Hipopótamo-pigmeu

Fotografia por Eric Kilby, CC BY-SA

Local da foto: Zoológico de Franklin, Boston, Massachusetts, Estados Unidos

 NIKON D3S (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 280mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/40s  •  ISO: 3200
Data em que a foto foi tirada: 01/03/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Hipopótamo-pigmeu

Choeropsis liberiensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Cetartiodactyla
Família Hippopotamidae
Gênero Choeropsis
Nome Científico Choeropsis liberiensis(Morton, 1849)
Nome Inglês Pygmy Hippopotamus
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 2015)

Descrição

O hipopótamo-pigmeu é um mamífero da família Hippopotamidae e uma das duas únicas espécies existentes de hipopótamo - a outra espécie é o hipopótamo-comum (Hippopotamus amphibius).

O corpo do hipopótamo-pigmeu tem formato de barril, assim como o hipopótamo-comum, mas é consideravelmente menor. A pele é preta esverdeada ou marrom, atenuando para um cinza cremoso na parte inferior do corpo. Sua pele é muito semelhante à do hipopótamo-comum, com uma fina epiderme sobre uma derme que tem vários centímetros de espessura. O hipopótamo-pigmeu tem a mesma secreção que o seu parente maior, que dá uma coloração rosada ao seu corpo. Acredita-se que a substância altamente alcalina tenha propriedades antissépticas e proteção solar. A pele do hipopótamo seca rapidamente e racha, por isso as duas espécies passam tanto tempo na água.

O hipopótamo-pigmeu tem entre 0,75 e 1,0 m de altura no ombro, entre 1,50 e 1,75 m de comprimento e peso entre 180 e 275 kg.

Biologia

O comportamento do hipopótamo-pigmeu difere do hipopótamo-comum em muitos aspectos. Enquanto o hipopótamo-comum é gregário, o hipopótamo-pigmeu vive sozinho ou em pequenos grupos, geralmente um casal ou uma mãe com seu filhote. O hipopótamo-pigmeu tende a ignorar outro hipopótamo ao invés de lutar quando ocorre um encontro. Estudos de campo estimam que o território dos machos abrange mais de 1,85 km², enquanto o território das fêmeas varia entre 0,4 e 0,6 km².

O hipopótamo-pigmeu é recluso e noturno, e passa a maior parte do dia em rios. Ele descansa no mesmo local por vários dias, antes de se mudar para um novo local. Alguns espécimes usam tocas ou buracos que se formam nas margens dos rios. Como o hipopótamo-comum, o hipopótamo-pigmeu emerge da água ao anoitecer para se alimentar. Ele depende de trilhas para viajar pela densa vegetação da floresta. Ele marca as trilhas agitando vigorosamente sua cauda enquanto defeca para espalhar ainda mais os seus excrementos.

O hipopótamo-pigmeu é uma espécie herbívora. Ele não se alimenta de vegetação aquática em uma extensão significativa e raramente se alimenta de gramíneas porque ela é rara nas densas florestas que ele habita. A maior parte da sua dieta é composta de samambaias, plantas de folhas largas e frutas que caem no chão da floresta.

O hipopótamo-pigmeu é um animal raro, difícil de ser visto e difícil de estudar na natureza. Seu comportamento reprodutivo na natureza é desconhecido. Em cativeiro ele reproduz como um casal monogâmico. O período de gestação varia de 190 a 210 dias, e a fêmea geralmente dá à luz um único filhote. Ao nascer, o filhote pesa entre 4,5 e 6,2 kg e pode nadar quase imediatamente. O filhote é amamentado por um período de 6 a 8 meses e permanece com a mãe até aproximadamente 8 anos de idade, quando está totalmente crescido.

Habitat

O hipopótamo-pigmeu habita principalmente florestas primárias e secundárias de planícies, perto de rios, riachos e pântanos de palmeiras do gênero Raphia, e às vezes é encontrado ao longo de florestas de galeria.

Distribuição

O hipopótamo-pigmeu é encontrado na África Ocidental, principalmente na Libéria, mas também em Serra Leoa, Guiné e Costa do Marfim.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Pygmy Hippopotamus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 7 Apr. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Pygmy Hippopotamus fact file on ARKive.
  • Ransom, C, Robinson, P.T. & Collen, B. 2015. Choeropsis liberiensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T10032A18567171.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.