Lêmure-preto-de-olhos-azuis

Fotografia por Michelle Bender, CC BY-NC-ND

Local da foto: Parque dos Primatas Apenheul, Apeldoorn, Holanda

 Canon EOS 500D (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 19/10/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Lêmure-preto-de-olhos-azuis

Eulemur flavifrons
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Lemuridae
Gênero Eulemur
Nome Científico Eulemur flavifrons(Gray, 1867)
Nome Inglês Blue-eyed Black Lemur, Sclater's Black Lemur, Sclater's Lemur
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2014)

Descrição

O lêmure-preto-de-olhos-azuis, conhecido também como lêmure-de-sclater, é uma espécie de lêmure verdadeiro da família Lemuridae.

Como um primata, o lêmure-preto-de-olhos-azuis tem mãos fortes com palmas como as de um ser humano, com uma textura de borracha que lhe permite agarrar firmemente os galhos. Sua cauda é mais longa do que seu corpo e não é preênsil. Como muitas das espécies do gênero Eulemur, o lêmure-preto-de-olhos-azuis é sexualmente dicromático. Os machos tem uma cor preta sólida, muitas vezes com pelos tingidos de marrom nas raízes. As fêmeas têm coloração marrom avermelhada, com a parte inferior e contorno do rosto castanho-claros. Ele tem um focinho cinza ou marrom-escuro, e a parte de trás de suas mãos e pés são de uma cor escura semelhante. Ambos os sexos têm olhos azuis, daí seu nome comum, e ele é um dos únicos primatas que tem olhos azuis. Os olhos podem variar na cor, do azul elétrico chocante, azul-celeste ou um azul cinzento mais suave.

O lêmure-preto-de-olhos-azuis e o lêmure-preto são muito semelhantes, mas eles podem ser diferenciados pelos olhos azuis e a ausência de tufos de pelos proeminentes nas orelhas do lêmure-preto-de-olhos-azuis. O lêmure-preto tem olhos vermelhos/laranja e os pelos das bochechas são espetados. Até 2008, o lêmure-preto-de-olhos-azuis era considerado uma subespécie do lêmure-preto (Eulemur macaco).

O lêmure-preto-de-olhos-azuis tem entre 39 e 45 cm de comprimento de corpo, e uma cauda entre 51 e 65 cm de comprimento. O seu comprimento total varia entre 90 e 100 cm, com um peso entre 1,8 e 1,9 kg.

Biologia

Esta espécie de lêmure verdadeiro não foi estudada intensivamente na natureza, mas sabe-se que é um animal muito social. O tamanho dos grupos varia entre 4 e 11 indivíduos, em média. As fêmeas são dominantes como na maioria das espécies de lêmures e geralmente há mais machos do que fêmeas em cada grupo social. O lêmure-preto-de-olhos-azuis é considerado uma espécie polígama. As fêmeas dão à luz de 1 a 2 filhotes em junho ou julho, após um período de gestação de 120 a 129 dias. Os filhotes são desmamados após cerca de 5 ou 6 meses, e atingem a maturidade em cerca de 2 anos de idade. Pode viver entre 15 e 30 anos em cativeiro, com poucos registros sobre sua longevidade na natureza.

O lêmure-preto-de-olhos-azuis se comunica com marcações de cheiro, vocalizações e talvez com algumas expressões faciais. A marcação de cheiro é um importante meio de comunicação como na maioria das espécies de lêmures. Ambos os sexos fazem marcações de cheiro em árvores com suas glândulas anogenitais, e os machos também fazem marcações de cheiro usando glândulas do pulso e da palma da mão, esfregando contra as folhas e galhos. Os machos também usam uma glândula de cheiro no topo da cabeça para marcar, abaixando a cabeça e esfregando com movimentos deslizantes rápidos.

O lêmure-preto-de-olhos-azuis também foi observado ser uma espécie altamente agressiva. Ocorrem brigas frequentes entre os membros do grupo, especialmente durante as épocas de reprodução e nascimento. Em cativeiro, foi observado cometer infanticídio contra outras espécies de lêmures, um comportamento que geralmente é incomum, especialmente em cativeiro.

A dieta do lêmure-preto-de-olhos-azuis é composta em grande parte de frutas, pólen e néctar. Durante a estação seca, quando o alimento é escasso, ele pode comer folhas, sementes, bagas e raramente insetos. Também pode invadir plantações e comer algumas das lavouras, o que pode levar a perseguição e morte dos lêmures pelos agricultores.

O lêmure-preto-de-olhos-azuis ajuda a propagar muitas plantas da floresta tropical. Uma vez que ele digere as frutas, mas não as sementes das frutas que come, ele espalha as sementes de mais de 50 espécies de plantas. Ele também poliniza muitas plantas, pois ele se alimenta de pólen e néctar das flores das plantas.

Habitat

O lêmure-preto-de-olhos-azuis habita florestas subtropicais úmidas primárias e secundárias, e florestas secas no noroeste de Madagascar.

Distribuição

O lêmure-preto-de-olhos-azuis tem uma área de ocorrência que se estende do rio Andranomalaza no norte, até o rio Maevarano no sul. Algumas áreas onde ele pode ser visto facilmente são as florestas ao sul de Maromandia, próximo de Antananarivo e Antsiranana. Ele pode ser visto também nos fragmentos de florestas remanescentes da Península Sahamalaza e na floresta Ankarafa. O lêmure-preto-de-olhos-azuis é uma espécie endêmica da ilha de Madagascar.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Blue-Eyed Black Lemur." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 18 Feb. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • Andriaholinirina, N., Baden, A., Blanco, M., Chikhi, L., Cooke, A., Davies, N., Dolch, R., Donati, G., Ganzhorn, J., Golden, C., Groeneveld, L.F., Hapke, A., Irwin, M., Johnson, S., Kappeler, P., King, T., Lewis, R., Louis, E.E., Markolf, M., Mass, V., Mittermeier, R.A., Nichols, R., Patel, E., Rabarivola, C.J., Raharivololona, B., Rajaobelina, S., Rakotoarisoa, G., Rakotomanga, B., Rakotonanahary, J., Rakotondrainibe, H., Rakotondratsimba, G., Rakotondratsimba, M., Rakotonirina, L., Ralainasolo, F.B., Ralison, J., Ramahaleo, T., Razafindraibe, H., Razafindramanana, J., Rowe, N., Salmona, J., Seiler, M., Volampeno, S., Wright, P., Youssouf, J., Zaonarivelo, J. & Zaramody, A. 2014. Eulemur flavifrons. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T8211A16117351.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.