Impala

Fotografia por Alan Harper, CC BY-NC

Local da foto: Quênia

 Canon EOS 5D Mark III (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/640s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 22/10/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Impala

Aepyceros melampus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Cetartiodactyla
Família Bovidae
Gênero Aepyceros
Nome Científico Aepyceros melampus(Lichtenstein, 1812)
Nome Inglês Impala
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O impala é um elegante antílope africano de porte médio da família Bovidae, conhecido por seus ágeis saltos.

Os impalas apresentam dimorfismo sexual. Nesta espécie apenas os machos têm chifres em forma de "S", com 45 a 90 cm de comprimento. Os machos são maiores do que as fêmeas. O comprimento (cabeça-corpo) desta espécie geralmente varia entre 120 e 160 cm. Os machos pesam entre 53 e 76 kg, e as fêmeas, entre 40 e 53 kg. A cauda tem entre 30 e 45 cm de comprimento. Ambos os sexos são similarmente coloridos. As partes superiores são de cor marrom avermelhado tornando-se mais pálidas nos lados. As partes inferiores, ventre, pescoço, queixo e interior das orelhas são brancas, assim como a cauda, que também tem uma linha preta e fina na parte superior.

O impala tem glândulas odoríferas em suas patas traseiras, embaixo das manchas de pelos pretos, bem como glândulas sebáceas na fronte.

Duas subespécies de impala são reconhecidas, baseadas em diferenças genéticas e morfológicas: o impala-de-face-preta (Aepyceros melampus petersi), é significativamente maior e mais escuro do que o impala-comum (Aepyceros melampus melampus).

Biologia

O impala tem uma dieta variada. Durante a estação das chuvas ele pasta na grama e durante a seca ele explora mais os arbustos. O impala também consome frutos e vagens de acácias quando disponível. Com esta dieta variada, o impala pode obter alimentos de qualidade relativamente alta durante todo o ano em um pequeno território, sem a necessidade de fazer migrações em massa como muitos mamíferos africanos fazem.

O impala tem uma estrutura social complexa e um sistema de acasalamento interessante. Como outros ungulados de chifres, o acasalamento ocorre durante um determinado período de tempo. Durante este período, os machos adultos que normalmente vivem em grupos de solteiros, tornam-se territoriais. Alterações físicas também ocorrem nos machos durante este período - o pescoço engrossa, o pelo fica mais escuro e eles adquirem um cheiro característico. Os machos lutam por territórios para atraírem as fêmeas, e seus "mugidos" e "bufadas" podem ser ouvidos dia e noite.

As fêmeas e seus filhotes vivem em grupos de reprodução. A fêmea dá à luz a um único filhote depois de um período de gestação de 194 a 200 dias. Depois de alguns dias o filhote começa a acompanhar a mãe, uma época em que ele se torna muito vulnerável aos predadores - cerca de metade dos filhotes são perdidos para os predadores nas primeiras semanas. Jovens machos são expulsos dos grupos de reprodução por machos territoriais e se mantêm em grupos de solteiros até que tenham idade suficiente para estabelecerem um território. O impala pode viver cerca de 15 anos.

Habitat

O impala geralmente habita savanas arborizadas, especialmente perto da água, e durante a estação das chuvas também pode ser encontrado em pastagens com arbustos espalhados.

Distribuição

O impala-comum tem uma ampla distribuição, desde a África do Sul até o Quênia, Namíbia e Moçambique. O impala-de-face-preta ocorre em uma pequena população isolada no noroeste da Namíbia e sudoeste de Angola.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Impala." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 1 Mar. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • Impala fact file on ARKive.
  • Lundrigan, B. and K. Sproull 2000. "Aepyceros melampus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • IUCN SSC Antelope Specialist Group. 2016. Aepyceros melampus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T550A50180828.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.