Gibão-de-mãos-brancas

Fotografia por JJ Harrison, CC BY

Local da foto: Parque Nacional de Kaeng Krachan, Phetchaburi, Tailândia

 Canon EOS-1D Mark IV (Canon)
Distância Focal: 500mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/800s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 23/11/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gibão-de-mãos-brancas

Hylobates lar
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Hylobatidae
Gênero Hylobates
Nome Científico Hylobates lar(Linneaus, 1771)
Nome Inglês White-handed Gibbon, Lar Gibbon, Common Gibbon
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 2008)

Descrição

O gibão-de-mãos-brancas, conhecido também como gibão-comum e gibão-de-lar, é um primata da família Hylobatidae e uma das espécies de gibão mais conhecidas.

O gibão-de-mãos-brancas pode variar na cor, da marrom-escura ou preta até a vermelha acastanhada e marrom amarelada, mas sempre com uma margem branca moldando seu rosto preto e lado superior de suas mãos e pés. Machos e fêmeas são muito semelhantes em tamanho e podem ter todas as variantes de cor. Seu inconfundível chamado, um som alto parecido com um grito, é reforçado por um saco na garganta que amplifica o som e pode ser ouvido de uma grande distância.

O gibão-de-mãos-brancas tem entre 43,5 e 58,4 cm de comprimento e seu peso varia entre 4,4 e 7,6 kg.

Biologia

O gibão-de-mãos-brancas é uma espécie arborícola e ativa durante o dia, e passa boa parte do tempo em busca de alimento e se alimentando. Ele é principalmente frugívoro, mas também se alimenta de folhas imaturas, flores, caules, brotos, insetos, ovos e ocasionalmente aves.

Um primata belo e cativante, o gibão-de-mãos-brancas é um mestre da agilidade. Como braquiadores verdadeiros, os gibões são muito admirados pela sua forma de locomoção e movimentos incrivelmente rápidos e aparentemente sem esforço pela copa das árvores. O gibão-de-mãos-brancas possui braços longos e mãos típicas de espécies de gibão, que são perfeitamente adaptadas para suportar o peso do seu corpo durante a locomoção pelas árvores. Apesar de não possuir cauda, o senso de equilíbrio do gibão é bem desenvolvido e ele pode até mesmo andar em pé ao longo de galhos altos acima do solo, caracteristicamente levantando seus braços acima de sua cabeça para um melhor equilíbrio.

O gibão-de-mãos-brancas tem uma organização social dominada por um casal monogâmico reprodutor e seus descendentes. Mas estudos recentes mostram algumas mudanças ocasionais de parceiros e até mesmo agrupamentos não monogâmicos.

O gibão-de-mãos-brancas reproduz durante todo o ano, geralmente produzindo um filhote a cada dois ou três anos. O período de gestação é de 7 a 8 meses e o filhote é amamentado até os 18 meses. O juvenil atinge o tamanho adulto aos 6 anos de idade, mas permanece com o seu grupo natal até atingir a maturidade sexual, por volta dos 9 anos de idade. O filhote é cuidado predominantemente pela mãe, mas o pai e os irmãos mais velhos também ajudam a cuidar do filhote.

O gibão-de-mãos-brancas pode viver entre 25 e 30 anos na natureza.

Habitat

O gibão-de-mãos-brancas habita florestas de monções semidecíduas primárias ou secundárias e florestas tropicais sempre-verdes. Ele ocupa apenas a copa das árvores e, raramente, ou nunca, desce até o chão da floresta.

Distribuição

O gibão-de-mãos-brancas é encontrado no sul e sudeste da Ásia - China, Mianmar, Tailândia, Malásia e Indonésia.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Lar Gibbon." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 20 Feb. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • White-Handed Gibbon fact file on ARKive.
  • Beaman, M. 2014. "Hylobates lar" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Brockelman, W. & Geissmann, T. 2008. Hylobates lar. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T10548A3199623.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.