes nascem cegos e indefesos, pesando entre 240 e 300 g. Eles abrem os olhos depois de 10 a 12 dias. Aos três meses de idade os filhotes são desmamados e começam a acompanhar a fêmea, eventualmente deixando-a antes da próxima temporada de acasalamento. A fêmea atinge a maturidade sexual entre 20 e 24 meses de idade, e os machos entre 30 e 34 meses.

Habitat

O lince-euroasiático está associado principalmente com regiões de florestas, mas na Ásia Central ocorre em áreas mais abertas, levemente arborizadas.

Distribuição

O lince-euroasiático tem uma ampla distribuição, desde a Europa Ocidental pelas florestas boreais da Rússia, descendo até a Ásia central e platô tibetano. As populações no sudeste da sua área de ocorrência geralmente são pequenas e muito separadas, enquanto que na maior parte da sua área de ocorrência histórica, que vai da Escandinávia, pela Rússia e Ásia central, a sua população está em grande parte intacta.

Ameaças

As maiores ameaças para o lince-euroasiático são a caça por causa da sua pele para o comércio ilegal de peles, a perda de habitat e o esgotamento de presas.

Subespécies

A classificação precisa das subespécies do lince-euroasiático ainda é assunto de debate, mas com base na interpretação recente, a lista inclui:

  • Lince-do-norte (Lynx lynx lynx) - ocorre no norte da Europa e Sibéria ocidental (Escandinávia, Finlândia, Bielorrússia, Países Bálticos, parte europeia da Rússia a leste até o rio Yenissei).
  • Lince-de-cárpatos (Lynx lynx carpathicus) - ocorre na região leste e central da Europa, habitando as montanhas de Cárpatos.
  • Lince-dos-balcãs (Lynx lynx balcanicus) - ocorre nos Balcãs (Albânia, Macedônia, Montenegro, Kosovo).
  • Lince-do-cáucaso (Lynx lynx dinniki) - ocorre na Cordilheira do Cáucaso, ao sul até a Turquia, Iraque e Irã.
  • Lince-do-turquestão (Lynx lynx isabellinus) - ocorre na Ásia central (Turcomenistão, Afeganistão, Paquistão, Uzbequistão, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, China, Índia, Nepal, Butão).
  • Lince-siberiano (Lynx lynx wrangeli) - ocorre na Sibéria a leste do rio Yenisei (Rússia) até a China.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Eurasian Lynx." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 17 Mar 2017. Web. 28 Mar 2017.
  • Eurasian Lynx fact file on ARKive.
  • Foster, H. 2010. "Lynx lynx" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Breitenmoser, U., Breitenmoser-Würsten, C., Lanz, T., von Arx, M., Antonevich, A., Bao, W. & Avgan, B. 2015. Lynx lynx. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T12519A50655266.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 27 Jan 2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.