Gorila-do-rio-cross

Copyright © Wildlife Conservation Society

Local da foto: Santuário da Vida Selvagem da Montanha Afi, Nigéria

 PC900 PROFESSIONAL (RECONYX)
 •  Tempo de Exposição: 1/30s  •  ISO: 500
Data em que a foto foi tirada: 08/11/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gorila-do-rio-cross

Gorilla gorilla diehli
 Subespécie
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Hominidae
Gênero Gorilla
Nome Científico Gorilla gorilla diehliMatschie, 1904
Nome Inglês Cross River Gorilla
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2016)

Descrição

O gorila-do-rio-cross é um grande primata da família Hominidae e uma das duas subespécies de gorila-ocidental (Gorilla gorilla) - a outra subespécie é o gorila-da-planície-ocidental (Gorilla gorilla gorilla). Ele é o mais raro dos grandes primatas e é uma das 25 espécies de primatas mais ameaçadas do mundo, de acordo com a IUCN.

O gorila-do-rio-cross era desconhecido da ciência até o início do século 20. Ele foi nomeado como uma nova espécie em 1904 por Paul Matschie, um taxonomista de mamíferos do Museu Zoológico da Universidade Humboldt em Berlim, mas suas populações não foram sistematicamente pesquisadas até 1987.

De acordo com um estudo publicado pelo Museu Americano de História Natural, o gorila-do-rio-cross tem dentição menor, palato menor, abóbada craniana menor e crânio mais curto do que o gorila-da-planície-ocidental. Ele não difere muito em termos de tamanho do corpo e comprimento dos membros e ossos do gorila-da-planície-ocidental. No entanto, possivelmente ele tem mãos e pés mais curtos do que o gorila-da-planície-ocidental. Como todos os gorilas, o gorila-do-rio-cross tem olhos marrom-escuros moldados por um anel preto ao redor da íris. O macho adulto é chamado de "silverback" (dorso prateado) porque com a idade ele desenvolve uma área de pelos de cor cinza ou prata em suas costas.

Um macho adulto do gorila-do-rio-cross tem, em média, entre 1,65 e 1,75 m de altura e peso médio entre 140 e 200 kg. Uma fêmea adulta tem, em média, 1,4 m de altura e peso médio de 100 kg.

Biologia

A dieta do gorila-do-rio-cross é composta de frutas, mas em meses de escassez de frutas (agosto a setembro, novembro a janeiro) sua dieta é composta principalmente de ervas terrestres e folhas e cascas de árvores. Muitas das fontes de alimento do gorila-do-rio-cross são muito sazonais, por isso, sua dieta é completada com vegetação densa e nutritiva que geralmente é encontrada perto dos seus locais de nidificação.

O gorila-do-rio-cross tem certos comportamentos de nidificação (por exemplo: tamanho médio do ninho, estilo do ninho, localização do ninho e padrões de utilização do ninho) que dependem de alguns fatores como seu habitat atual, clima, disponibilidade de alimento e risco de ataque ou vulnerabilidade.

De acordo com pesquisas feitas sobre gorilas-do-rio-cross que vivem no Santuário de Gorilas de Kagwene, existe uma alta correlação entre, se um ninho é construído no solo ou em uma árvore, e a estação. De abril até novembro, os gorilas-do-rio-cross são mais propensos a construir seus ninhos dentro de uma árvore, e a partir de novembro, eles são mais propensos a construir seus ninhos no solo. Esta espécie também está mais propensa a construir ninhos durante a estação chuvosa do que na estação seca, bem como construir ninhos mais arbóreos na estação chuvosa. A reutilização de locais de nidificação também é comum, embora não tenha qualquer relação com a estação. O tamanho médio do grupo de ninho é de 4 a 7 indivíduos, mas o tamanho do grupo varia dependendo da localização da espécie.

Os grupos de gorilas-do-rio-cross consistem principalmente de um macho e de 6 a 7 fêmeas e seus filhotes. Gorilas nas planícies parecem ter menos descendentes do que os gorilas que vivem em terras altas. Acredita-se que o motivo seja a taxa de caça nas planícies e a taxa de mortalidade infantil. Os grupos em terras altas são densamente povoados se comparados aos gorilas nas planícies.

Habitat

O gorila-do-rio-cross habita florestas tropicais densas em altitudes que variam entre 200 e 2.037 m.

Distribuição

O gorila-do-rio-cross ocorre na Nigéria e em Camarões. É encontrado somente em uma área de aproximadamente 12.000 km² ao redor das cabeceiras do Rio Cross, abrangendo a fronteira entre a Nigéria e Camarões. Esta é a posição mais ao norte e mais a oeste em que gorilas são encontrados, e fica a cerca de 300 km da população mais próxima de gorila-da-planície-ocidental.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Cross River Gorilla." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 13 Mar. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • World Wide Fund for Nature (WWF).
  • Cross River Gorilla Programme.
  • Bergl, R.A., Dunn, A., Fowler, A., Imong, I., Ndeloh, D., Nicholas, A. & Oates, J.F. 2016. Gorilla gorilla ssp. diehli. (errata version published in 2016) The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T39998A102326240.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.