Gato-de-patas-negras

Fotografia por Asten, CC BY-NC

Local da foto: Zoológico Henry Doorly, Nebraska, Estados Unidos

 Canon EOS DIGITAL REBEL XT (Canon)
Distância Focal: 50mm  •  Abertura: f/1.8  •  Tempo de Exposição: 1/30s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 03/10/2006
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gato-de-patas-negras

Felis nigripes
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Felis
Nome Científico Felis nigripesBurchell, 1824
Nome Inglês Black-footed Cat, Small-spotted Cat
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

O gato-de-patas-negras é uma espécie de mamífero da família Felidae.

Um felino raro e reservado, o gato-de-patas-negras é o menor felino da África e está entre os menores felinos do mundo, muitas vezes, competindo com o gato-de-manchas-enferrujadas (Prionailurus rubiginosus) como o menor felino do mundo.

A pelagem do gato-de-patas-negras varia do castanho amarelado ao avermelhado, e é padronizada com manchas pretas ou marrons que se fundem para formar anéis nas pernas, pescoço e cauda. A parte de trás das orelhas é da mesma cor da pelagem de fundo. O crânio largo tem orelhas arredondadas proeminentes e seus olhos são muito grandes. Os olhos possuem uma camada como um espelho atrás da retina, que reflete a luz à noite com um intenso brilho azul. O nome do gato-de-patas-negras vem das solas negras de suas patas.

Os machos do gato-de-patas-negras têm entre 37 e 49 cm de comprimento (cabeça-corpo), uma cauda de 18 a 20 cm e peso entre 1,5 e 2,4 kg. As fêmeas, têm entre 35 e 40 cm de comprimento (cabeça-corpo), uma cauda de 13 a 18 cm e peso entre 1 a 1,6 kg.

Biologia

O gato-de-patas-negras usa a sua camuflagem, seu corpo pequeno e a escuridão para se esconder das suas presas e predadores, portanto, raramente é visto pelos humanos. Este felino é estritamente noturno, e caça somente à noite, retornando para tocas desocupadas de lebres do gênero Pedetes, de oricteropo (Orycteropus afer) ou de porco-espinho, ou cupinzeiros abandonados durante o dia.

O gato-de-patas-negras é um caçador noturno e oportunista, viajando até 16 km em busca de comida. Ele se alimenta de várias espécies de presas, incluindo pequenos mamíferos, principalmente gerbilos e musaranhos, assim como aves, insetos e répteis. Este felino é capaz de matar e consumir presas até duas vezes o seu próprio peso.

Os machos têm territórios maiores do que as fêmeas, e sobrepõem os territórios de várias fêmeas. O território é marcado com cheiro, pela pulverização da urina. A época de reprodução ocorre entre julho e março, e os filhotes geralmente nascem em novembro, após um período de gestação de dois meses. Uma ninhada de um ou dois filhotes é criada em tocas ou cupinzeiros. Este felino pode viver até 13 anos na natureza e até 15 anos em cativeiro.

Habitat

O gato-de-patas-negras habita regiões de savanas e estepes, como os desertos do Kalahari e Karoo. Ele precisa de áreas com arbustos esparsos e cobertura de árvores para caçar, e tocas ou cupinzeiros ocos para passar o dia.

Distribuição

O gato-de-patas-negras é um felino endêmico do sul da África. A espécie é encontrada principalmente na Namíbia e África do Sul, mas pode ser encontrada também em Botsuana, marginalmente no Zimbábue e provavelmente no extremo sul de Angola.

Ameaças

O gato-de-patas-negras raramente é visto devido à raridade da espécie e sua natureza tímida e reservada. Como um pequeno felino, ele não representa uma ameaça para o gado e, portanto, não é perseguido por fazendeiros. A ameaça mais significativa vem do envenenamento e armadilhas instaladas para outros animais. O gato-selvagem-africano (Felis lybica) africano é alvo de fazendeiros, e o gato-de-patas-negras poderia facilmente ser vítima de armadilhas e iscas envenenadas destinadas ao gato-selvagem-africano.

Da mesma forma, o envenenamento de carcaças para controlar chacais e gafanhotos, poderia matar o gato-de-patas-negras, que se alimenta delas. A degradação do habitat, causada pelo pastoreio excessivo em toda a área de ocorrência deste felino pode impactar a espécie, reduzindo  o número de pequenos vertebrados dos quais ele se alimenta.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Black-footed Cat." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 26 Mar. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Black-footed Cat fact file on ARKive.
  • Cheesman, I. 2009. "Felis nigripes" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Sliwa, A., Wilson, B., Küsters, M. & Tordiffe, A. 2016. Felis nigripes. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T8542A50652196.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 06 Jan 2018.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.