Gato-dourado-asiático

Fotografia por Karen Stout, CC BY-SA

Local da foto: Zoológico de Edimburgo, Escócia

 NIKON D80 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 95mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/50s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 09/04/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gato-dourado-asiático

Catopuma temminckii
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Catopuma
Nome Científico Catopuma temminckii(Vigors & Horsfield, 1827)
Nome Inglês Asiatic Golden Cat, Temminck's Cat, Golden Cat, Asian Golden Cat
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2015)

Descrição

O gato-dourado-asiático, conhecido também como gato-de-temminck, é uma espécie de mamífero da família Felidae.

O gato-dourado-asiático tem uma pelagem de cor uniforme, mas altamente variável, variando da vermelha a marrom dourada, marrom-escura a canela pálida, e da cinza a preta. Formas transicionais entre as diferentes colorações também existem. Sua pelagem pode ter marcas com manchas e listras, enquanto as orelhas são pretas com uma área central cinza. Gatos-dourados-asiáticos com pintas como as do leopardo (Panthera pardus) já foram encontrados na China, se assemelhando com o grande felino. Esta pelagem pintada é uma característica recessiva.

Este felino tem linhas brancas com bordas pretas que correm verticalmente do topo da cabeça para o lado mediano do olho e para baixo até o pescoço. A região ventral, interior das pernas e a parte inferior da cauda são brancas.

O gato-dourado-asiático é um felino robusto, com pernas longas e uma aparência típica de gato. Ele tem entre 66 e 105 cm de comprimento (cabeça-corpo), com uma cauda de 40 a 57 cm de comprimento. Seu peso varia entre 9 e 16 kg, que é cerca de duas ou três vezes o tamanho de um gato-doméstico (Felis catus).

Biologia

O gato-dourado-asiático é um animal territorial e solitário, exceto durante a época de acasalamento. Estudos antigos sugeriram que este felino era principalmente noturno, mas posteriormente, um estudo de campo com espécimes com rádio-colar revelou padrões de pico de atividade crepuscular e diurno, com muito menos atividade durante a noite. Neste estudo, o território do macho era de 47,7 km², e o território da fêmea era de 32,6 km².

O gato-dourado-asiático pode subir em árvores quando necessário. Ele caça aves, grandes roedores, répteis e pequenos ungulados. Ele é capaz de abater presas muito maiores do que ele mesmo, como filhotes de búfalos-da-água.

Não se sabe muito sobre o comportamento reprodutivo deste felino bastante esquivo na natureza. A maioria do que se sabe sobre este felino é baseado em espécimes em cativeiro. As fêmeas atingem a maturidade sexual entre 18 e 24 meses, enquanto os machos, aos 24 meses. Após um período de gestação de 78 a 80 dias, a fêmea dá à luz uma ninhada de 1 a 3 filhotes em um local abrigado. Os filhotes pesam entre 220 e 250 g quando nascem, mas triplicam seu tamanho nas primeiras oito semanas de vida. Eles já nascem com o padrão de pelagem adulta e abrem os olhos depois de 6 a 12 dias. Em cativeiro, este felino pode viver até 20 anos.

Habitat

O gato-dourado-asiático tem como principal habitat as florestas, que vão desde florestas tropicais e subtropicais sempre-verdes até florestas decíduas secas e mistas. Ele ocorre em altitudes que variam entre 1.100 e 3.738 m.

Distribuição

O gato-dourado-asiático ocorre na região oriental e partes da região Paleártica do sudoeste da Ásia, desde a China e Índia até a Península Malaia, Tailândia e Vietnã. Ele é encontrado nos seguintes países: Bangladesh, Butão, Camboja, China, Índia, Indonésia (Sumatra), Laos, Malásia, Mianmar, Nepal, Tailândia e Vietnã.

Ameaças

O gato-dourado-asiático habita alguns dos países com desenvolvimento mais rápido do mundo, onde está cada vez mais ameaçado pela destruição do seu habitat, seguido pelo desmatamento, juntamente com o declínio da população de suas presas base. Outra grande ameaça é a caça para o comércio ilegal de animais silvestres, que tem o maior potencial para causar grandes danos em tempo mínimo. Também há relatos de mortes deste felino por retaliação, uma vez que este felino pode atacar aves domésticas, ovelhas, cabras e filhotes de búfalos.

Subespécies

  • Catopuma temminckii temminckii - ocorre em Sumatra e na península Malaia.
  • Catopuma temminckii  moormensis - ocorre do Nepal ao norte de Mianmar, China, Tibete e sudeste da Ásia.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Asian Golden Cat." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 23 Mar 2017. Web. 28 Mar 2017.
  • McCarthy, J., Dahal, S., Dhendup, T., Gray, T.N.E., Mukherjee, S., Rahman, H., Riordan, P., Boontua, N. & Wilcox, D. 2015. Catopuma temminckii. (errata version published in 2016) The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T4038A97165437.
  • Bok, A. 2011. "Catopuma temminckii" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 22 Jan 2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.