Gelada

Fotografia por Kalyan Varma, CC BY-NC-SA

Local da foto: Montanhas Simien, Etiópia

 NIKON D4 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/1600s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 22/05/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gelada

Theropithecus gelada
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Cercopithecidae
Gênero Theropithecus
Nome Científico Theropithecus gelada(Rüppell, 1835)
Nome Inglês Gelada, Gelada Baboon
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2008)

Descrição

O gelada, conhecido também como babuíno-gelada, é uma espécie de macaco do Velho Mundo da família Cercopithecidae e, assim como os seus parentes próximos, os babuínos (gênero Papio), é em grande parte terrestre, passando a maior parte do tempo forrageando em pastagens.

Embora muitas vezes chamado de babuíno-gelada, esse macaco de fato pertence a um gênero separado e não é um babuíno verdadeiro. Ele é, na verdade, o único membro de seu gênero - Theropithecus.

O gelada é um primata grande e robusto. A pelagem é grossa, curta e marrom, com um tufo de pelos na ponta da cauda, e os ombros do macho adulto são encobertos por um grande manto. O gelada tem um rosto sem pelos, com um focinho curto, mais parecido com o de um chimpanzé do que o de um babuíno. Também pode ser fisicamente distinguido de um babuíno pela mancha brilhante de pele em seu peito. Essa mancha tem formato de ampulheta. Nos machos é vermelha brilhante e cercada por pelos brancos; nas fêmeas é muito menos pronunciada.

Os machos têm entre 69 e 74 cm de comprimento (cabeça-corpo), uma cauda de 46 a 50 cm e um peso de 20 kg. As fêmeas têm entre 50 e 65 cm de comprimento (cabeça-corpo), uma cauda de 30 a 41 cm e peso entre 12e 16 kg.

Biologia

O gelada tem várias adaptações para o seu estilo de vida herbívoro e terrestre. Ele tem dedos pequenos e resistentes adaptados para puxar grama, e pequenos dentes incisivos adaptados para mastigar. O gelada tem um andar exclusivo, usado durante a alimentação. Ele agacha sobre suas pernas e se move deslizando seus pés sem mudar a sua postura.

O gelada é o único primata que é principalmente graminívoro e pastador - até 90% de sua dieta é composta de grama. Ele também se alimenta de flores e raízes quando há disponibilidade. Ele também consome ervas, pequenas plantas, frutas e ervas daninhas. O gelada consome seus alimentos mais como um ungulado do que como um primata, e pode mastigar os alimentos de forma tão eficaz quanto as zebras.

O gelada é um animal primariamente diurno. À noite, ele dorme nas bordas dos penhascos. Ao nascer do sol, ele deixa os penhascos e viaja para os topos dos planaltos para se alimentar e socializar. Essa espécie vive em uma complexa sociedade de múltiplos níveis semelhante à do babuíno-sagrado.
A unidade básica da sociedade do gelada é o grupo familiar, composto de um macho e várias fêmeas e seus filhotes. Fora dessas organizações sociais estão os grupos de solteiros (todos machos), que forrageiam em seus próprios grupos e dormem separadamente dos grupos compostos de um único macho com várias fêmeas e seus filhotes. Machos solteiros desafiam os machos de grupos com um único macho para tomarem o seu harém e, assim, ter acesso às fêmeas reprodutoras.

As fêmeas geralmente dão à luz um único filhote por vez, depois de um período de gestação de cinco a seis meses. As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos quatro ou cinco anos de idade, e os machos de cinco a sete anos. O gelada pode viver cerca de 20 anos.

Habitat

O gelada dorme à noite em penhascos e afloramentos rochosos, aventurando-se pela manhã para forragear em pastagens próximas, principalmente entre 2.000 e 5.000 m de altitude.

Distribuição

O gelada é encontrado apenas nas altas montanhas da Etiópia, com a maior parte da população no Parque Nacional das Montanhas Simien.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Gelada." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 13 Mar. 2017. Web. 31 Mar. 2017.
  • Gelada file on ARKive.
  • Gippoliti, S. & Hunter, C. 2008. Theropithecus gelada. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T21744A9316114.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.