Gorila-da-planície-ocidental

Fotografia por Brian Ford, CC BY-NC-ND

Local da foto: Zoológico de Kansas, Kansas, Estados Unidos

 Canon EOS DIGITAL REBEL XTi (Canon)
Distância Focal: 230mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 20/08/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gorila-da-planície-ocidental

Gorilla gorilla gorilla
 Subespécie
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Hominidae
Gênero Gorilla
Nome Científico Gorilla gorilla gorilla(Savage, 1847)
Nome Inglês Western Lowland Gorilla
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2016)

Descrição

O gorila-da-planície-ocidental é um grande primata da família Hominidae e uma das duas subespécies de gorila-ocidental (Gorilla gorilla) - a outra subespécie é o raríssimo gorila-do-rio-cross (Gorilla gorilla diehli).

O gorila-da-planície-ocidental é a menor subespécie de gorila, mas mesmo assim é um primata de tamanho e força excepcional. Ele não tem cauda e tem uma pele negra com pelos negros que cobrem todo o corpo, exceto o rosto, orelhas, mãos e pés. A coroa tem uma coloração castanho avermelhado. O macho maduro é conhecido como "silverback" (dorso prateado) por causa da pelagem branca prateada que se estende das costas até a anca e coxas. O macho tem uma crista de pelos na cabeça maior do que a fêmea. As mãos são proporcionalmente grandes, com unhas em todos os dedos, semelhantes as do ser humano, e polegares muito grandes. Ele tem focinho curto, região temporal proeminente, narinas grandes e olhos e orelhas pequenas. Ele também tem grandes músculos na região da mandíbula, assim como dentes largos e fortes.

O gorila-da-planície-ocidental apresenta dimorfismo sexual acentuado. O macho tem entre 1,5 m e 1,8 m de altura e peso entre 140 kg e 270 kg. A fêmea tem 1,5 m de altura e tem a metade do peso do macho. O gorila-ocidental é menor e mais leve do que o gorila-oriental (Gorilla beringei) porque ele precisa ser um ágil escalador para chegar até os frutos das árvores.

Biologia

Como uma espécie herbívora, a dieta principal do gorila-da-planície-ocidental é composta de raízes, brotos, frutas e casca de árvores. Ele também pode comer insetos de tempos em tempos. Um gorila adulto pode comer cerca de 18 kg de alimento por dia e pode escalar árvores de até 15 m de altura em busca de alimento.

O gorila-da-planície-ocidental viaja mais diariamente em busca de árvores frutíferas do que o seu parente oriental. A distância que os gorilas viajam diariamente enquanto estão em busca de árvores frutíferas varia entre 1 e 4 quilômetros. Grupos maiores de gorilas viajam distâncias maiores para conseguirem alimento suficiente.

Os gorilas não apresentam comportamento territorial, e grupos de gorilas vizinhos muitas vezes sobrepõem territórios. O território de um grupo de gorilas pode ter 30 km² ou mais.

O gorila-da-planície-ocidental vive em grupos que variam em tamanho entre 2 e 30 indivíduos, compostos por pelo menos um macho, várias fêmeas e seus filhotes. Um macho dominante (o silverback) lidera o grupo, organizando as atividades do grupo, como comer, fazer ninhos e viajar em seu território. Aqueles que desafiam o macho dominante são intimidados por demonstrações impressionantes de força física. Ele pode ficar em pé, atirar objetos, fazer desafios agressivos e bater no seu enorme peito enquanto vocaliza de forma poderosa ou "ruge" assustadoramente.

Os machos mais jovens costumam deixar o grupo quando atingem a maturidade. As fêmeas se mudam para outro grupo antes de começarem a reproduzir - elas começam a reproduzir aos 8 ou 9 anos de idade e cuidam de suas crias pelos primeiros 4 ou 5 anos da vida dos filhotes. Existe, portanto, um longo intervalo entre os nascimentos, o que explica em parte a lenta taxa de crescimento populacional dessa espécie que é tão vulnerável à caça ilegal. Devido ao longo período de gestação (9 meses), longo período de cuidado do filhote, e a mortalidade infantil, uma fêmea de gorila só vai dar à luz a um filhote que sobreviverá até a maturidade a cada 4 ou 6 anos. Gorilas vivem por muito tempo e podem viver por 40 anos na natureza.

Habitat

O gorila-da-planície-ocidental vive principalmente em florestas tropicais, florestas pantanosas, áreas de vegetação arbustiva e secundária, clareiras e bordas de florestas, campos agrícolas abandonados e florestas ribeirinhas. Ele vive em florestas tropicais primárias e secundárias de planície com elevações que se estendem desde o nível do mar até 1.300 m.

Distribuição

O gorila-da-planície-ocidental é encontrado em Camarões, República Centro-Africana, Congo, Gabão, Guiné Equatorial e em Angola (província de Cabinda).

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Western Lowland Gorilla." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 6 Apr. 2017. Web. 7 Apr. 2017.
  • Western Gorilla fact file on ARKive.
  • Maisels, F., Strindberg, S., Breuer, T., Greer, D., Jeffery, K. & Stokes, E. 2016. Gorilla gorilla ssp. gorilla. (errata version published in 2016) The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T9406A102328866.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.