Girafa

Fotografia por Carol Foil, CC BY-NC-ND

Local da foto: Masai Mara, Quênia

 NIKON D80 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 290mm  •  Abertura: f/7.1  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 10/06/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Girafa

Giraffa camelopardalis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Cetartiodactyla
Família Giraffidae
Gênero Giraffa
Nome Científico Giraffa camelopardalis(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Giraffe
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

A girafa é uma grande espécie de mamífero da família Giraffidae. É o animal terrestre mais alto do mundo e também o maior ruminante.

Espetacularmente alta, a girafa tem um pescoço muito longo com uma crina vertical e curta, e ombros altos. As pernas também são longas. A girafa, como todos os mamíferos, possui sete vértebras cervicais. O seu pescoço, entretanto, é o maior dentre os animais, mas é pouco flexível. Por causa de seu pescoço comprido e rígido, seu sistema vascular possui a fama de ser o responsável pela maior pressão sanguínea do reino animal.

O nome da girafa vem do latim "camelopardalis", que significa "camelo com marcas como as de um leopardo", devido a sua pelagem de fundo castanho amarelado com manchas de cor marrom, que ajudam na camuflagem na luz salpicada, e padrões de sombra criados pelas árvores nas quais ela se alimenta.

As várias subespécies de girafa diferem ligeiramente em coloração e padronização. A girafa-reticulada do nordeste do Quênia (Giraffa camelopardalis reticulata) tem manchas grandes e de cor castanho, delineadas por finas linhas brancas. A girafa-de-rothschild do oeste do Quênia e leste de Uganda (Giraffa camelopardalis rothschildi) tem linhas divisórias brancas mais amplas do que a girafa-reticulada e nenhuma mancha abaixo do joelho. A girafa-masai da Tanzânia e sul do Quênia (Giraffa camelopardalis tippelskirchi) tem manchas irregulares em forma de estrela marrom-escuras. A girafa tem duas estruturas parecidas com chifres com cerca de 13 cm de comprimento, compostos de ossos e coberto de pele; eles são finos e peludos nas fêmeas, e grossos e carecas na parte superior nos machos, como resultado do desgaste durante as lutas com outros machos. Com a idade, os machos podem desenvolver depósitos de cálcio em suas cabeças, além de seus chifres. Estes ajudam a desferir golpes mais pesados durante as lutas com outros machos.

Os machos têm em média 5,3 m de altura e peso entre 1.100 e 1.932 kg. As fêmeas têm em média 4,3 m de altura e entre 700 e 1.182 kg de peso. O pescoço da girafa tem cerca de 2,4 m de comprimento.

Biologia

Usando sua língua preta e preênsil, a girafa arranca os espinhos das folhas das árvores do gênero Acacia e Cobretum, e pode comer cerca de 100 outras espécies de plantas. A girafa pode comer até 134 kg de folhas por dia e pode ruminar enquanto caminha. A girafa não migra, pois ela pode obter a maior parte da umidade que precisa da sua dieta, mas ela bebe água a cada dois ou três dias quando há disponibilidade.

Com uma grande visão de uma posição elevada e um bom olfato, as girafas frequentemente são acompanhadas de zebras e gnus que podem se beneficiar da girafa com um "sistema de alerta precoce".

A girafa é um animal social e não territorial, formando grupos abertos com nenhum membro permanente em territórios muito variáveis de 5 a 650 km². As fêmeas têm uma tendência a se associarem mais com outras fêmeas quando elas têm filhotes, visto que os filhotes tendem a brincar juntos. Os machos deixam suas mães por volta dos três anos de idade e, algumas vezes, formam grupos de solteiros que procuram fêmeas no cio.

O acasalamento ocorre durante todo o ano, com um pico na estação das chuvas. O período de gestação é de 15 meses e as fêmeas ficam prenhas pela primeira vez em seu quarto ano de vida. O único filhote começa a sua vida com uma queda de 2 m de altura, pois as fêmeas dão à luz em pé. O filhote nasce com cerca de 1,8 m de altura e pesando entre 44 e 70 kg. O recém-nascido consegue ficar em pé em 20 minutos e crescerá cerca de 2,1 m em seu primeiro ano. Com um ano de idade, a jovem girafa é desmamada, mas permanece próxima da mãe até pelo menos 22 meses de idade.

Apesar das tentativas da fêmea de ficar por cima do seu filhote durante os ataques de leão (Panthera leo), hiena-pintada (Crocuta crocuta), leopardo-africano (Panthera pardus pardus) e do cão-selvagem-africano (Lycaon pictus), muitos filhotes são mortos em seus primeiros meses de vida. A maturidade sexual ocorre aos 3 ou 4 anos de idade em ambos os sexos, mas os machos raramente têm a oportunidade de acasalar antes dos 7 anos de idade. A expectativa de vida da girafa na natureza é de 20 anos.

Habitat

A girafa habita savanas, bosques abertos de acácias, áreas arborizadas e pastagens tropicais e subtropicais com árvores e arbustos.

Distribuição

A área de ocorrência da girafa é dispersa e se estende do Chade no norte, até a África do Sul no sul, e do Níger no oeste, até a Somália no leste. Ela ocorre em Botsuana, Camarões, República Centro-Africana, Chade, República Democrática do Congo, Etiópia, Quênia, Moçambique, Namíbia, Níger, Somália, África do Sul, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Giraffe." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 31 Mar. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Giraffe fact file on ARKive.
  • Muller, Z., Bercovitch, F., Brand, R., Brown, D., Brown, M., Bolger, D., Carter, K., Deacon, F., Doherty, J.B., Fennessy, J., Fennessy, S., Hussein, A.A., Lee, D., Marais, A., Strauss, M., Tutchings, A. & Wube, T. 2016. Giraffa camelopardalis. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T9194A51140239.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.