Leopardo-do-sri-lanka

Fotografia por Thimindu Goonatillake, CC BY-SA

Local da foto: Parque Nacional Yala, Sri Lanka

 Canon EOS 50D (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/400s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 24/04/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Leopardo-do-sri-lanka

Panthera pardus kotiya
 Subespécie
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Panthera
Nome Científico Panthera pardus kotiyaDeraniyagala, 1956
Nome Inglês Sri Lankan Leopard
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

O leopardo-do-sri-lanka é um mamífero da família Felidae e uma das subespécies reconhecidas de leopardo, o menor dos grandes felinos.

O leopardo-do-sri-lanka tem um corpo ágil e alongado apoiado em pernas relativamente encorpadas e grandes patas. Esta subespécie geralmente é maior em tamanho do que as outras subespécies de leopardo. A pelagem deste felino é amarelada ou amarela enferrujada, marcada com rosetas e pintas escuras, uma característica da espécie. As marcas na pelagem são únicas, como impressões digitais em seres humanos. As rosetas dessa subespécie são menores do que as do leopardo-indiano (Panthera pardus fusca).

As fêmeas, têm em média, 100 cm de comprimento (cabeça-corpo), uma cauda de 77,5 cm de comprimento e peso médio de 29 kg. Os machos têm, em média, 127 cm de comprimento (cabeça-corpo), uma cauda de 86 cm de comprimento e pesam, em média, 56 kg.

Biologia

Nenhum estudo científico detalhado do leopardo-do-sri-lanka foi feito até hoje. No entanto, observações revelaram que este leopardo pode ser mais social do que as outras subespécies. O leopardo-do-sri-lanka pode abater presas bem maiores, incluindo búfalos quase totalmente adultos. Estas diferenças refletem a posição única do leopardo-do-sri-lanka no topo da cadeia alimentar no Sri Lanka - leopardos em outros lugares são superados por felinos maiores, como o leão (Panthera leo) e o tigre (Panthera tigris).

O leopardo-do-sri-lanka prefere caçar à noite, mas também é ativo durante o amanhecer e ao anoitecer, assim como durante o dia. É um animal que persegue e embosca suas presas, e é um caçador oportunista. Sua dieta inclui pequenos mamíferos, aves e répteis, bem como animais maiores como o cervo-pintado-indiano (Axis axis), cervo-sambar (Rusa unicolor), javalis e macacos. Ele raramente leva suas presas abatidas para as árvores, como faz o leopardo-indiano e o leopardo-africano (Panthera pardus pardus), provavelmente devido à falta de outros grandes predadores e relativa abundância de presas. Como ele é o predador de topo no Sri Lanka, ele não precisa proteger sua caça.

O leopardo é um animal principalmente noturno e arborícola, e geralmente solitário, com exceção das fêmeas com filhotes. Ambos os sexos ocupam territórios, sendo que o território do macho sobrepõe os territórios de várias fêmeas. O tamanho da ninhada geralmente é de dois filhotes e o período de reprodução provavelmente ocorre durante a estação seca, que vai de maio a julho.

Habitat

Muito pouco se sabe sobre o leopardo-do-sri-lanka, mas indivíduos dentro do Parque Nacional de Yala, no sudeste do país, são encontrados em matagais com afloramentos rochosos dispersos.

Distribuição

O leopardo-do-sri-lanka é uma espécie endêmica do Sri Lanka, uma ilha no norte do Oceano Índico.

Ameaças

A sobrevivência do leopardo-do-sri-lanka está ameaçada devido à caça para o comércio ilegal (principalmente para a Índia) e conflito com seres humanos. A destruição do seu habitat também é uma grande ameaça.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Sri Lankan Leopard." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 8 Mar. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Sri Lankan Leopard fact file on ARKive.
  • Stein, A.B., Athreya, V., Gerngross, P., Balme, G., Henschel, P., Karanth, U., Miquelle, D., Rostro-Garcia, S., Kamler, J.F., Laguardia, A., Khorozyan, I. & Ghoddousi, A. 2016. Panthera pardus. (errata version published in 2016) The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T15954A102421779.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.