Gato-doméstico

Fotografia por Tambako The Jaguar, CC BY-ND

Local da foto: Zurique, Suíça

 NIKON D4 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/3.5  •  Tempo de Exposição: 1/2000s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 04/05/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gato-doméstico

Felis catus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Felis
Nome Científico Felis catusLinnaeus, 1758
Nome Inglês Domestic Cat
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

O gato-doméstico é uma espécie de mamífero da família Felidae e um carnívoro pequeno e domesticado. Geralmente é chamado de gato-doméstico quando mantido como um animal de estimação, ou simplesmente gato, quando não há necessidade de distingui-lo de outros felinos. Os gatos são muito valorizados pelos seres humanos pela companhia e por sua habilidade de caçar animais nocivos e pragas domésticas. Os antigos egípcios podem ter domesticados os primeiros gatos há cerca de 4.000 anos atrás.

Os gatos são similares na anatomia a outros felinos, com corpos fortes, flexíveis, reflexos rápidos, garras retráteis afiadas e dentes adaptados para matar pequenas presas. Os sentidos do gato se encaixam em um nicho ecológico predatório e crepuscular. Os gatos podem ouvir sons demasiadamente fracos ou muito altos na frequência para os ouvidos humanos, como aqueles feitos por ratos e outros pequenos animais. Podem enxergar em um ambiente de escuridão quase total. Como a maioria dos outros mamíferos, os gatos têm uma fraca visão de cores e um melhor sentido de olfato do que os humanos.

Apesar de serem caçadores solitários, os gatos são uma espécie social, e a comunicação do gato inclui o uso de uma variedade de vocalizações (miados, ronronados, rosnados, grunhidos, etc), bem como os feromônios do gato e tipos específicos de linguagem corporal.

Um estudo genético em 2007 revelou que os gatos-domésticos são descendentes do gato-selvagem-africano (Felis lybica), no Oriente Médio. Segundo a revista Scientific American, o gato é o animal de estimação mais popular no mundo, e agora são encontrados em quase todos os lugares onde as pessoas vivem.

Os gatos-domésticos são similares em tamanho aos outros membros do gênero Felis, geralmente pesando entre 4 e 5 kg. No entanto, algumas raças, como o Maine Coon, podem ocasionalmente exceder 11 kg. Por outro lado, têm sido relatados muitos gatos pequenos, com menos de 1,8 kg. Em média, os gatos têm 46 cm de comprimento (cabeça-corpo) e uma cauda de 30 cm, em média. Os machos são maiores que as fêmeas.

Os gatos são capazes de caminhar com muita precisão, porque como todos os felinos, fixam diretamente, isto é, colocam cada pata traseira (quase) diretamente no rastro da pata dianteira correspondente, minimizando o ruído e as trilhas visíveis. Isso também proporciona um certo equilíbrio de suas patas traseiras, quando andam em terrenos acidentados.

Gatos têm excelente visão noturna e podem enxergar com apenas um sexto do nível de luz necessário para a visão humana. Os gatos são ativos durante o dia e à noite, embora tendem a ser um pouco mais ativos à noite. Caçam pequenas presas, principalmente aves e roedores, e muitas vezes são utilizados para controlar pragas.

O período de gestação do gato varia entre 64 e 67 dias. O tamanho médio de uma ninhada é de 3 a 5 filhotes, com a primeira ninhada geralmente menor do que as ninhadas subsequentes. Os filhotes são desmamados depois de 6 a 7 semanas, e geralmente atingem a maturidade sexual entre 5 e 10 meses (machos) e entre 5 e 7 meses (fêmeas). As fêmeas podem ter 2 ou 3 ninhadas por ano. A expectativa média de vida de um gato macho ao nascer é de cerca de 12 a 14 anos, com a fêmeas vivendo mais um ou dois anos.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália/Oceania, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Cat." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 25 Mar. 2017. Web. 28 Mar. 2017.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.