Hiena-pintada

Fotografia por Gregory Naud, CC BY-NC

Local da foto: Parque Nacional Etosha, Namíbia

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 25/01/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Hiena-pintada

Crocuta crocuta
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Hyaenidae
Gênero Crocuta
Nome Científico Crocuta crocuta(Erxleben, 1777)
Nome Inglês Spotted Hyena, Spotted Hyaena, Laughing Hyena, Laughing Hyaena
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2015)

Descrição

A hiena-pintada, conhecida também como hiena-risonha, é uma espécie de hiena da família Hyaenidae e o único membro do gênero Crocuta.

Um dos animais mais mal compreendidos, a hiena-pintada tem uma reputação de ser dissimulada e covarde, mas na verdade, é um animal fascinante e inteligente com um extraordinário sistema social. Na aparência, a hiena-pintada parece com um canídeo, com ombros altos e um poderoso quarto dianteiro inclinando abaixo para o quarto traseiro. Sua pelagem grossa e curta tem uma coloração de areia, gengibre, acinzentada ou marrom, e seu nome comum é uma referência às pintas escuras no dorso, flancos, anca e pernas que desbotam ou desaparecem gradualmente com a idade. Uma juba curta termina logo atrás dos ombros e a cauda curta de cor marrom tem uma ponta preta e peluda.

A hiena-pintada tem entre 95 e 165 cm de comprimento total. Os machos pesam entre 45 e 61 kg, e as fêmeas pesam entre 55 e 82 kg. As fêmeas podem ser até 14% mais pesadas do que os machos.

Biologia

Embora bem conhecida por ser um animal limpador de carcaças, a hiena-pintada também caça presas, sendo capaz de abater um gnu. As hienas-pintadas vivem em clãs e frequentemente caçam em grupo, pois a cooperação pode aumentar seu sucesso de caça. No entanto, isso muitas vezes depende da disponibilidade de presas. Em determinadas regiões da África, um grande grupo de hienas é necessário para abater uma zebra, enquanto em outras regiões, como no sul do Kalahari, filhotes de órix-sul-africano (Oryx gazella) são presas primárias, para os quais uma única hiena será suficiente. Mesmo quando se desloca sozinha, a hiena-pintada mantém contato com outros membros do seu clã com gritos, algazarra e uma característica gargalhada, que deu origem a um de seus nomes comuns, "hiena-risonha". A hiena-pintada come com uma incrível velocidade, consumindo tudo, exceto os chifres.

A hiena-pintada possui mandíbulas e dentes incrivelmente fortes que permitem esmagar ossos para obter a nutritiva medula em seu interior.

Cada clã de hiena ocupa um território que é defendido contra clãs vizinhos. As fêmeas, que são mais agressivas do que os machos, são o sexo dominante. O clã é estruturado por uma hierarquia rígida, onde o macho de posição mais alta no clã é subordinado à fêmea de posição mais baixa no clã. A fêmea alfa é a melhor alimentada no clã. Por volta dos dois anos e meio de idade, os machos deixam o clã onde nasceram e seguem seu caminho para formar um novo clã, enquanto as fêmeas geralmente permanecem com o mesmo clã por toda a vida.

Talvez o fato mais estranho sobre as fêmeas das hienas-pintadas seja a sua anatomia reprodutiva. Internamente, não há muito para diferenciá-las de outros mamíferos. Mas os seus órgãos genitais externos são, de longe, muito diferentes. O clitóris é extremamente alongado para formar um pseudopênis totalmente erétil, pelo qual elas urinam, copulam e dão à luz. É a única fêmea de mamífero que não tem abertura vaginal externa, e isso é algo totalmente único. Durante o acasalamento, esse órgão é flácido, mas mesmo assim, o macho precisa inserir seu órgão reprodutor ereto no clitóris da fêmea. Se isso parece ser desconfortável, então imagine o que é dar à luz um filhote de 1,5 kg a partir do mesmo orifício!

Fêmeas adultas geralmente dão à luz de 1 a 2 filhotes por ano, após um período de gestação de 110 dias. Os machos não desempenham nenhum papel com os filhotes, que nascem em tocas com dentes e olhos já abertos. Poucos minutos após o nascimento eles podem participar de interações agressivas, que rapidamente levam ao estabelecimento de uma hierarquia de dominância, com o filhote dominante obtendo o controle do acesso ao leite da mãe. Ás vezes, essa agressão pode levar à morte do filhote mais fraco. Os filhotes são alimentados com carne aos 9 meses de idade, deixam a toca entre 9 e 12 meses, mas não são desmamados até que estejam com 12 a 16 meses de idade.

Habitat

A hiena-pintada está presente em todos os habitats, incluindo semidesertos, savanas, bosques abertos, bosques secos densos, e até mesmo habitats de montanha em altitudes de até 4.100 m. Ela está ausente ou presente em densidades muito baixas em condições de deserto extremo e florestas tropicais, apesar de fazer incursões profundas em áreas florestadas onde estradas de madeireiros fornecem acesso.

Distribuição

A hiena-pintada ocorre em toda a África Subsaariana, exceto nas florestas tropicais do Congo e no extremo sul do continente africano. A sua distribuição é irregular, especialmente na África Ocidental, com populações muitas vezes concentradas em áreas protegidas.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Spotted Hyena." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 6 Apr. 2017. Web. 7 Apr. 2017.
  • Spotted Hyaena fact file on ARKive.
  • Bohm, T. & Höner, O.R. 2015. Crocuta crocuta. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T5674A45194782.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.