Gato-leopardo-do-continente

Fotografia por Guo Qi, CC BY-NC-ND

Local da foto: Pahang, Malásia Ocidental

 NIKON D90 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/50s  •  ISO: 2000
Data em que a foto foi tirada: 08/02/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gato-leopardo-do-continente

Prionailurus bengalensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Prionailurus
Nome Científico Prionailurus bengalensis(Kerr, 1792)
Nome Inglês Mainland Leopard Cat
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2015)

Descrição

O gato-leopardo-do-continente é uma espécie de mamífero da família Felidae. Um pequeno felino selvagem, tem aproximadamente o tamanho de um gato-doméstico (Felis catus), mas mais magro, com pernas mais longas e membranas bem definidas entre os dedos. Sua cabeça pequena é marcada com duas listras escuras proeminentes e um focinho curto e estreito. Existem duas listras pretas que correm a partir dos olhos até as orelhas, e faixas brancas menores que correm dos olhos até o nariz. A parte de trás das suas moderadamente longas e arredondadas orelhas são pretas com manchas brancas centrais.

O corpo e membros do gato-leopardo-do-continente são marcados com manchas pretas de vários tamanhos e cores, e ao longo do seu dorso estão de duas a quatro linhas de manchas alongadas. A cauda tem cerca de metade do seu tamanho cabeça-corpo, e tem alguns anéis próximos da sua ponta preta. A cor de fundo da pelagem manchada é marrom amarelada, com o peito e a região ventral brancas. No entanto, dentro da sua grande área de ocorrência, esta espécie varia muito em cor e tamanho das manchas, bem como o peso e tamanho do corpo.

A cor da pelagem do gato-leopardo-do-continente é marrom amarelada nas populações do sul, e cinzenta prateada nas populações do norte. As marcas pretas podem ser em forma de manchas, rosetas ou até mesmo listras pontilhadas, dependendo da subespécie. Nos trópicos, o gato-leopardo pesa entre 0,5 e 3,8 kg, tem um comprimento (cabeça-corpo) de 38 a 66 cm, com uma longa cauda de 17 a 31 cm. No norte da China e Sibéria, ele pesa até 7 kg, e tem um comprimento (cabeça-corpo) de até 75 cm, geralmente ele ganha peso antes do inverno e fica mais magro até a primavera.

Biologia

O gato-leopardo-do-continente é um pequeno predador de emboscada. Embora classificado como uma espécie noturna, ele ocasionalmente é avistado durante o dia. Suas presas primárias consistem de pequenos vertebrados terrestres, mas ele é um excelente nadador e ataca presas aquáticas quando se depara com elas. É um felino solitário que vaga ao longo do seu território enquanto caça.

O gato-leopardo-do-continente é um felino difícil de observar, pois é um animal tímido e pequeno. Ele é um excelente escalador, o que lhe permite, ocasionalmente, capturar aves e morcegos. No entanto, normalmente ele é encontrado no solo. Geralmente não interage com as pessoas, fugindo sempre que ocorre um encontro. No entanto, é encontrado com frequência nos arredores de áreas rurais e agrícolas.

Não há um período fixo de reprodução do gato-leopardo-do-continente na parte sul da sua área de ocorrência. Na parte mais fria do norte da sua área de ocorrência ele tende a reproduzir em torno de março ou abril, quando o clima é mais ameno o suficiente para suportar os filhotes recém-nascidos. Depois de um período de gestação de 60 a 70 dias, nascem entre 2 e 4 filhotes em uma toca, onde permanecem até que estejam com um mês de idade. Os filhotes pesam aproximadamente 75 a 130 g no momento do nascimento e, geralmente duplicam o seu peso com duas semanas de idade. Em cinco semanas, eles estão com quatro vezes o seu peso de nascimento. Os olhos abrem em dez dias, e os filhotes começam a comer alimentos sólidos aos 23 dias. O gato-leopardo-do-continente pode viver até 13 anos em cativeiro.

Habitat

O gato-leopardo-do-continente habita uma grande variedade de habitats, de florestas tropicais até florestas temperadas e, marginalmente, florestas de coníferas, bem como regiões arbustivas e pastagens. Ele pode ser encontrado a até 3.000 m de altitude dentro da sua área de ocorrência.

Distribuição

O gato-leopardo-do-continente ocorre na maior parte da Índia, no oeste do Paquistão e no Afeganistão, e sua área de ocorrência se estende até o sopé do Himalaia, na maior parte da China, e ao norte até a península coreana e extremo leste da Rússia. É encontrado também na maior parte do sudeste asiático: Tailândia, Vietnã e China; e nas ilhas de Sumatra, Java, Bornéu e Taiwan, bem como em pequenas ilhas ao sul da Coreia (Ilha de Tsushima, Ilha de Jeju) e as ilhas filipinas de Palawan, Panay, Negros, Cebu e, possivelmente, também Masbate.

Ameaças

O gato-leopardo-do-continente é caçado em quase toda a sua área de ocorrência por causa da sua pele, para alimento e como animal de estimação. Ele também é considerado uma praga pela população local que o mata em retaliação aos ataques de suas aves domésticas. A perda e fragmentação do habitat também é uma grande ameaça para este felino na maior parte da sua área de ocorrência.

Subespécies

  • Prionailurus bengalensis bengalensis - ocorre no sul da Ásia, do Paquistão até a China e, provavelmente, na Península Malaia.
  • Prionailurus bengalensis euptilurus - ocorre na Manchúria, extremo leste da Rússia, Taiwan, Ilha de Iriomote e Ilha de Tsushima.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Leopard Cat." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 27 Mar 2017. Web. 28 Mar 2017.
  • Ross, J., Brodie, J., Cheyne, S., Hearn, A., Izawa, M., Loken, B., Lynam, A., McCarthy, J., Mukherjee, S., Phan, C., Rasphone, A. & Wilting, A. 2015. Prionailurus bengalensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T18146A50661611.
  • Miller, C. 2011. "Prionailurus bengalensis" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 25 Jan 2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.