Guepardo-asiático

Fotografia por Behnam Ghorbani, CC BY-SA

Local da foto: Refúgio da Vida Selvagem de Miandasht, Irã

 Canon PowerShot SX20 IS (Canon)
Distância Focal: 96mm  •  Abertura: f/5.7  •  Tempo de Exposição: 1/320s  •  ISO: 125
Data em que a foto foi tirada: 10/12/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Guepardo-asiático

Acinonyx jubatus venaticus
 Subespécie
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Acinonyx
Nome Científico Acinonyx jubatus venaticus(Griffith, 1821)
Nome Inglês Asiatic Cheetah, Iranian Cheetah
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2008)

Descrição

O guepardo-asiático, conhecido também como guepardo-iraniano, é um raro mamífero da família Felidae e uma das subespécies de guepardo (Acinonyx jubatus).

O guepardo-asiático tem uma pelagem amarela acastanhada coberta quase totalmente com pintas pretas sólidas, diferentes das pintas do leopardo (Panthera pardus) que têm formato de rosetas. O ventre e a garganta são esbranquiçados e não têm pintas. A cauda tem pintas que se fundem para formar de 4 a 6 anéis escuros, e termina em um tufo de pelos espessos. Cada guepardo tem um padrão único de pintas, muitas vezes usado para identificar os indivíduos. A cor da pelagem e o padrão de pintas do guepardo pode variar ligeiramente - em regiões áridas de deserto os guepardos geralmente são menores e mais pálidos na cor.

O guepardo-asiático é mais delgado, mais leve e ligeiramente menor do que o guepardo africano. Ele também tem uma cabeça menor, pernas mais curtas e uma pelagem mais grossa. Ele tem um comprimento cabeça-corpo de 1,12 a 1,35 m e um cauda adicional de 66 a 84 cm de comprimento. Seu peso varia entre 34 e 54 kg. Os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas.

Biologia

O guepardo-asiático é ativo principalmente durante o dia, especialmente durante o início da manhã e final da tarde, e é bem adaptado para viver em ambientes áridos.

A dieta do guepardo-asiático é composta de pequenos mamíferos, pequenas aves e até ungulados. Ele se alimenta principalmente de herbívoros de porte médio, tais como: muflão-asiático (Ovis orientalis), cabra-selvagem (Capra aegagrus), gazela-indiana (Gazella benettii) e gazela-persa (Gazella subgutturosa). Ele também preda a lebre-do-cabo (Lepus capensis).

As fêmeas do guepardo-asiático, ao contrário dos machos, não estabelecem território e viajam dentro de seus habitats, às vezes migrando longas distâncias.

Com base nos poucos dados disponíveis sobre o guepardo-asiático, o pico da época de nascimentos parece ser em março/abril, mas pode variar em diferentes regiões ecológicas. Nas partes norte parece ocorrer principalmente no final de março e início de abril.

Habitat

O guepardo-asiático habita principalmente desertos, semidesertos e áreas secas abertas.

Distribuição

Historicamente, o guepardo-asiático era encontrado pelo sudoeste da Ásia e Ásia central até a Índia, mas atualmente só é encontrado no Irã e sua população é muito pequena, sendo que a maior parte vive em santuários. Ele é encontrado principalmente nas áreas de deserto ao redor do Grande Deserto Salgado (Deserto de Kavir) na metade oriental do Irã, incluindo partes das províncias de Carmânia, Khorasan, Semnan, Yazd, Teerã e Markazi.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Asiatic Cheetah." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 23 Mar. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Cat Specialist Group (CatSG).
  • Persian Wildlife Heritage Foundation.
  • Jowkar, H., Hunter, L., Ziaie, H., Marker, L., Breitenmoser-Wursten, C. & Durant, S. 2008. Acinonyx jubatus ssp. venaticus. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T220A13035342.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.