Gorila-da-montanha

Fotografia por Richard Ruggiero / USFWS, CC BY

 Canon EOS 40D (Canon)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/2.8  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 24/07/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gorila-da-montanha

Gorilla beringei beringei
 Subespécie
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Hominidae
Gênero Gorilla
Nome Científico Gorilla beringei beringeiMatschie, 1903
Nome Inglês Mountain Gorilla
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2008)

Descrição

O gorila-da-montanha é um grande primata da família Hominidae e uma das duas subespécies de gorila-oriental (Gorilla beringei) - a outra subespécie é o gorila-de-grauer (Gorilla beringei graueri).

O gorila-da-montanha tem uma pelagem mais grossa e mais longa do que as outras espécies de gorilas, que lhe permite viver em temperaturas mais frias. Os gorilas podem ser identificados pelas impressões do nariz, únicas para cada indivíduo. Machos adultos têm cristas ósseas mais pronunciadas na parte superior e na parte de trás de seus crânios, resultando em uma cabeça com um formato mais cônico. Essas cristas abrigam poderosos músculos temporais, que ligam ao maxilar inferior (mandíbula). Fêmeas adultas também têm essas cristas, mas elas são menos pronunciadas. Como todos os gorilas, o gorila-da-montanha tem olhos marrom-escuros moldados por um anel preto ao redor da íris. O macho adulto é conhecido como "silverback" (dorso prateado) porque com a idade ele desenvolve uma área de pelos de cor cinza ou prata em suas costas. O pelo em suas costas é mais curto do que na maioria das outras partes do corpo, e o pelo de seus braços é especialmente longo.

As fêmeas têm, em média, 1,3 m de altura (em pé) e 100 kg de peso. Os machos têm, em média, 1,5 m de altura (em pé) e 195 kg de peso. Grandes machos totalmente eretos podem alcançar 1,9 m de altura, uma envergadura de braços de 2,3 m e peso de 220 kg. Essa subespécie de gorila é, em média, a segunda maior espécie de primata - apenas o gorila-de-grauer, a outra subespécie de gorila-oriental, é maior.

Biologia

O gorila-da-montanha é uma espécie diurna, mais ativo entre 6:00h e 18:00h. Ele passa boa parte do seu tempo se alimentando, pois ele precisa de grandes quantidades de alimento para manter a sua enorme massa muscular. É um animal herbívoro e sua dieta é composta em grande parte de folhas, brotos e caules de 142 espécies de plantas. Ele também se alimenta de cascas, raízes, flores e frutas. Machos adultos podem comer até 34 kg de vegetação por dia, enquanto uma fêmea, pode comer 18 kg.

O gorila-da-montanha é principalmente terrestre e quadrúpede. No entanto, ele pode subir em árvores frutíferas desde que os galhos suportem seu peso. Como todos os grandes primatas, seus braços são mais longos do que suas pernas. Ele se locomove de forma muito similar ao chimpanzé-comum (Pan troglodytes), apoiando seu peso sobre a parte de trás dos seus dedos curvados, ao invés de suas mãos. Cada gorila constrói um ninho com a vegetação disponível ao redor para dormir, construindo um novo ninho a cada noite.

Como um animal altamente social, o gorila-da-montanha vive em grupos relativamente estáveis. Esses grupos não são territoriais - o macho de dorso prateado (silverback) geralmente defende o seu grupo, ao invés do seu território. Um grupo típico é composto por um macho dominante de dorso prateado, que é líder absoluto do grupo, outro macho de dorso prateado subordinado (geralmente um irmão mais novo, um meio irmão ou até mesmo um filho adulto do macho dominante), um ou dois machos de dorso preto, que atuam como sentinelas, três a quatro fêmeas sexualmente maduras, que geralmente se unem ao macho de dorso prateado dominante para toda a vida, e de três a seis juvenis e bebês.

O macho de dorso prateado dominante geralmente determina os movimentos do grupo, levando-o para locais de alimentação apropriados ao longo do ano. Ele também é um mediador de conflitos dentro do grupo e o protege de ameaças externas. Quando o grupo é atacado por humanos, leopardos (Panthera pardus) ou outros gorilas, o macho de dorso prateado irá protegê-lo, mesmo que isto custe a sua própria vida. Machos de dorso prateado experientes são capazes de remover armadilhas de caçadores das mãos e pés de membros do seu grupo.

Quando um macho de dorso prateado dominante morre, o grupo familiar pode ser severamente afetado. A menos que ele deixe um descendente macho capaz de assumir sua posição, o grupo pode se dividir ou ser tomado por um macho não relacionado. Quando um novo macho de dorso prateado assume o controle de um grupo familiar, ele pode matar todos os filhotes do macho que morreu. Essa prática de infanticídio é uma estratégia de reprodução eficaz, em que as fêmeas recém-adquiridas são capazes de gerar novos filhotes do novo macho.

A fêmea dá à luz apenas uma vez a cada 3 ou 4 anos, devido ao período de gestação de 8,5 meses e um longo período de cuidado parental. O filhote é amamentado por cerca de 3,5 anos. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 10 anos de idade, e os machos aos 15 anos. O gorila-da-montanha pode viver entre 40 e 50 anos na natureza.

Habitat

O gorila-da-montanha habita florestas de montanha de nuvem em altitudes que variam entre 1.500 a 4.100 m.

Distribuição

O gorila-da-montanha é encontrado na região dos Vulcões de Virunga, uma área de 440 km² que abrange a fronteira entre Uganda (Parque Nacional dos Gorilas de Mgahinga), Ruanda (Parque Nacional dos Vulcões) e República Democrática do Congo (Parque Nacional de Virunga), e também nos 330 km² do Parque Nacional Impenetrável de Bwindi, no sudoeste de Uganda.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Mountain Gorilla." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 20 Jan. 2017. Web. 31 Mar. 2017.
  • Eastern Gorilla file on ARKive.
  • Lindsley, T. and A. Sorin 2001. "Gorilla beringei" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Robbins, M., Gray, M., Kümpel, N., Lanjouw, A., Maisels, F., Mugisha, A., Spelman, L. & Williamson, L. 2008. Gorilla beringei ssp. beringei. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T39999A10292321.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.