Gato-leopardo-de-sonda

Fotografia por Mike Prince, CC BY

Local da foto: Sabá, Malásia Oriental, Bornéu

 E-PL5 (OLYMPUS IMAGING CORP.)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/40s  •  ISO: 6400
Data em que a foto foi tirada: 26/03/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gato-leopardo-de-sonda

Prionailurus javanensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Prionailurus
Nome Científico Prionailurus javanensis(Desmarest, 1816)
Nome Inglês Sunda Leopard Cat
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O gato-leopardo-de-sonda é uma espécie de mamífero da família Felidae. Historicamente era considerado uma subespécie (Prionailurus bengalensis javanensis) do gato-leopardo-do-continente, mas a partir de 2017, foi reconhecido como uma espécie distinta.

Como todas as espécies do gênero Prionailurus, o gato-leopardo-de-sonda tem orelhas arredondadas e como o seu parente do continente - gato-leopardo-do-continente (Prionailurus bengalensis), tem um corpo delgado, com pernas longas e membranas bem definidas entre seus dedos. A cabeça é pequena e é marcada com duas listras escuras bem visíveis. O focinho é branco, pequeno e estreito. Duas listras escuras correm dos olhos até as orelhas, e listras brancas menores correm dos olhos até o nariz. A parte de trás das orelhas moderadamente longas e arredondadas é preta com manchas brancas centrais. O corpo e os membros são marcados com manchas pretas de tamanho variável, e ao longo do dorso há três linhas de manchas alongadas que se unem em listras completas, dependendo da subespécie. A cauda tem cerca da metade do seu comprimento cabeça-corpo e tem manchas e alguns anéis perto da ponta preta.

A cor de fundo da pelagem manchada/pintada varia da cinza-clara a amarela acastanhada, com o peito e o ventre brancos. Existem duas principais variantes na coloração. Os espécimes de Java, Bali e Palawan são cinza-claros, às vezes, cinza amarelados, com manchas/pintas muito pequenas que podem não ser claramente definidas. As três linhas manchadas ao longo do dorso não são de listras completas e são próximas umas das outras. Os espécimes de Sumatra, Bornéu e Negros têm uma cor de fundo com uma tonalidade ocre e manchas/pintas maiores e bem distinguidas. As três linhas de manchas ao longo do dorso geralmente se fundem em listras.

O gato-leopardo-de-sonda tem entre 38 e 66 cm de comprimento cabeça-corpo e uma cauda adicional de aproximadamente 40 a 50% desse comprimento. Seu peso varia entre 0,5 e 3,8 kg.

Biologia

Ainda não há muitas informações disponíveis sobre a biologia do gato-leopardo-de-sonda.

O gato-leopardo-de-sonda se alimenta de roedores, anfíbios, lagartixas, lagartos, pássaros e serpentes.

Habitat

O gato-leopardo-de-sonda habita florestas tropicais de planície, mas também se adaptou a paisagens modificadas por humanos com cobertura vegetal adequada, e habita áreas agrícolas, como por exemplo, plantações de borracha, de palmeira-de-óleo e de cana-de-açúcar.

Distribuição

O gato-leopardo-de-sonda é encontrado em Java, Bali, Bornéu, Sumatra, Palawan, Negros, Cebu, Panay, Filipinas e possivelmente península Malaia.

Subespécies

  • Prionailurus javanensis javanensis - ocorre em Java e Bali.
  • Prionailurus javanensis sumatranus - ocorre em Bornéu, Sumatra, Palawan, Negros, Cebu, Panay e Filipinas.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Prionailurus javanensis." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 9 Fev 2018. Web. 26 Fev 2018.
  • Wikipedia contributors. "Leopard Cat." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 17 Fev 2018. Web. 26 Fev 2018.
  • Kitchener A. C., Breitenmoser-Würsten Ch., Eizirik E., Gentry A., Werdelin L., Wilting A., Yamaguchi N., Abramov A. V., Christiansen P., Driscoll C., Duckworth J. W., Johnson W., Luo S.-J., Meijaard E., O’Donoghue P., Sanderson J., Seymour K., Bruford M., Groves C., Hoffmann M., Nowell K., Timmons Z. & Tobe S. 2017. A revised taxonomy of the Felidae. The final report of the Cat Classification Task Force of the IUCN/SSC Cat Specialist Group. Cat News Special Issue 11, 80 pp.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 26 Fev 2018.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.