Leopardo-indiano

Fotografia por Srikaanth Sekar, CC BY-SA

Local da foto: Parque Nacional Nagarhole, Karnataka, Índia

 NIKON D7000 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 1250
Data em que a foto foi tirada: 26/08/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Leopardo-indiano

Panthera pardus fusca
 Subespécie
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Panthera
Nome Científico Panthera pardus fusca(Meyer, 1794)
Nome Inglês Indian Leopard
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

O leopardo-indiano é uma espécie de mamífero da família Felidae, uma das subespécies de leopardo existentes e um dos grandes felinos da Índia.

O leopardo-indiano tem pernas fortes, uma cauda longa e bem formada, cabeça grande, focinho largo, orelhas curtas e pequenas, e olhos cinza amarelados.

Basicamente amarela pálido a castanho amarelada ou dourada (exceto leopardos melânicos), a pelagem do leopardo-indiano tem manchas e rosetas; as manchas se tornam mais claras em direção à região ventral branca e as partes internas e inferiores das pernas. As rosetas são mais distintas na região dorsal, flancos e quartos traseiros. O padrão das rosetas é único para cada indivíduo. Os juvenis têm pelagem lanosa, e parece mais escura devido às manchas densamente dispostas. A cauda, de ponta branca, tem entre 60 e 100 cm de comprimento, é branca por baixo e tem rosetas, exceto na parte final, onde as manchas formam faixas incompletas. As rosetas são maiores em populações asiáticas e sua pelagem amarela tende a ser mais pálida e de cor creme em populações de deserto, mais cinza em climas mais frios, e de um tom dourado mais escuro em habitats de floresta tropical.

Leopardos-indianos machos têm entre 127 e 142 cm de comprimento (cabeça-corpo), uma cauda entre 76 e 91 cm de comprimento, e peso entre 50 e 77 kg. As fêmeas são menores e têm entre 104 e 117 cm de comprimento (cabeça-corpo), uma cauda entre 76 e 87 cm de comprimento, e peso entre 29 e 34 kg.

Biologia

O leopardo é um animal elusivo, solitário e principalmente noturno. O leopardo é conhecido pela sua habilidade ao escalar árvores, e é visto com frequência descansando em galhos de árvores durante o dia, arrastando sua caça para cima das árvores e pendurando-a lá, e descendo de árvores de cabeça. É um poderoso nadador, embora não seja tão disposto a natação como alguns outros grandes felinos, como o tigre (Panthera tigris). É um felino muito ágil e pode correr mais de 58 km/h, saltar mais de 6 m na horizontal, e saltar até 3 m na vertical. O leopardo produz um série de vocalizações, incluindo grunhidos, rugidos, rosnados, miados e ronronados.

O leopardo é um felino versátil, caçador oportunista, e tem uma dieta muito variada. Apesar de ser menor do que a maioria dos outros membros do gênero Panthera, ele é capaz de abater presas grandes graças ao seu grande crânio que favorecem os músculos da poderosa mandíbula. A dieta do leopardo-indiano inclui presas como o cervo-pintado-indiano (Axis axis), o cervo-sambar (Rusa unicolor), o nilgai (Boselaphus tragocamelus), o javali (Sus scrofa), o langur-cinzento (gênero Semnopithecus), lebres e pavões.

Dependendo da região, o leopardo pode acasalar durante todo o ano. O período de gestação é 90 a 105 dias e a fêmea geralmente dá à luz uma ninhada de 2 a 4 filhotes. A mortalidade dos filhotes é estimada em 41 a 50% durante o primeiro ano. A fêmea dà à luz em uma caverna, fenda entre rochas, árvore oca, ou em uma toca em um matagal. Os filhotes nascem com os olhos fechados, que se abrem de 4 a 9 dias após o nascimento. A pelagem dos filhotes tende a ser maior e mais espessa do que a dos adultos. Sua pelagem também é mais cinzenta com manchas menos definidas. Com aproximadamente 3 meses de idade, os filhotes começam a seguir a mãe nas caças. Com um ano de idade, os jovens filhotes provavelmente já podem cuidar de si mesmos, mas permanecem com a mãe durante um período de 18 a 24 meses. O leopardo vive, em média, entre 12 e 17 anos.

Habitat

O leopardo-indiano habita florestas tropicais, florestas decíduas secas, florestas temperadas e florestas de coníferas do norte, mas não ocorre nas florestas de mangue de Sundarbans.

Distribuição

O leopardo-indiano tem uma ampla distribuição no subcontinente indiano. Ele ocorre em toda a Índia, Nepal, Butão, Bangladesh e partes do Paquistão.

Ameaças

O leopardo-indiano está ameaçado pela perda e fragmentação do seu habitat, pela caça para o comércio ilegal de peles e partes do corpo, e pela perseguição humana em decorrência de situações de conflito em uma região dominada pela presença humana.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Indian Leopard." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 2 Apr. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Stein, A.B., Athreya, V., Gerngross, P., Balme, G., Henschel, P., Karanth, U., Miquelle, D., Rostro-Garcia, S., Kamler, J.F., Laguardia, A., Khorozyan, I. & Ghoddousi, A. 2016. Panthera pardus. (errata version published in 2016) The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T15954A102421779.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.