Gazela-de-thomson

Fotografia por The.Rohit, CC BY-NC

Local da foto: Parque Nacional de Amboseli, Quênia

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/3.5  •  Tempo de Exposição: 1/4000s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 05/02/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gazela-de-thomson

Eudorcas thomsonii
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Cetartiodactyla
Família Bovidae
Gênero Eudorcas
Nome Científico Eudorcas thomsonii(Günther, 1884)
Nome Inglês Thomson's Gazelle
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2008)

Descrição

A gazela-de-thomson é uma espécie de antílope da família Bovidae e uma das espécies de gazelas mais conhecidas.

A gazela-de-thomson tem o ventre branco e o dorso castanho-avermelhado, divido por uma faixa preta. A anca é branca e a cauda é preta. Ela tem uma pelagem castanho-avermelhada em sua face, com uma listra branca larga que se estende do olho até o nariz e é delimitada abaixo por uma listra preta. O macho tem glândulas pré-orbitárias bem desenvolvidas perto dos olhos, que são usadas para marcar território com cheiro. Ambos os sexos possuem chifres, que são ligeiramente curvados para trás com as pontas viradas para a frente. Os chifres, bem anelados, têm entre 25 e 43 cm nos machos e entre 7 e 15 cm nas fêmeas. Os chifres das fêmeas geralmente são mais curtos, mais finos e às vezes deformados.

A gazela-de-thomson é uma gazela relativamente pequena. Ela tem entre 80 e 120 cm de comprimento do corpo e entre 55 e 82 cm de altura (ombros). Os machos têm entre 20 e 35 kg, enquanto as fêmeas, ligeiramente mais leves, pesam entre 15 e 25 kg. A cauda tem entre 15 e 27 cm de comprimento.

A gazela-de-grant (Nanger granti) é muito parecida com a gazela-de-thomson, mas a gazela-de-grant é maior e tem uma grande mancha branca na anca.

Biologia

A gazela-de-thomson é um animal herbívoro e pasta principalmente gramíneas curtas. Ela come ramos, sementes e folhas de árvores também, especialmente durante a estação seca. Seu tamanho corporal menor e tolerância à seca tornam possível para ela persistir em pastagens áridas que não podem suportar ungulados maiores.

A gazela-de-thomson é uma corredora excepcionalmente rápida. Seu predador principal é o guepardo (Acinonyx jubatus), que pode atingir velocidades mais altas, mas só consegue manter altas velocidades por um curto período de tempo. A gazela-de-thomson pode sobreviver em longas perseguições e é capaz de fazer giros mais rapidamente. Ela pode atingir velocidades de até 96 km/h e pode correr em zigue-zague, uma particularidade que muitas vezes a salva de predadores.

A gazela-de-thomson é um animal social nômade ou migratório e um especialista em locomoção cursorial. Geralmente forma grupos com uma associação fluida de 5 a 60 indivíduos, embora associações temporárias podem ser de centenas. Os grupos se dividem e se juntam prontamente e não parecem ter qualquer associação permanente ou exclusiva ou hierarquia social. Os grupos também são encontrados em rebanhos de espécies mistas com impalas (Aepyceros melampus) e gazelas-de-grant (Nanger granti). Machos defendem pequenos territórios durante a época de reprodução para atrair fêmeas e para o acasalamento. Fora da época de reprodução, os machos formam pequenos rebanhos de solteiros ou se associam com fêmeas em grupos soltos.

As fêmeas preferem territórios de machos ricos em alimento. Os machos marcam territórios usando suas glândulas pré-orbitárias e esterco, defendendo-os ativamente contra outros machos. Às vezes, eles tentam arrebanhar fêmeas, em uma tentativa de mantê-las em seus territórios por mais tempo. A gazela-de-thomson acasala duas vezes por ano. O período de gestação é de 5 a 6 meses e a maioria dos nascimentos ocorrem logo após a estação chuvosa. A fêmea dá à luz um único filhote, que nasce pesando de 2 a 3 kg. O filhote já é capaz de levantar e andar pouco tempo depois do nascimento, mas ele passa os primeiros dias escondido imóvel na vegetação. A mãe deixa o filhote escondido na vegetação e volta algumas vezes durante o dia para amamentá-lo. À medida que o filhote se aproxima dos 2 meses de idade, ele passa mais tempo com sua mãe e menos tempo escondido. Por volta dessa época, o filhote começa a comer alimento sólido, segue e acompanha sua mãe com o grupo.

Habitat

A gazela-de-thomson habita savanas de acácias e pastagens curtas. Ela é relativamente tolerante à seca e pode permanecer em pastagens secas por mais tempo depois que outros grandes herbívoros se mudam para habitats mais úmidos.

Distribuição

A gazela-de-thomson é encontrada no centro e no sul do Quênia, e no norte da Tanzânia.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Thomson's Gazelle." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 28 Mar. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Thomson's Gazelle fact file on ARKive.
  • Auman, A.; R. Fye and T. Dewey 2009. "Eudorcas thomsonii" (On-line), Animal Diversity Web.
  • IUCN SSC Antelope Specialist Group. 2008. Eudorcas thomsonii. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T8982A12946551.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.