Hipopótamo-comum

Fotografia por Sergey Pisarevskiy, CC BY-NC-SA

Local da foto: Parque Nacional das Cataratas Murchison, Uganda

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 380mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/2000s  •  ISO: 320
Data em que a foto foi tirada: 10/03/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Hipopótamo-comum

Hippopotamus amphibius
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Cetartiodactyla
Família Hippopotamidae
Gênero Hippopotamus
Nome Científico Hippopotamus amphibiusLinnaeus, 1758
Nome Inglês Common Hippopotamus, Hippopotamus, Hippo
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2008)

Descrição

O hipopótamo-comum é um grande mamífero herbívoro e uma das duas únicas espécies existentes da família Hippopotamidae - a outra espécie é o hipopótamo-pigmeu (Choeropsis liberiensis). Depois do elefante e do rinoceronte, o hipopótamo é o terceiro maior mamífero terrestre. O nome hipopótamo vem do grego e significa "cavalo do rio".

O hipopótamo é facilmente reconhecido pelo seu corpo com formato de barril, boca e dentes enormes, corpo praticamente sem pelos, pernas curtas e grossas e enorme tamanho. Os olhos, orelhas e narinas do hipopótamo estão posicionados no topo do seu crânio, permitindo assim que estes órgãos fiquem acima da superfície da água enquanto o resto do corpo fica submerso. Seu corpo tem uma coloração acinzentada a acastanhada na parte superior e rosa-claro na parte inferior. A boca larga pode ser aberta a quase 180° para mostrar seus grandes caninos curvados, usados em exibições agressivas. A pele do hipopótamo, virtualmente sem pelos, é umedecida por uma substância oleosa secretada cor-de-rosa que protege a pele contra o ressecamento, queimaduras do sol e talvez infecção.

Um hipopótamo adulto tem entre 3,3 e 5,2 m de comprimento, incluindo uma cauda com cerca de 56 cm de comprimento. Devido ao seu enorme tamanho é difícil pesar espécimes na natureza. Machos adultos pesam entre 1.500 e 1.800 kg. As fêmeas são menores do que os machos, com peso médio entre 1.300 e 1.500 kg. Grandes machos maduros podem pesar mais de 3.000 kg.

Biologia

O hipopótamo é um dos maiores quadrúpedes e, apesar de seu corpo robusto e pernas curtas, pode facilmente ultrapassar um ser humano em velocidade, chegando a 30 km/h em curtas distâncias. O hipopótamo é um dos animais mais agressivos do mundo e, como tal, está entre os animais mais perigosos da África. No entanto, ele ainda é ameaçado pela perda de habitat e caça ilegal por sua carne e dentes caninos de marfim.

Os hipopótamos são animais sociais, vivendo em grupos de 20 a 100 indivíduos. Eles levam uma vida muito sedentária, descansando a maior parte do dia, saindo do seu habitat aquático ao entardecer para se alimentar. Aos 7 anos de idade os machos competem pela dominância. A dominância geralmente é exibida com a boca bem aberta para mostrar seus grandes caninos, com "rugidos", e espalhando seu próprio estrume na água com a cauda. Os machos dominantes geralmente são muito intolerantes com jovens que tentam desafiá-los. Machos maiores têm uma tendência de ferir ou matar os jovens machos durante estas exibições. As lutas e exibições geralmente são mais intensas durante a estação seca, quando a água dos rios e lagoas secam e os indivíduos se aglomeram nos locais com pouca água. As lutas entre os machos são violentas e sangrentas.

O hipopótamo é uma espécie polígama, ou seja, o macho dominante acasala com várias fêmeas no grupo social. As fêmeas atingem a maturidade sexual entre 5 e 7 anos de idade e têm um período de gestação de 8 meses. Os machos atingem a maturidade sexual aos 7,5 anos de idade. A fêmea geralmente dá à luz apenas um filhote, embora eventualmente ocorre o nascimento de gêmeos. O filhote nasce na água pesando entre 25 e 50 kg e com cerca de 127 cm de comprimento, nadando logo em seguida para a superfície da água para respirar ar pela primeira vez. O hipopótamo pode viver entre 40 e 50 anos.

Habitat

O hipopótamo-comum é um mamífero semiaquático, geralmente habitando lagos rasos, rios e pântanos. A água deve ter profundidade suficiente para o hipopótamo submergir todo o seu corpo.

Distribuição

Historicamente, os hipopótamos eram encontrados em toda a África Subsaariana, mas a maioria das populações já desapareceram ou estão muito reduzidas em tamanho. As maiores populações atuais permanecem nos países da África Oriental, incluindo a Tanzânia, Zâmbia e Moçambique.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Hippopotamus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 4 Apr. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • Hippopotamus fact file on ARKive.
  • Mason, k. 2013. "Hippopotamus amphibius" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Lewison, R. & Oliver, W. (IUCN SSC Hippo Specialist Subgroup). 2008. Hippopotamus amphibius. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T10103A3163790.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.