Lince-do-canadá

Fotografia por Keith Williams, CC BY

Local da foto: Yukon, Canadá

 NIKON D60 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 500mm  •  Abertura: f/6.3  •  Tempo de Exposição: 1/500s  •  ISO: 125
Data em que a foto foi tirada: 21/03/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Lince-do-canadá

Lynx canadensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Lynx
Nome Científico Lynx canadensisKerr, 1792
Nome Inglês Canadian Lynx, Canada Lynx
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O lince-do-canadá, conhecido também como lince-canadense, é uma espécie de mamífero da família Felidae.

É um felino selvagem robusto, com membros anteriores longos que são um pouco menores do que os membros posteriores, dando-lhe uma aparência ligeiramente curvada. Ele tem uma aparência semelhante à do lince-euroasiático (Lynx lynx).

Em comum com outras espécies de linces, as orelhas triangulares são pontudas com tufos de pelos pretos visíveis, enquanto os pelos compridos da face dão a impressão de um colar em volta do pescoço, especialmente durante o inverno. Um aspecto particularmente característico são as grandes patas, que se espalham amplamente e são cobertas com pelos densos e longos, permitindo o lince correr na superfície da neve profunda. Embora um tanto variável, a pelagem longa e espessa geralmente é cinza amarelada e sem marcas. As partes superiores podem ter uma aparência fosca, cinza no inverno, as partes inferiores têm uma coloração clara com manchas escuras mosqueadas. A cauda é curta e grossa e a ponta é completamente preta.

O lince-do-canadá tem entre 76 e 106 cm de comprimento (cabeça-corpo), uma cauda de 5 a 12 cm e pesa, em média, entre 5 e 17 kg. Os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas.

Biologia

O lince-do-canadá é um felino reservado, solitário e principalmente noturno, mas pode estar ativo a qualquer hora do dia. Ele parece ser territorial. Os territórios das fêmeas podem se sobrepor, mas os machos ocupam áreas distintas. O território do macho inclui o território de uma ou mais fêmeas e seus filhotes, e pode variar entre 11 e 300 km². Os adultos geralmente se evitam, exceto durante a época de reprodução.

O lince é um predador principalmente visual, mas também tem uma audição bem desenvolvida, e caça principalmente à noite. Ele se alimenta predominantemente de lebres-americanas (Lepus americanus), que normalmente compõem 60 a 97% da sua dieta. No entanto, especialmente no verão, ele também come roedores e aves, e às vezes caça presas maiores, como veados. Como muitos felinos, ele também come carniça quando há disponibilidade.

Durante a época de reprodução, que geralmente ocorre entre março e abril, há um aumento nas vocalizações e marcações de cheiro com urina. O acasalamento é seguido por um período de gestação de 63 a 64 dias, após o qual a fêmea dá à luz uma ninhada de 1 a 8 filhotes pesando cerca de 200 g. Quando as presas são abundantes, as fêmeas podem atingir a maturidade reprodutiva em torno de 10 meses, mas, em épocas de escassez, elas atingem a maturidade por volta dos dois anos de idade. Os machos atingem a maturidade sexual aos dois ou três anos de idade.

O lince-do-canadá pode viver até 14 anos em cativeiro, embora a sua expectativa de vida provavelmente seja menor na natureza.

Habitat

O lince-do-canadá geralmente é encontrado em florestas boreais densas, especialmente onde as densidades de lebres-americanas são altas, mas ele também pode se aventurar em florestas abertas e áreas rochosas.

Distribuição

Endêmico da América do Norte, o lince-do-canadá ocorre desde a linha de árvores do Ártico, ao sul em grande parte do Alasca e Canadá, e em partes norte dos Estados Unidos.

Ameaças

Em grande parte da sua área de ocorrência, a população do lince-do-canadá permanece bem distribuída, abundante e em grande parte estável. No entanto, o estado das populações no leste do Canadá e nos Estados Unidos é menos favorável. No leste do Canadá ele está lutando para competir com os coiotes do leste, que expandiram a sua área de ocorrência nas últimas décadas, enquanto nas partes sul da sua área de ocorrência nos Estados Unidos, ele está ameaçado principalmente pela fragmentação e alteração do seu habitat, mortalidade acidental e aumento da competição com outros predadores.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Canada Lynx." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 12 Mar. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Canada Lynx fact file on ARKive.
  • Fox, D. and T. Murphy 2002. "Lynx canadensis" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Vashon, J. 2016. Lynx canadensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T12518A101138963.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 19 Fev 2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.