Gato-marmoreado

Fotografia por Jyrki Hokkanen, CC BY-NC

Local da foto: Sabá, Ilha de Bornéu

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gato-marmoreado

Pardofelis marmorata
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Pardofelis
Nome Científico Pardofelis marmorata(Martin, 1837)
Nome Inglês Marbled Cat
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2016)

Descrição

O gato-marmoreado é uma espécie de mamífero da família Felidae.

Um pequeno felino selvagem, o gato-marmoreado possui uma mistura incomum de características de pequenos e grandes felinos. Apesar de ter o tamanho aproximado de um gato-doméstico (Felis catus), esta espécie se assemelha superficialmente aos muito maiores leopardo-nebuloso-do-continente (Neofelis nebulosa) e leopardo-nebuloso-de-sonda (Neofelis diardi) com suas patas largas, caninos dilatados e um padrão de pelagem impressionantemente semelhante.

A pelagem grossa, macia e castanho amarelada do gato-marmoreado é coberta no dorso e nas laterais com grandes manchas irregulares com bordas pretas. No entanto, estas marcas são bem menos definidas no gato-marmoreado do que as do seu primo maior, com uma tendência a ser mais "quebrada" e marmoreada, enquanto as manchas pretas nos membros são mais numerosas. A cauda peluda é extremamente longa, refletindo o estilo de vida arborícola do felino, e semelhantemente marcada com manchas pretas e anéis. Linhas pretas proeminentes ocorrem na cabeça, pescoço e dorso, começando com faixas pretas interrompidas que correm do canto de cada olho até acima da testa. Listras escuras distintas também marcam as bochechas, enquanto o queixo, lábio superior, bochechas e as manchas ao redor dos olhos são brancas ou amarelo-claras. Os olhos são âmbar ou dourados, e as orelhas são curtas, arredondadas e pretas, com uma mancha de cor branca a amarelo-clara na parte de trás.

O gato-marmoreado tem entre 45 e 62 cm de comprimento (cabeça-corpo) e uma cauda de 35 a 55 cm de comprimento. Seu peso varia entre 2 e 5 kg.

Biologia

Muito pouco se sabe sobre a biologia, comportamento e dieta do gato-marmoreado, exceto o que tem sido observado em cativeiro. A espécie é considerada principalmente noturna e mais arborícola do que outros felinos, o que ajudaria explicar a sua relativa obscuridade, embora estudos recentes têm mostrado atividade durante o dia e noite. Com seu corpo longo e delgado, cauda extremamente longa, pernas curtas e patas largas, o gato-marmoreado é bem adaptado para escalar árvores e tem sido observado em árvores na natureza. As aves provavelmente compõem uma parte importante da sua dieta, e há registros de esquilos e ratos sendo consumidos, embora lagartos e rãs também podem ser consumidos.

O que se sabe sobre o comportamento reprodutivo do gato-marmoreado vem de observações de alguns indivíduos em cativeiro. Duas ninhadas de dois filhotes foram registradas de janeiro e fevereiro, e uma ninhada de tamanho desconhecido nasceu em setembro. O período de gestação é estimado entre 66 e 82 dias. Os jovens atingem a maturidade sexual entre 21 e 22 meses de idade e espécimes em cativeiro viveram até 12 anos.

Habitat

O gato-marmoreado já foi observado em uma variedade de habitats, desde o nível do mar até 3.000 m de altitude. Os habitats incluem florestas decíduas e florestas sempre-verdes, florestas secundárias, clareiras e matagais rochosos.

Distribuição

O gato-marmoreado é encontrado do norte da Índia e Nepal, pelo sudeste da Ásia até Bornéu e Sumatra. Ele ocorre no Butão, Brunei, Camboja, China, Índia, Indonésia (Bornéu e Sumatra), Laos, Malásia (Península da Malásia, Sabá e Sarawak), Mianmar, Nepal, Tailândia e Vietnã.

Ameaças

A maior ameaça para o gato-marmoreado, provavelmente, é a destruição generalizada de seu habitat de floresta em todo o sudeste da Ásia, que está ocorrendo em um ritmo alarmante e não afeta somente este felino, mas também a suas presas. Felizmente, para um animal com uma pelagem tão bela, o gato-marmoreado raramente é encontrado no comércio ilegal de animais silvestres na Ásia.

Subespécies

  • Pardofelis marmorata marmorata - ocorre Bornéu, Sumatra, península Malaia (sul do Istmo de Kra) e sul da Tailândia.
  • Pardofelis marmorata longicaudata - ocorre do Nepal até Assam, Bangladesh, sudeste da Ásia, norte do Istmo de Kra.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Marbled Cat." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 23 Mar 2017. Web. 28 Mar 2017.
  • Marbled Cat fact file on ARKive.
  • Knibbe, N. and V. Hutzley 2009. "Pardofelis marmorata" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Ross, J., Brodie, J., Cheyne, S., Datta, A., Hearn, A., Loken, B., Lynam, A., McCarthy, J., Phan, C., Rasphone, A., Singh, P. & Wilting, A. 2016. Pardofelis marmorata. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T16218A97164299.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 22 Jan 2018.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.