Jaguatirica

Fotografia por Dagget2, CC BY-NC-ND

Local da foto: Museu do Deserto do Arizona-Sonora, Arizona, Estados Unidos

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 155mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 1600
Data em que a foto foi tirada: 15/10/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Jaguatirica

Leopardus pardalis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Leopardus
Nome Científico Leopardus pardalis(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Ocelot
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2015)

Descrição

A jaguatirica é uma espécie de mamífero da família Felidae. É o maior dos pequenos felinos pintados e a maior espécie de felino do gênero Leopardus.

A pelagem curta e elegante da jaguatirica varia na cor, do amarelo acastanhado ao avermelhado ou cinza, e é marcada com manchas pretas sólidas e abertas, rosetas centradas escuras, que muitas vezes correm em paralelo ao longo das laterais do corpo, o padrão típico da espécie. A cabeça tem manchas pretas, duas listras escuras em cada bochecha, e uma mancha branca proeminente na parte de trás das orelhas pretas. Existem também listras pretas paralelas no pescoço, das quais, excepcionalmente, o pelo cresce "invertido", inclinado para a frente. As partes inferiores são brancas, com uma ou duas faixas pretas na parte interior das pernas, enquanto a cauda tem faixas ou manchas pretas. Cada indivíduo tem um padrão único de pelagem.

A jaguatirica é uma espécie muito variável, com cerca de dez subespécies reconhecidas. Apesar de ser muito parecida com o gato-maracajá (Leopardus wiedii), a jaguatirica pode ser distinguida pelo seu tamanho maior, olhos relativamente menores e cauda mais curta, que ao contrário do gato-maracajá, é menor do que a perna traseira e quase não toca no chão.

A jaguatirica tem entre 55 e 101 cm de comprimento (cabeça-corpo), uma cauda de 27 a 45 cm e peso entre 6,6 e 18,6 kg. A fêmea é cerca de um terço menor do que o macho, mas é semelhante na aparência.

Biologia

A jaguatirica geralmente é mais ativa à noite, e passa o dia descansando em uma árvore, vegetação densa, ou debaixo de uma árvore caída ou moita, embora também ocorra atividade diurna. A jaguatirica é um felino que nada bem e um ágil escalador, embora a maior parte da caça e viagem seja no chão.

A dieta da jaguatirica inclui uma variedade de pequenos mamíferos, aves, répteis (incluindo iguanas, tartarugas e serpentes), bem como peixes e também caranguejos. Presas maiores, como cutias, tatus, macacos, queixadas e veados também são parte importante da sua dieta. Ela também pode se beneficiar da abundância de presas sazonais, tais como a desova de peixes.

Embora essencialmente solitária, a jaguatirica provavelmente faz contato frequente com outros indivíduos, e os machos defendem ferozmente um território que abrange o território de duas ou três fêmeas.

A jaguatirica reproduz durante o ano todo nas regiões tropicais, mas é mais sazonal em outras regiões. A fêmea geralmente dá à luz a um único filhote, mas raramente podem nascer até três ou quatro filhotes, após um período de gestação de cerca de 70 a 85 dias. O filhote nasce no abrigo de uma toca, como em uma árvore oca, caverna ou vegetação densa, e a fêmea pode movê-lo entre várias tocas até que ele esteja bem o suficiente para viajar com ela, em cerca de 4 a 6 semanas. O filhote nasce com uma pelagem totalmente marcada e cinzenta, e tem uma das taxas de crescimento mais lentas de todos os pequenos felinos. Os filhotes abrem os olhos depois de aproximadamente 14 a 18 dias, a amamentação pode durar por 3 a 9 meses, e a maturidade é atingida em cerca de 18 a 24 meses de idade. A fêmea da jaguatirica tende a dar à luz apenas uma vez a cada dois anos.

A jaguatirica pode viver mais de 10 anos na natureza e até 21 anos em cativeiro.

Habitat

A jaguatirica é encontrada em um ampla variedade de habitats, incluindo todos os tipos de florestas tropicais, bem como savanas, florestas de mangue, pântanos e regiões de arbustos espinhosos. Ela vive geralmente em elevações abaixo de 1.200 m, mas já foi avistada a 3.800 m de altitude. Apesar da jaguatirica eventualmente caçar em áreas abertas, ela parece exigir uma quantidade suficiente de cobertura de vegetação densa.

Distribuição

A jaguatirica está amplamente distribuída desde o México, pela América Central e América do Sul, até o nordeste da Argentina, sul do Brasil e Uruguai. Ela ocorre nos Estados Unidos, México, Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Trindade e Tobago, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.

Ameaças

As principais ameaças para a jaguatirica são a perda e fragmentação do seu habitat, o comércio ilegal de peles e animais de estimação, e a morte por retaliação ao ataque do felino a aves domésticas.

Subespécies

  • Leopardus pardalis pardalis - ocorre do Texas e Arizona ao sul até a Costa Rica
  • Leopardus pardalis mitis - ocorre na América do Sul até o norte da Argentina.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Ocelot." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 22 Feb. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Ocelot fact file on ARKive.
  • Kittel, J. 2011. "Leopardus pardalis" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Paviolo, A., Crawshaw, P., Caso, A., de Oliveira, T., Lopez-Gonzalez, C.A., Kelly, M., De Angelo, C. & Payan, E. 2015. Leopardus pardalis. (errata version published in 2016) The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T11509A97212355.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 5 Fev 2018.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.