Leopardo-das-neves

Fotografia por Cnarraway, CC BY-NC

Local da foto: Região de Ladaque, Jammu e Caxemira, Índia

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Leopardo-das-neves

Panthera uncia
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Panthera
Nome Científico Panthera uncia(Schreber, 1775)
Nome Inglês Snow Leopard
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2017)

Descrição

O leopardo-das-neves é uma espécie de mamífero da família Felidae e um felino raro e moderadamente grande. Com uma pelagem grossa e longa, a sua cor base varia do cinza esfumaçado ao amarelo acastanhado, com as partes inferiores esbranquiçadas. Seu corpo tem rosetas abertas que variam do preto ao cinza-escuro na cor, com manchas da mesma cor em sua cabeça e manchas maiores em suas pernas e cauda. Incomum entre os felinos, seus olhos são verde-claros ou cinza.

O leopardo-das-neves possui diversas adaptações para viver em ambientes frios e montanhosos. Seu corpo é robusto, sua pele é grossa e suas orelhas são pequenas e arredondadas, que ajudam a minimizar a perda de calor. Suas patas são largas, que distribui melhor o seu peso para andar na neve. A cauda do leopardo-das-neves é longa e flexível, ajudando-o a manter o equilíbrio, que é muito importante em áreas rochosas. Sua cauda também é muito espessa devido ao armazenamento de gordura e densamente coberta de pelos que lhe permite ser usada como uma manta para proteger seu rosto quando dorme. Os membros anteriores curtos e os longos membros posteriores permitem que o leopardo-das-neves seja particularmente ágil em seu habitat íngreme e acidentado. Seu focinho curto tem grandes cavidades nasais que o ajudam a respirar o ar frio e rarefeito do seu ambiente montanhoso.

O leopardo-das-neves tem entre 100 e 130 cm de comprimento (cabeça-corpo), e uma longa cauda de 80 a 100 cm de comprimento. Os machos pesam entre 44 e 55 kg, e as fêmeas entre 35 e 40 kg.

Biologia

O leopardo-das-neves é um felino mais ativo ao amanhecer e entardecer. Assim como outros felinos, é um predador oportunista, e é capaz de abater presas até três vezes o seu próprio peso, como o carneiro-azul-himalaio (Pseudois nayaur), o tahr-himalaio (Hemitragus jemlahicus) e o markhor (Capra falconeri), mas pode caçar presas muito menores, como lebres e aves.

O leopardo-das-neves geralmente acasala no final do inverno. A fêmea dá à luz uma ninhada de 1 a 5 filhotes, após um período de gestação de 90 a 100 dias, em uma toca rochosa ou fenda de rocha. Os filhotes nascem cegos e indefesos, pesando entre 320 e 567 g, mas já nascem com uma camada espessa de pelos. Seus olhos abrem em cerca de sete dias.

Os filhotes deixam a toca com aproximadamente 2 a 4 meses de idade, mas permanecem com a mãe até se tornarem independentes, após cerca de 18 a 22 meses. Uma vez independentes, eles podem se dispersar por distâncias consideráveis, atravessando grandes extensões para procurar novos locais de caça. Isso provavelmente ajuda a reduzir a endogamia que seria comum em seus ambientes relativamente isolados. O leopardo-das-neves atinge a maturidade sexual entre 2 e 3 anos de idade, e normalmente pode viver de 15 a 18 anos, embora em cativeiro ele pode viver por até 21 anos.

Habitat

O leopardo-das-neves está associado com zonas ecológicas alpinas e subalpinas em altitudes que variam entre 3.000 e 4.500 m. Ele tem como habitat regiões íngremes com penhascos, cordilheiras e afloramentos rochosos.

Distribuição

O leopardo-das-neves tem populações extremamente fragmentadas que são encontradas em áreas montanhosas, remotas e inóspitas da Ásia central, com a maioria dos leopardos-das-neves localizados na região tibetana da China. Ele ocorre no Afeganistão, Butão, China, Índia, Cazaquistão, Quirguistão, Mongólia, Nepal, Paquistão, Rússia, Tajiquistão e Uzbequistão.

Ameaças

As principais ameaças para o leopardo-das-neves incluem o esgotamento das suas presas, comércio ilegal de peles, conflito com a população local em decorrência de ataques do felino ao gado, e a falta de capacidade de conservação, política e consciência.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Snow Leopard." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 14 Mar 2017. Web. 28 Mar 2017.
  • Snow Leopard fact file on ARKive.
  • Jackson, R., Mallon, D., McCarthy, T., Chundaway, R.A. & Habib, B. 2008. Panthera uncia. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T22732A9381126.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 29 Jan 2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.