Golfinho-comum-de-bico-curto

Fotografia por Alexandre Roux, CC BY-NC-ND

Local da foto: Portugal

 NIKON D610 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/1600s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 27/09/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Golfinho-comum-de-bico-curto

Delphinus delphis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Cetartiodactyla
Família Delphinidae
Gênero Delphinus
Nome Científico Delphinus delphisLinnaeus, 1758
Nome Inglês Short-beaked Common Dolphin
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2008)

Descrição

O golfinho-comum-de-bico-curto é uma espécie de mamífero marinho da família Delphinidae.

O golfinho-comum-de-bico-curto tem uma nadadeira dorsal quase triangular, além de nadadeiras peitorais e cauda. O bico é nitidamente dividido da testa por um sulco profundo, é alongado e pontudo mais do que qualquer outra espécie do mesmo gênero. As mandíbulas de cada lado do bico são revestidas com 20 ou mais dentes pequenos, curvados e afiados, perfeitos para capturar peixes escorregadios. É uma espécie de golfinho colorida. O dorso é preto ou marrom-escuro e a parte inferior do corpo é branca ou creme. Uma faixa escura se estende da mandíbula inferior até a nadadeira. As nadadeiras e a cauda são pretas ou marrom-escuras, e os olhos são envolvidos com marcas pretas que se estendem até o bico. Em cada lado do corpo existe um padrão de ampulheta cinza-claro, amarelo ou dourado na frente e cinza atrás.

O golfinho-comum-de-bico-curto tem entre 1,5 e 2,4 m de comprimento e peso entre 100 e 136 kg. O macho geralmente é maior e mais pesado do que a fêmea.

Biologia

Uma espécie altamente ativa, o golfinho-comum-de-bico-curto é um rápido nadador e pode atingir mais de 60 km/h ao perseguir alimento, e pode avançar até 241 a 321 km em um período de 48 horas. Faz mergulhos curtos, geralmente entre 10 segundos e 2 minutos, mas o mergulho pode durar até 8 minutos.

É um animal muito social que vive em grupos que podem numerar centenas de indivíduos e que se envolvem na maioria das atividades necessárias juntos, como viajar, comer e respirar. Quando algum indivíduo está doente, outros indivíduos do grupo usam suas nadadeiras para ajudar o golfinho doente flutuar para que ele possa respirar.

A dieta do golfinho-comum-de-bico-curto é composta de pequenos peixes e cefalópodes, como lulas e polvos. Um único espécime pode comer até 8 ou 9 kg de peixe por dia. Grupos de golfinhos se alimentam ao mesmo tempo durante a noite ou o dia. Às vezes, eles são acompanhados por grupos de golfinhos-nariz-de-garrafa (gênero Tursiop) e golfinhos-de-laterais-brancas (gênero Lagenorhynchu). Essas incursões de alimentação podem durar até uma hora. Durante esse tempo, cada golfinho avança para o centro do cardume de peixes que o grupo vem perseguindo e tenta capturar o maior número possível de peixes, os quais são engolidos inteiros. Esses golfinhos são conhecidos também por mergulharem abaixo dos cardumes e levá-los para a superfície. Eles empurram suas presas completamente para fora da água para capturá-las no ar.

O golfinho-comum-de-bico-curto é uma espécie vivípara. A fêmea geralmente dá à luz um único filhote, mas pode dar à luz gêmeos ou trigêmeos. O período de gestação geralmente é de 10 a 12 meses. O recém-nascido tem entre 70 e 100 cm de comprimento e pesa cerca de 10 kg. Após o nascimento, o filhote imediatamente se torna parte da família e participa das atividades diárias, permanecendo próximo da sua mãe, especialmente quando é muito jovem. Até os 6 meses de idade, o filhote se alimenta exclusivamente do leite materno. Ao contrário dos seres humanos, o golfinho-comum-de-bico-curto não tem lábios e não pode sugar o leite dos mamilos de sua mãe. Se tivesse essa habilidade, ele se afogaria. Assim, as glândulas mamárias da fêmea têm músculos que, quando contraídos, esguicham o leite para alimentar seu filhote. A maturidade sexual ocorre após 12 a 15 anos de idade. A espécie tem uma estimativa de vida de no máximo 35 anos.

Habitat

O golfinho-comum-de-bico-curto é encontrado em águas costeiras e em oceano aberto, e geralmente tem preferência por temperaturas de superfície superiores a 10°C.

Distribuição

O golfinho-comum-de-bico-curto é uma espécie oceânica com ampla distribuição em águas temperadas frias a tropicais dos Oceanos Atlântico e Pacífico, desde águas próximas à costa até milhares de quilômetros da costa. Ocorre regularmente em alguns mares fechados, como o Mar de Okhotsk e Mar do Japão, e existem subpopulações separadas no Mar Mediterrâneo e Mar Negro. Pode ocorrer também em partes do Oceano Índico ao redor do sudeste da África e sul da Austrália.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália/Oceania, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Hammond, P.S., Bearzi, G., Bjørge, A., Forney, K., Karczmarski, L., Kasuya, T., Perrin, W.F., Scott, M.D., Wang, J.Y., Wells, R.S. & Wilson, B. 2008. Delphinus delphis. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T6336A12649851. Acessado em 9 Dez 2017.
  • Alspaugh, M. 2000. "Delphinus delphis" (On-line), Animal Diversity Web. Acessado em 9 Dez 2017.
  • Wikipedia contributors. "Short-beaked Common Dolphin." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 12 Out 2017. Web. 9 Dez 2017.
  • Short-beaked Common Dolphin fact file on ARKive.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.