Gato-de-pallas

Fotografia por Tambako The Jaguar, CC BY-ND

Local da foto: Zoológico de Zurique, Suíça

 NIKON D300 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/4.5  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 320
Data em que a foto foi tirada: 07/08/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gato-de-pallas

Otocolobus manul
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Otocolobus
Nome Científico Otocolobus manul(Pallas, 1776)
Nome Inglês Pallas's Cat, Manul
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2016)

Descrição

O gato-de-pallas, conhecido também como manul, é uma espécie de mamífero da família Felidae. É um pequeno felino selvagem, com tamanho aproximado de um gato-doméstico (Felis catus), mas parece muito maior devido a sua aparência robusta e pelagem densa e longa, que ajudam a protegê-lo do frio em seu gelado habitat.

A pelagem do gato-de-pallas, que é quase o dobro do comprimento nas partes inferiores e na cauda, muda de cor sazonalmente, de um cinza fosco no inverno ao cinza/vermelho na primavera. O comprimento dos pelos e a densidade também variam sazonalmente, sendo mais longos e mais pesados nas estações frias. As pernas curtas e encorpadas são marcadas com faixas pretas, e a ponta da cauda preta e peluda possui anéis no final. No queixo, garganta, interior das orelhas e logo abaixo dos olhos existem manchas contrastantes de cor branca ou creme. Duas listras escuras correm na diagonal em cada bochecha e a coroa é padronizada com pequenos pontos pretos.

A cor e o padrão da sua pelagem dão ao gato-de-pallas um alto nível de camuflagem, e entre as rochas ele pode permanecer perfeitamente oculto. As orelhas pequenas e arredondadas estão situadas abaixo, nas laterais da sua cabeça larga e curta, uma adaptação para perseguir presas em campo aberto, onde há pouca cobertura. Ao contrário de outros pequenos felinos, as pupilas dos grandes olhos do gato-de-pallas contraem para pequenos círculos ao invés de fendas.

O gato-de-pallas tem entre 50 e 65 cm de comprimento (cabeça-corpo) e uma cauda de 21 a 31 cm. Seu peso varia entre 2,5 e 5 kg.

Biologia

O gato-de-pallas é um felino reservado e solitário que tem picos de atividade crepuscular, mas pode estar ativo em qualquer momento do dia e noite. Ele se abriga em pequenas cavernas ou fendas de rochas, e mais comumente em tocas abandonadas de marmotas e outros animais. Esta espécie ocorre em densidades muito baixas, com cerca de 8 a 11 indivíduos dentro de 100 km².

O território do gato-de-pallas pode variar entre 8 e 100 km², com os machos ocupando áreas maiores do que as fêmeas e sobrepondo o território de várias fêmeas. Este hábil predador caça perseguindo e emboscando a sua presa. Ele também espera em entradas de tocas e ataca pequenos mamíferos que saem da suas tocas. O gato-de-pallas se alimenta principalmente de roedores e pequenos mamíferos, como lebres, ratos, pikas e esquilos de solo, mas também se alimenta de aves, lagartos e gafanhotos.

O gato-de-pallas é um reprodutor sazonal, com a maioria dos filhotes nascendo em abril e maio. O macho segue uma fêmea por três ou quatro dias durante o acasalamento, talvez para protegê-la de outros machos enquanto ela está sexualmente receptiva. O período de gestação é de 9 a 10 semanas e nascem entre 3 e 6 filhotes. A maturidade sexual é atingida entre 10 e 11 meses de idade.

Habitat

O gato-de-pallas está adaptado a habitats áridos e frios em áreas montanhosas de planaltos, como desertos alpinos pedregosos e pastagens de estepes com afloramentos rochosos. Este felino parece ter uma preferência por áreas rochosas e desfiladeiros, que proporcionam proteção contra predadores, o que não acontece em habitats muito abertos e expostos. Apesar deste felino ter sido encontrado a até 4.800 m de altitude, a maioria dos registros vêm de altitudes muito mais baixas. Este felino geralmente evita áreas com neve profunda.

Distribuição

Um felino amplamente distribuído, mas raro, o gato-de-pallas é encontrado do Mar Cáspio, no oeste pelo Cazaquistão, Paquistão e norte da Índia, até partes da China e Mongólia. Ele ocorre nos seguintes países: Afeganistão, Armênia, Azerbaijão, China, Índia, Irã, Cazaquistão, Quirguistão, Mongólia, Paquistão, Federação Russa, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

Ameaças

O gato-de-pallas tem sido caçado por causa da sua pele, principalmente na China e Mongólia. Com seus números em declínio na natureza e restrições cada vez maiores, o comércio internacional de peles do animal, felizmente, tem diminuído nos últimos anos. Ameaças significativas também existem na forma de envenenamento em grande escala de pikas e ratos, presas que fazem parte da dieta do felino e que são consideradas pragas por populações de algumas regiões.

O gato-de-pallas, e particularmente seus filhotes, são altamente suscetíveis à toxoplasmose, uma doença contraída de roedores, dos quais ele se alimenta. Embora atualmente exista uma baixa incidência da doença em seu habitat, isto poderia aumentar com as mudanças climáticas e o aquecimento global, sendo um motivo para preocupação. Finalmente, a fragmentação do habitat e o desenvolvimento são problemas cada vez maiores dentro da área de ocorrência do gato-de-pallas.

Subespécies

  • Otocolobus manul manul - ocorre na China, Mongólia, Ásia Central, Cazaquistão, sul da Sibéria, Irã, Afeganistão e Paquistão.
  • Otocolobus manul nigripectus - ocorre no Tibete, Caxemira, Nepal e Butão.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Pallas's Cat." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Mar 2017. Web. 28 Mar 2017.
  • Pallas’s Cat fact file on ARKive.
  • Ross, S., Barashkova, A., Farhadinia, M.S., Appel, A., Riordan, P., Sanderson, J. & Munkhtsog, B. 2016. Otocolobus manul. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T15640A87840229.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 29 Jan 2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.