Leão-marinho-de-steller

Fotografia por Nicole Beaulac, CC BY-NC-ND

Local da foto: Colúmbia Britânica, Canadá

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 439mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/800s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 07/06/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Leão-marinho-de-steller

Eumetopias jubatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Otariidae
Gênero Eumetopias
Nome Científico Eumetopias jubatus(Schreber, 1776)
Nome Inglês Steller's Sea Lion, Northern Sea Lion
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2016)

Descrição

O leão-marinho-de-steller, conhecido também como leão-marinho-do-norte, é uma espécie de leão-marinho da família Otariidae, o único membro do gênero Eumetopias e o quarto maior pinípede do mundo.

O leão-marinho-de-steller tem uma coloração que varia da castanho-clara a marrom avermelhada, com uma coloração um pouco mais escura no peito e ventre. O leão-marinho-de-steller apresenta dimorfismo sexual - os machos são visivelmente maiores do que as fêmeas. Outra característica distinta do macho é a sua juba de pelos espessa. Os machos podem atingir entre 300 e 340 cm de comprimento e podem pesar até 1.120 kg. As fêmeas têm entre 230 e 290 cm de comprimento e podem pesar até 350 kg.

Biologia

O leão-marinho-de-steller geralmente é uma espécie social dentro de suas populações e pode ser encontrado em grandes grupos em rochedos próximos da água ou em praias. Os grupos geralmente variam entre 1 e 12 indivíduos, mas podem conter até 100 indivíduos em uma praia.

O leão-marinho-de-steller é um caçador oportunista que busca seu alimento ao longa da costa e próximo das águas pelágicas. Sua dieta é composta de uma variedade de peixes e cefalópodes, e ocasionalmente lontras-marinhas (Enhydra lutris) e outros pinípedes, como a foca-comum (Phoca vitulina) e o lobo-marinho-do-norte (Callorhinus ursinus).

O leão-marinho-de-steller tem um sistema de acasalamento poligâmico. O macho dominante é o único macho que pode acasalar, no entanto, jovens machos tentam acasalar com as fêmeas sem que o macho dominante perceba. O macho dominante vigia e acasala com até 30 fêmeas durante uma época de acasalamento. A reprodução ocorre durante os meses de verão. Essa espécie dá à luz e amamenta o filhote em ilhas remotas chamadas de "colônias". A fêmea dá à luz um único filhote entre meados de maio e julho, após um período de gestação de um ano. Ao nascer, o filhote pesa entre 16 e 23 kg e tem cerca de 100 cm de comprimento. A fêmea cuida do filhote por até 3 anos. A maturidade sexual é atingida entre 3 e 6 anos de idade.

Os machos do leão-marinho-de-steller podem viver até 20 anos na natureza, e as fêmeas podem viver até 30 anos.

Habitat

O leão-marinho-de-steller tem como habitat praias, costas rochosas e as águas frias do norte do Oceano Pacífico.

Distribuição

O leão-marinho-de-steller é encontrado do norte da costa da Califórnia, ao norte até o Alasca, e pelo estreito de Bering até a costa da Rússia e do Japão.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Steller Sea Lion." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 22 Jan. 2017. Web. 31 Mar. 2017.
  • Steller's Sea Lion file on ARKive.
  • Keranen, D. 2013. "Eumetopias jubatus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Gelatt, T. & Sweeney, K. 2016. Eumetopias jubatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T8239A45225749.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.