Gorila-de-grauer

Fotografia por Joe McKenna, CC BY

Local da foto: Parque Nacional de Kahuzi-Biega, República Democrática do Congo

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 160mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 23/07/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gorila-de-grauer

Gorilla beringei graueri
 Subespécie
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Hominidae
Gênero Gorilla
Nome Científico Gorilla beringei graueriMatschie, 1914
Nome Inglês Grauer's Gorilla, Eastern Lowland Gorilla
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2016)

Descrição

O gorila-de-grauer, conhecido antes como gorila-da-planície-oriental, é um grande primata da família Hominidae e uma das duas subespécies de gorila-oriental (Gorilla beringei) - a outra subespécie é o gorila-da-montanha (Gorilla beringei beringei). Ele também é a maior das quatro subespécies de gorilas existentes e o maior primata vivo do mundo.

O gorila-de-grauer têm uma pelagem mais escura, um rosto mais comprido e peito mais largo do que o gorila-ocidental (Gorilla gorilla). Além disso, os gorilas que vivem em florestas de planícies são mais delgados e mais ágeis do que os gorilas-da-montanha, que são mais volumosos. Assim como os seres humanos, os gorilas têm impressões digitais individuais. Como todos os gorilas, o gorila-de-grauer tem olhos marrom-escuros moldados por um anel preto ao redor da íris. O macho adulto é chamado de "silverback" (dorso prateado) porque com a idade ele desenvolve uma área de pelos de cor cinza ou prata em suas costas.

Os machos do gorila-de-grauer pesam entre 204 e 250 kg, mas machos excepcionalmente grandes podem pesar até 272 kg ou mais. As fêmeas geralmente pesam a metade do peso dos machos. Em pé, os machos têm entre 1,76 e 1,94 m de altura, enquanto as fêmeas, apenas 1,60 m ou menos.

Biologia

Os gorilas passam longas horas se alimentando de matéria vegetal todos os dias. Os grupos são estáveis pois eles permanecem juntos por meses e anos, bem como a estrutura de uma família. Os grupos de gorila-de-grauer geralmente são maiores do que os grupos dos gorilas-ocidentais.

O gorila-de-grauer tem um dieta variada de plantas, incluindo frutas, folhas, caules e cascas, bem como pequenos insetos, como formigas e cupins. Apesar do gorila-de-grauer se alimentar ocasionalmente de formigas, os insetos constituem apenas uma pequena parte da sua dieta.

O gorila-de-grauer é uma espécie altamente social e muito pacífica, vivendo em grupos de 2 a mais de 30 indivíduos. Um grupo geralmente consiste de um macho de dorso prateado (silverback), várias fêmeas e seus filhotes. Os machos de dorso prateado são fortes e cada grupo tem um líder dominante. Esses machos protegem seu grupo de perigos. Machos jovens de dorso prateado lentamente vão deixando seu grupo natal quando atingem a maturidade, e depois tentam atrair fêmeas para formarem seus próprios grupos.

Relativamente, pouco se sabe sobre o comportamento social, história e ecologia do gorila-de-grauer, em parte por causa da guerra civil na República Democrática do Congo. No entanto, alguns aspectos do comportamento social foram estudados. Por exemplo, gorilas formam haréns e podem incluir dois machos adultos. Um terço dos grupos de gorilas na África oriental têm dois machos adultos em seu grupo. Depois que os jovens do grupo atingem a maturidade, as fêmeas e os machos costumam deixar o grupo. As fêmeas geralmente se juntam a outro grupo ou a um macho adulto solitário de dorso prateado, enquanto os machos podem ficar juntos temporariamente, até eles atraírem fêmeas e estabelecerem seus próprios grupos. Acredita-se que a estrutura de grupo do gorila é para evitar a predação.

A fêmea do gorila-de-grauer dá à luz um único filhote após um período de gestação de aproximadamente 8 meses e meio. Ela amamenta o filhote durante aproximadamente 3 anos. O filhote pode engatinhar por volta de 9 semanas de idade, e pode andar em cerca de 35 semanas de idade. O filhote geralmente permanece com a mãe durante um período de 3 a 4 anos. A fêmea atinge a maturidade com cerca de 8 anos de idade, e os machos com 12 anos de idade.

Habitat

O gorila-de-grauer habita florestas tropicais de planícies, florestas de transição e florestas montanhosas, em altitudes que variam entre 600 a 2.900 m.

Distribuição

O gorila-de-grauer é uma espécie endêmica das florestas do leste da República Democrática do Congo.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Eastern Lowland Gorilla." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 5 Apr. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Plumptre, A., Nixon, S., Caillaud, D., Hall, J.S., Hart, J.A., Nishuli, R. & Williamson, E.A. 2016. Gorilla beringei ssp. graueri. (errata version published in 2016) The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T39995A102328430.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.