Gato-pescador

Fotografia por Cloudtail the Snow Leopard, CC BY-NC-ND

Local da foto: Zoológico de Nuremberga, Alemanha

 Canon EOS 5D Mark III (Canon)
Distância Focal: 250mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/400s  •  ISO: 3200
Data em que a foto foi tirada: 12/07/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gato-pescador

Prionailurus viverrinus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Prionailurus
Nome Científico Prionailurus viverrinus(Bennett, 1833)
Nome Inglês Fishing Cat
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

O gato-pescador é uma espécie de mamífero da família Felidae e a maior espécie de felino do gênero Prionailurus.

O gato-pescador é outro felino que contradiz a crença de que gatos não gostam de água, entrando com frequência na água para capturar peixes, como sugere o seu nome comum. No entanto, muitas vezes é descrito de forma incorreta que este felino tem adaptações físicas para estes hábitos. Embora as patas com membranas foram observadas como uma característica do gato-pescador, a membrana parcial entre os dedos, na verdade não é mais desenvolvida do que em outros felinos selvagens ou domésticos.

O gato-pescador tem um corpo longo e robusto, pernas relativamente curtas, cauda grossa, uma cabeça larga e focinho alongado. A pelagem é cinza/oliva com faixas pretas correndo ao longo do pescoço e face, pintas de cor marrom-escura em linhas sobre o corpo, e uma série de anéis incompletos que circulam a cauda. As fêmeas são significativamente menores do que os machos.

O gato-pescador tem entre 65,8 e 85,7 cm de comprimento (cabeça-corpo), uma cauda entre 25 e 38 cm e peso entre 6 e 12 kg.

Biologia

Como o seu nome sugere, o gato-pescador se alimenta principalmente de peixes. Em grande parte ativo à noite, o solitário gato-pescador é um bom nadador e pode nadar longas distâncias, e já foi observado mergulhando na água em busca de peixes, bem como retirando-os da água com suas patas. Este felino também se alimenta de rãs, crustáceos, serpentes, aves, bezerros, cabras e cães, assim como carcaças de animais de grande porte.

Embora capaz de reproduzir durante todo o ano, os picos de nascimentos foram observados em março e maio, no nordeste da Índia. A fêmea constrói uma toca em uma área isolada, como em um denso matagal de juncos, e dá à luz entre 2 e 3 filhotes após um período de gestação de 63 a 70 dias. Os filhotes pesam cerca de 170 g quando nascem. Eles atingem o tamanho adulto em torno de oito meses e meio e adquirem seus dentes caninos aos 11 meses de idade. O gato-pescador atinge a maturidade sexual aos 15 meses de idade e pode viver, em média, até 12 anos.

Habitat

O gato-pescador geralmente habita áreas úmidas, incluindo áreas de pântanos e áreas inundadas, margens de lagoas, áreas de juncos, rios de maré e áreas de mangues, até uma altitude de 1.500 m.

Distribuição

O gato-pescador é encontrado de forma descontínua em todo o sul e sudeste da Ásia. Ele ocorre no nordeste da Índia, no sopé do Himalaia no Nepal e Índia, e em algumas áreas dispersas no resto da Índia, Bangladesh, Vale do Rio Indo no Paquistão, Sri Lanka, e nas ilhas Indonésias de Sumatra e Java.

Ameaças

A principal ameaça para o gato-pescador é a destruição das áreas de pantanal, com mais de 50% das áreas inundadas da Ásia sob ameaça e desaparecimento, como resultado de assentamentos humanos, drenagem para a agricultura, poluição, caça excessiva e corte de madeira. A prática de pesca destrutiva também tem reduzido muito a principal presa do gato-pescador.

Subespécies

  • Prionailurus viverrinus viverrinus - ocorre na Índia, Sri Lanka, Paquistão, Bangladesh, Indochina, Nepal e possivelmente no Butão.
  • Prionailurus viverrinus rhizophoreus - ocorre em Java.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Fishing Cat." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 27 Mar 2017. Web. 28 Mar 2017.
  • Fishing Cat fact file on ARKive.
  • Mukherjee, S., Appel, A., Duckworth, J.W., Sanderson, J., Dahal, S., Willcox, D.H.A., Herranz Muñoz, V., Malla, G., Ratnayaka, A., Kantimahanti, M., Thudugala, A., Thaung R. & Rahman, H. 2016. Prionailurus viverrinus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T18150A50662615.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 22 Jan 2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.