Gorila-oriental

Fotografia por Giordano Mazzolini, CC BY-NC-ND

Local da foto: Parque Nacional dos Vulcões, Província do Norte, Ruanda

 NIKON D800E (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 48mm  •  Abertura: f/2.8  •  Tempo de Exposição: 1/180s  •  ISO: 3600
Data em que a foto foi tirada: 25/09/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gorila-oriental

Gorilla beringei
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Hominidae
Gênero Gorilla
Nome Científico Gorilla beringeiMatschie, 1903
Nome Inglês Eastern Gorilla
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2016)

Descrição

O gorila-oriental é um grande primata da família Hominidae

Um grande hominídeo, o gorila-oriental tem uma cabeça grande, peito largo e braços longos. Tem nariz chato e grandes narinas. A face, mãos, pés e peito não têm pelos. A pelagem é principalmente preta, mas o macho adulto, à medida que envelhece, desenvolve uma "sela" cinzenta/prateada no dorso que se estende até a anca e as coxas e, por isso, é chamado de "silverback" (dorso prateado). O gorila-de-grauer (uma das duas subespécies de gorila-oriental) tem uma pelagem mais curta, mais densa e de cor preta profunda, enquanto o gorila-da-montanha (a outra subespécie de gorila-oriental) tem uma pelagem mais azulada. O gorila-da-montanha é ligeiramente menor e mais leve do que o gorila-de-grauer.

Os machos do gorila-oriental são muito maiores do que as fêmeas. Um macho adulto geralmente pesa entre 140 e 205 kg e têm 1,7 m de altura. As fêmeas geralmente pesam entre 90 e 100 kg e têm 1,5 m de altura.

Biologia

O gorila-oriental é herbívoro, com uma dieta fortemente baseada em folhagem devido à falta de frutas disponíveis em seus habitats. Ele tem território menor do que o gorila-ocidental (Gorilla gorilla), pois a folhagem é mais abundante do que a fruta. É uma espécie de hábitos diurnos. A maior parte do forrageamento ocorre na parte da manhã e no final da tarde. À noite, ele faz um ninho com a vegetação disponível ao seu redor para dormir, às vezes em árvores, mas geralmente no chão.

Os gorilas-orientais vivem em grupos familiares estáveis e coesos, formados por um ou mais machos adultos, várias fêmeas com seus filhotes, e parentes imaturos. Os grupos são liderados por um macho dominante de dorso prateado que tem acesso exclusivo a todas as fêmeas do grupo. Gorilas-orientais tendem a ter grupos de tamanhos maiores do que os gorilas-ocidentais. O macho defende suas fêmeas e seus filhotes usando seu grande tamanho em exibições intimidantes que envolvem desafios agressivos e batidas no peito.

As lutas desempenham um papel importante na hierarquia dos grupos de gorilas. É comum um macho recém-dominante, depois de expulsar o antigo macho dominante, matar os bebês do grupo, o que faz as fêmeas retornarem prematuramente ao ciclo reprodutivo. Ao fazer isso, um macho aumenta a chance de produzir descendentes, pois seu mandato como macho dominante é de duração desconhecida.

Não existe uma época de reprodução distinta e as fêmeas dão à luz apenas uma vez a cada 3 ou 4 anos devido ao longo período de cuidado parental e um período de gestação de 8,5 meses. A fêmea dá à luz apenas um filhote, que é totalmente dependente e nasce com uma pele rosa acinzentada. Após 9 semanas o filhote já pode engatinhar. A mãe fornece a maior parte do cuidado parental, amamentando e carregando o filhote por aproximadamente 4 anos. O papel do macho no cuidado parental é menos direto, embora não menos importante. O macho protege as fêmeas e os jovens dentro de seu grupo social de machos rivais potencialmente infanticidas que podem assumir o controle do grupo.

O macho atinge a maturidade sexual, em média, aos 15 anos de idade e a fêmea, em média, aos 10 anos de idade. A expectativa de vida da espécie é de 40 a 50 anos.

Habitat

O gorila-oriental habita florestas tropicais de planícies, florestas de transição até habitats de afromontanha, em altitudes que variam entre 600 e 2.900 m (gorila-de-grauer); habita também florestas de montanha de nuvem em altitudes que variam entre 1.500 a 4.100 m (gorila-da-montanha).

Distribuição

O gorila-oriental é encontrado no leste da República Democrática do Congo, noroeste de Ruanda e sudoeste de Uganda.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Eastern Gorilla." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Fev 2018. Web. 05 Mar 2018.
  • Plumptre, A., Robbins, M. & Williamson, E.A. 2016. Gorilla beringei (errata version published in 2016). The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T39994A102325702. Acessado em 05 Mar 2018.
  • Lindsley, T. and A. Sorin 2001. "Gorilla beringei" (On-line), Animal Diversity Web.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.