Hiena-listrada

Fotografia por Kalyan Varma, CC BY-NC-SA

Local da foto: Índia

 NIKON D700 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/400s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 20/03/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Hiena-listrada

Hyaena hyaena
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Hyaenidae
Gênero Hyaena
Nome Científico Hyaena hyaena(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Striped Hyena, Striped Hyaena
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2015)

Descrição

A hiena-listrada é uma espécie de hiena verdadeira da família Hyaenidae.

Como outras hienas, a hiena-listrada é como um cão na aparência, com poderosos quartos dianteiros e um dorso que desce em direção à cauda. Ela recebe seu nome por causa das listras pretas presentes em sua pelagem bege ou cinza, que é longa e desgrenhada, exceto na face e membros. Uma crista de pelos particularmente longos, que vai da cabeça até a cauda, é erguida em situações de conflito para fazer a hiena parecer maior e mais intimidadora. A hiena-listrada tem um pescoço longo e grosso, que junto com os fortes ossos da mandíbula e crânio permitem que a hiena quebre ossos secos. A cauda preta e branca é longa e peluda.

O peso médio de uma hiena-listrada adulta é de aproximadamente 35 kg, mas pode variar entre 22 e 55 kg. O comprimento do corpo varia entre 85 e 130 cm, com uma cauda adicional de 25 a 40 cm.

Biologia

A hiena-listrada é um animal bem estudado, no entanto, o que se sabe sobre o comportamento e ecologia da hiena-listrada está amplamente limitado aos estudos realizados no Quênia, Tanzânia e Israel. Há relatos de que em outros lugares, como no leste de Israel, sua ecologia poderia ser substancialmente diferente.

A hiena-listrada é um animal essencialmente noturno, que geralmente só deixa sua toca no início da escuridão total, retornando antes do sol nascer. É vista com mais frequência isoladamente ou em pares, embora grupos de até sete indivíduos podem ocorrer. Geralmente não é um animal territorial, com os territórios de diferentes grupos muitas vezes sobrepondo uns dos outros.

Como um animal onívoro, a hiena-listrada se alimenta de forma oportunista, comendo quase qualquer coisa que aparecer em seu caminho durante à noite, quando ela percorre grandes distâncias. Isto inclui sementes, folhas, frutos, insetos, aves, peixes e muitas espécies de mamíferos. Uma caçadora competente, sabe-se que uma única hiena é capaz de abater presas de até o tamanho de um asno e pode até mesmo matar e comer tartarugas, apesar do seu casco protetor. Raramente é uma corredora rápida o suficiente para capturar animais rápidos e alertas, mas pode perseguir e capturar lebres, raposas e roedores desavisados. A hiena-listrada também é um animal necrófago (animal que se alimenta de restos orgânicos - plantas ou animais mortos).

A hiena-listrada é um animal monogâmico, e o macho ajuda a fêmea a estabelecer uma toca e alimentar os filhotes quando nascem. A fêmea da hiena-listrada dá à luz a uma ninhada de 1 a 4 filhotes após uma gestação de 90 a 91 dias. Ela dá à luz em uma toca rochosa ou buraco, de preferência cavado por outro animal. Os filhotes abrem os olhos depois de 7 a 8 dias, os dentes começam a nascer após 21 dias e eles começam a comer carne com cerca de 30 dias de idade. Os jovens filhotes podem mamar por até um ano enquanto eles aprendem as importantes habilidades de forrageamento de sua mãe. Na natureza a hiena-listrada pode viver até 12 anos, e até 23 anos em cativeiro.

Habitat

A hiena-listrada habita áreas secas, das savanas aos desertos, desde o nível do mar até 3.000 m de altitude. Na maior parte da sua área de ocorrência a hiena-listrada ocorre em habitats abertos em ambientes áridos e semiáridos. Ela evita deserto aberto (como o centro do deserto da Arábia e o Saara, embora pode ocorrer em baixa densidade no maciço do Saara central), matas e florestas densas, e também evita altas altitudes. No entanto, já foi registrada a 3.300 m de altitude no Paquistão, 2.700 m no Alto Atlas do Marrocos, e pelo menos a 2.300 m nas montanhas da Etiópia.

Distribuição

Historicamente, a hiena-listrada ocorreu da Grã-Bretanha até a China. Mas hoje, é encontrada no norte e nordeste da África até o sul da Tanzânia, por todo o Oriente Médio e Arábia e no norte da Índia.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Striped Hyena." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 18 Mar. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • Striped Hyena fact file on ARKive.
  • AbiSaid, M. & Dloniak, S.M.D. 2015. Hyaena hyaena. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T10274A45195080.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.