Golfinho-escuro

Copyright © Pete

Local da foto: Kaikoura, Canterbury, Nova Zelândia

 NIKON D3100 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/1600s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 17/09/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Golfinho-escuro

Lagenorhynchus obscurus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Cetartiodactyla
Família Delphinidae
Gênero Lagenorhynchus
Nome Científico Lagenorhynchus obscurus(Gray, 1828)
Nome Inglês Dusky Dolphin, Fitzroy’s Dolphin
Estado de Conservação DD  - Dados Insuficientes (IUCN / 2008)

Descrição

Originalmente chamado de golfinho-de-fitzroy por Charles Darwin, o golfinho-escuro é uma espécie de golfinho compacta e relativamente pequena da família Delphinidae, facilmente reconhecida pela cabeça inclinada de maneira uniforme desde o espiráculo (respiradouro) até a ponta do focinho. Essa espécie não tem um bico, como muitas espécies de golfinhos têm.

Como o seu nome comum sugere, a parte dorsal e cauda do golfinho-escuro têm uma coloração preta/azulada-escura, com uma faixa escura correndo diagonalmente pelos flancos até a cauda. A parte inferior é branca e a ponta do focinho e mandíbula são escuras. Existe uma área cinza que vai do olho até a nadadeira, e duas listras creme se estendem da cauda até a nadadeira dorsal, que é bem saliente. Praticamente não existe dimorfismo sexual nessa espécie, embora os machos tenham nadadeiras dorsais mais curvas com bases mais amplas e áreas superficiais maiores.

Comparado com outras espécies da família, o golfinho-escuro tem um comprimento pequeno a médio. Existe uma significativa variação de tamanho entre as diferentes áreas populacionais. Os maiores espécimes podem medir até 2,1 m de comprimento e podem pesar até 100 kg.

Biologia

O golfinho-escuro é uma espécie altamente social, às vezes encontrado em grupos com mais de 1.000 indivíduos, mas grupos de 20 a 500 são mais comuns. Muitas vezes, grandes grupos se juntam para caçar presas cooperativamente. As principais presas do golfinho-escuro incluem a anchova, lulas e camarões. Essa espécie se alimenta no fundo e na superfície e também pode se alimentar à noite.

O golfinho-escuro se associa a outros cetáceos, e é considerado um dos golfinhos mais acrobáticos. É uma espécie especialmente atraída por barcos e adora brincar e saltar fora da água, sendo um nadador muito rápido.

O acasalamento do golfinho-escuro ocorre geralmente durante a primavera. Após um período de gestação de 11 meses, cada fêmea dá à luz apenas um filhote com cerca de 55 a 70 cm de comprimento e aproximadamente 5 kg. O pico de nascimento dos filhotes ocorre geralmente no verão (novembro a fevereiro) nos arredores da Nova Zelândia e Argentina, e no inverno (agosto a outubro) nos arredores do Peru. Os filhotes são desmamados em cerca de 18 meses.

Habitat

O golfinho-escuro é uma espécie costeira, geralmente encontrada ao longo de plataformas continentais e encostas.

Distribuição

O golfinho-escuro é encontrado em quase todo o Hemisfério Sul. Altas concentrações de golfinhos-escuros são encontradas ao redor da Nova Zelândia, Tasmânia, sul da Austrália e sudoeste da África. Populações também são encontradas ao longo da costa ocidental da América do Sul, mas parecem estar separadas biologicamente e geograficamente por um intervalo abrangendo 1.000 km de litoral chileno. Indivíduos ao norte dessa separação são maiores do que os do sul e, às vezes, são considerados subespécies distintas.

Continentes de Ocorrência

África, América do Sul, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Dusky Dolphin." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 31 Jan. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Dusky Dolphin fact file on ARKive.
  • Yu, H. 1999. "Lagenorhynchus obscurus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Hammond, P.S., Bearzi, G., Bjørge, A., Forney, K., Karczmarski, L., Kasuya, T., Perrin, W.F., Scott, M.D., Wang, J.Y., Wells, R.S. & Wilson, B. 2008. Lagenorhynchus obscurus. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T11146A3257285.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.