Leão

Fotografia por Paul Buxton, CC BY-NC-ND

Local da foto: Reserva Nacional Masai Mara, Quênia

 Canon EOS 30D (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/7.1  •  Tempo de Exposição: 1/500s  •  ISO: 160
Data em que a foto foi tirada: 13/09/2006
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Leão

Panthera leo
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Panthera
Nome Científico Panthera leo(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Lion
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

O leão é uma espécie de mamífero da família Felidae. É o segundo maior felino do mundo depois do tigre, e um dos quatro grandes felinos do gênero Panthera.

Parece que nenhum animal tem inspirado a imaginação do homem mais do que o leão. Caracterizado como temível, corajoso e majestoso, a força e ferocidade do leão lhe rendeu o título de "rei dos animais" em muitas culturas. Como um dos maiores dos "Grandes Felinos", o leão foi feito para caçar animais muitas vezes maiores o seu próprio tamanho, suas fortes mandíbulas e corpo musculoso criam uma imagem de poder absoluto.

Leões machos são maiores do que as fêmeas e, normalmente possuem uma juba de pelos ao redor de suas cabeças, uma característica única entre a família dos felinos. O resto da pelagem é curta e amarelo acastanhado na cor em ambos os sexos, mais claras na parte de baixo, sem marcas. Atrás das orelhas e o tufo de pelos na ponta da cauda são marrom-escuros ou preto. Filhotes de leão nascem com rosetas marrons que desaparecem com a maturidade, embora alguns leões mantêm manchas fracas quando adultos.

Os machos pesam entre 150 e 240 kg e medem entre 1,7 e 2,5 m de comprimento (cabeça-corpo). As fêmeas pesam entre 122 e 182 kg e medem entre 1,6 e 1,9 m de comprimento (cabeça-corpo). A cauda tem entre 60 e 100 cm de comprimento.

Biologia

O leão é o único felino verdadeiramente social, com as fêmeas relacionadas residindo juntas em bandos e os machos relacionados ou não, formam alianças que competem pela posse de bandos em batalhas ferozes e muitas vezes mortais. Apesar da defesa materna, o infanticídio pelos machos vitoriosos é comum após a tomada de um bando. Esta prática, aparentemente terrível, significa que as leoas serão capazes de reproduzir novamente mais cedo e, o potencial reprodutivo dos machos é maximizado em seu período relativamente curto de mandato no bando (cerca de 2 anos). As fêmeas são capazes de reproduzir aos quatro anos, os machos aos cinco, e nascem de 1 a 6 filhotes após um período de gestação de cerca de 110 dias. As fêmeas são as cuidadoras predominantes dos filhotes, que são dependentes dos adultos até cerca de 16 meses de idade. As fêmeas relacionadas dentro de um bando normalmente se reproduzem em sincronia. Os bandos geralmente consistem de 4 a 6 adultos e seus filhotes, que se dividem em grupos menores quando estão caçando. Embora os machos não cuidem diretamente dos filhotes, eles são importantes na proteção contra machos rivais.

Os leões são animais poderosos que geralmente caçam em grupos coordenados, o que aumenta a probabilidade de uma caça bem-sucedida. As presas geralmente são grandes mamíferos, com uma preferência por gnus, impalas, zebras, búfalos e javalis na África, e nilgai, javalis e várias espécies de veados na Índia.

As fêmeas geralmente vivem mais do que os machos. Os machos atingem seu auge entre 5 e 9 anos. Na natureza, os machos raramente vivem mais do que 10 anos, pois ferimentos causados pela contínua luta com machos rivais reduzem significativamente sua longevidade. As fêmeas geralmente vivem até 15 ou 16 anos. Em cativeiro, os leões sobrevivem cerca de 13 anos.

Habitat

O leão tem uma ampla tolerância de habitat, que vai desde as savanas do leste da África até as areias do deserto do Kalahari. O leão também já foi registrado se aventurando nas altas montanhas do leste da África, até 4.240 m, nas Montanhas Bale da Etiópia.

Na África, os leões podem ser encontrados em savanas com árvores de acácia espalhadas que servem de sombra. Na Índia, seu habitat é uma mistura de floresta seca, de savana e floresta decídua muito seca.

Distribuição

Historicamente ocorrendo em toda a Eurásia e África, o leão agora é encontrado somente na África subsaariana, e uma pequena população isolada de leões vive na floresta de Gir, em um santuário de 1.412 km² no estado de Gujarat, no noroeste da Índia, que cobre a maior parte da floresta.

Ameaças

Historicamente, o leão era morto por esporte e geralmente é considerado um sério problema cuja existência está em conflito com o assentamento humano e a criação de gado. O aumento cada vez maior de fazendas tem reduzido o habitat do leão e a base de presas selvagens, resultando no aumento de ataques ao gado. Isso torna o leão particularmente vulnerável às carcaças envenenadas que são colocadas para eliminar os predadores. O leão muitas vezes é visto como praga e é abatido mesmo em áreas protegidas. A publicidade do leão como um assassino humano só contribui para a sua desfavorável reputação.

Subespécies

Anteriormente, 11 subespécies de leão foram descritas. Depois, o leão foi dividido em 2 subespécies: leão-africano (Panthera leo leo) e leão-asiático (Panthera leo persica), reconhecidas pela IUCN entre 2008 e 2016. No entanto, estudos mais recentes indicam que os leões da Ásia e da África Ocidental e Central estão mais relacionados entre si do que os leões da África Oriental e Austral. Essas duas divisões principais de leões não são homogêneas, pois há uma subdivisão genética dentro de cada uma, com maior variação genética e divergências mais profundas dentro dos leões da África Oriental e Austral do que dentro dos leões da Ásia e da África Ocidental e Central.

Com base nestes recentes estudos genéticos, em 2017, o Grupo de Especialistas em Felinos da IUCN (Cat Specialist Group) reconheceu duas subespécies de leão:

  • Panthera leo leo - ocorre na África Ocidental e Central e na Índia.
  • Panthera leo melanochaita - ocorre na África Oriental e Austral.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Lion." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Mar. 2017. Web. 10 Jan 2018.
  • Lion fact file on ARKive.
  • Bauer, H., Packer, C., Funston, P.F., Henschel, P. & Nowell, K. 2016. Panthera leo (errata version published in 2017). The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T15951A115130419. Acessado em 10 Jan 2018.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 10 Jan 2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.